A princípio, o cupim no pasto é um dos graves problemas da pecuária. Ele é muito encontrado nos pastos brasileiros e precisam ser eliminados para não prejudicar a produção dos bovinos.
Além disso, eles também reduzem a área de pasto e atrapalham a locomoção dos bovinos e tratadores. Os implementos agrícolas também encontram dificuldades no trânsito entre os cupinzeiros.
Outro fator importante, é a propriedade perder valor, ele pode ser visto à longa distâncias e causam a impressão de pasto abandonado. O cupinzeiro morto também é abrigo de animais peçonhentos e pode ser um risco para os animais e humanos frequentadores do local.
Enfim, neste artigo você irá ver sobre o cupim no pasto e irá conhecer também os principais riscos para a produção de bovinos de corte.
Se você está tendo problemas na sua propriedade, ou quer evitar que os insetos apareçam, então continue a leitura.
Biologia do cupim no pasto
O cupim no pasto, vive em colônia dividida em castas, ou seja, cada indivíduo tem características e funções diferentes.
Além disso, dentro dessa categoria há o casal real, que são os fundadores da colônia. São indivíduos sexuados, que tem a função de reproduzir, eles copulam de tempo em tempo para o crescimento da colônia.
Na colônia também há os soldados, que são animais estéreis. Possuem a cabeça e a mandíbula bem desenvolvidas. Eles têm a função de defender a colônia.
Os operários também são estéreis, e o maior grupo da colônia. São responsáveis por realizar todas as funções de manter a colônia.
Entre as principais espécies de cupim presente nas pastagens são, por exemplo:
- C. bequaerti
- Syntermes sp.
- Conitermes cumulans
Esses cupins se diferenciam pelo tipo de construção dos cupinzeiros. Os cupins do gênero Syntermes, merecem cuidado pois cortam as folhas das gramíneas vivas semelhante as formigas cortadeiras.
O que significa a presença de cupim no pasto?
A presença de cupinzeiros na propriedade, é sinal de processo de degradação em pastagens. O nível de degradação do pasto irá variar conforme o número de cupinzeiros presentes na propriedade. Além disso o número de cupinzeiros varia conforme:
- O grau de mecanização da propriedade
- A maturidade do pasto
- Diminuição da fertilidade, ou seja, o aumento da acidez do solo, influencia no número de cupinzeiros no pasto
Prejuízos causados pelos cupins
Um dos principais prejuízos causado pelo cupim está associado ao abandono da propriedade, causando a perda do valor da área. Além disso, outro prejuízo causado pelo cupinzeiro, é a dificuldade nos tratos culturais da área. Bem como também abrigam animais peçonhentos, e pode danificar mourões de cerca e cochos de madeira.
Então veja abaixo, algumas dicas de como eliminar cupim no pasto:
Dicas sobre como eliminar cupim no pasto
O cupinzeiros, é constituído por uma camada de terra cimentada pela saliva dos cupins que possui uma consistência dura e oferece resistência à perfuração. No seu interior, há uma câmara em formato globular, constituída de camada que originam pequenas câmaras e canais feitos com material celulósico, pouco resistente.
Por isso, é muito difícil de se fazer um controle dos cupinzeiros. Pensando nisso, veja algumas dicas para eliminá-lo do seu pasto.
Injete inseticidas dentro do cupinzeiro.
O controle químico é o método mais efetivo contra os cupins. Conforme registro n MAPA, os seguintes princípios indicados, por exemplo:
- Pó molhável (espinosade)
- Fumigante em pastilha (fosfeto de alumínio)
- Concentrado termiinebulizável (clorpirifós)
Para auxiliar insira uma barra de ferro aprofundando em até 15cm na terra. Pois é o local onde está a câmara da rainha, denominada câmara celulósica, essa câmara é o local do cupinzeiro mais mole e de menor resistência.
Não remova o cupinzeiro
Se os animais ainda estiverem vivos, pois pode promover a proliferação dos animais e toda área.
Escolha a melhor época para fazer o combate
Para combater os cupins, pode ser feito durante o ano todo. No entanto o mais recomendado é que se faça na época da reforma dos pastos.
Outras formas de controle
Além do controle químico, há estudos utilizando fungos entomopatogênicos como o Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana, para controlar o cupim no pasto.
Outra opção de controle é o mecânico, é o método mais utilizado para eliminar o cupim no pasto
Portanto para esse método uti ferramentas eficientes na demolição total dessas estruturas para evitar a multiplicação dos cupinzeiros nas pastagens. Para maior eficiência, indica-se aplicar inseticidas e que os cupins estejam mortos.
+ Saiba mais sobre o Azospirillum e Metarhizium conheça os benefícios do uso
Como prevenir cupim no pasto
Para prevenir os ataques, uma das medidas é evitar o estabelecimento de novos ninhos e conter a expansão de ninhos já estabelecidos. Por isso:
- Evite deixar o solo exposto, sem cobertura vegetal durante o período da revoada.
- Promova a manutenção de população de predadores e inimigos naturais, que fazem o controle dos cupins.
- Trate as sementes para as áreas em que há ocorrência de cupins. O plantio deve ser feito fora da época de maior ataque dos cupins e durante a época chuvosa para as plantas se desenvolver.
E então, você gostou do conteúdo? Conhece alguém com problemas de cupim na propriedade? Conte para gente nos comentários e compartilhe em suas redes sociais.