Azospirillum e Metarhizium conheça os benefícios do uso

azospirillum-e-metarhizium-conheca-os-beneficios-do-uso

Compartilhe esta publicação

Azospirillum e Metarhizium: conheça os benefícios do uso destes microrganismos na pastagem

Os Azospirillum e Metarhizium são bactérias promotoras de crescimento e fungos entomopatogênico, respectivamente que atuam na simbiose com as plantas e permitindo maior absorção de nutrientes.

Saiba mais sobre os benefícios que esses microrganismos podem trazer para o seu pasto e as principais características e benefícios do seu uso.

1. A bactéria Azospirillum

A inoculação de plantas com bactérias é uma prática que abrange cada vez mais produtores rurais. Essa bactéria atua diretamente no crescimento das plantas, atua principalmente estimulando o crescimento e desenvolvimento de raízes por meio de fitormônios.

Resultando em maior absorção de nutrientes pelas plantas, principalmente do Nitrogênio, um dos nutrientes esse exigido em maior quantidade pelas plantas para se ter maior produtividade.

Quando inoculados na gramínea promove o incremento de 15% na produção de biomassa da braquiária e 25% de proteína total.

Com o maior crescimento das raízes e a capacidade da forrageira em explorar o solo em busca de nutrientes e água é ampliado o que permite maior aproveitamento do fertilizante.

Para se ter melhores respostas no incremento de produção de forragem, podem ser associadas com a aplicação de adubos nitrogenados, pois dessa forma terá maior eficiência no uso desse insumo, que irá refletir na produção final da biomassa.

Além dos benefícios mencionados acima, o Azozpirillum também traz benefícios ambientais, favorecendo o sequestro de carbono, sendo estimado cerca de 100kg de carbono por hectare anualmente.

Planilha de Gado

2. O Fungo Metarhizium

O fungo do Metarhizium é muito utilizado no combate de pragas. São encontrados naturalmente nos solos, mas a aplicação do produto aumentou a possibilidade de uso.

Ele atua no controle de cigarrinha das pastagens, um importante praga das gramíneas e motivo de preocupação para os produtores de gado de corte. Os fungos invadem os insetos penetrando as suas cutículas ou “pele”. Uma vez dentro eles se multiplicam rapidamente. A morte é causada por destruição e ocasionalmente por toxinas produzidas pelos fungos. 

 As cigarrinhas podem diminuir a qualidade e a disponibilidade das forrageiras, diminuindo a sua capacidade de suporte, causam o depauperamento das gramíneas, levando à morte das plantas, consequentemente a eliminação total das pastagens.

Outra vantagem do uso desse fungo entomopatogênico é não deixar resíduos na produção final do rebanho.

Há estudos do uso do fungo no controle de carrapatos em condições de campo. Está sendo feito ensaios para verificar quanto a sua eficácia, no entanto apesar dos resultados eficazes, não há uma confirmação quanto a sua eficácia.

No entanto sabe-se que os fungos entomopatogênicos quando aplicados no campo estão sujeitos a fatores bióticos e abióticos que podem influenciar na sua sobrevivência, propagação e infecção do hospedeiro.

Veja um exemplo: Altas temperaturas são prejudiciais a sobrevivência do fungo, enquanto que baixas temperaturas aumentam a sua persistência, característica essa desejável.

Cabe uma ressalva para que o inseticida tenha resultado é preciso levar em consideração as condições climáticas no desenvolvimento do fungo. E é necessário que o produto siga as recomendações do fabricante. É um controle barato, eficiente e com responsabilidade social.

Saiba mais em, Cigarrinha das pastagens: como controlar e evitar!

Considerações Finais

Em resumo, com as novas tecnologias para aumentar a produtividade, o uso de bactérias e fungos que contribuem para o bom desenvolvimento de forrageiras tem sido muito utilizado.

Em resumo esse foi o post de “Azospirillum e Metarhizium conheça os benefícios do uso “. Em suma ele auxilia na ampliação das raízes faz gramíneas permitindo que se absorvam mais nutrientes, como por exemplo o nitrogênio. Enquanto que o fungo Metarhizium atua como um inseticida biológico, controlando pragas como a cigarrinha de pastagem, que é uma das causas de queda da qualidade e da capacidade da forrageira, resultando em menor produtividade do rebanho.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?