Uso da palma forrageira na alimentação bovina

Uso da palma forrageira na alimentação bovina

Compartilhe esta publicação

A palma forrageira aparece como uma opção para cultivo em regiões do semiárido brasileiro, que se caracteriza por ser sazonal na produção quantitativa e qualitativa de alimentos volumosos para os rebanhos de animais.

Essa região enfrenta longas secas, com escassez de forragens durante boa parte do ano, que compromete o desempenho dos animais e na subsistência das pequenas propriedades;

Essa forrageira apresenta mecanismos benéficos pois tem a capacidade de absorver uma grande quantidade de água, além de contribuir no uso e conservação de água. Outros benefícios da forrageira é ser uma excelente fonte de reserva na pecuária sustentável.

Neste artigo você irá conhecer as principais espécies de palma forrageira, na composição química, as vantagens, como ofertar e quais os cuidados na oferta da forrageira para os bovinos. Então, continue a leitura!

Principais espécies de palma forrageira para bovinos de corte

Entre as principais espécies de palma forrageira, utilizadas na alimentação dos rebanhos é a:

  • Opuntia fícus indica Mill: São palmas com variedades gigantes e redonda. Apresentam um porte bem desenvolvido com caule pouco ramificado e aspecto mais ereto.
  • Napolea cochenillifera Salm-Dyck: Variedades com palma miúda ou doce. Tem um porte pequeno com caule ramificado.

Ambas são produtivas e garante as exigências quanto a água pelos animais.

Veja no texto abaixo, a principal composição química da palma forrageira, e saiba porque ela tem sido uma alternativa na alimentação bovina.

Composição química da forrageira

A composição química da palma forrageira apresenta baixos teores de matéria seca, proteína bruta, FDA (fibra em detergente ácido), FDN (fibra em detergente neutro) e teores de matéria mineral.

O conteúdo proteico da palma forrageira é considerado baixo, já que para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos ruminais responsáveis pela degradação dos nutrientes da fração fibrosa.

Quais as vantagens de se utilizar para bovinos de corte

As principais vantagens do uso da palma forrageira para bovinos de corte são:

  • Não utiliza os métodos tradicionais de conservação de volumoso, como ensilagem e fenação;
  • Preserva a composição dos nutrientes da planta, mesmo quando na época de seca;
  • Fonte energética para os animais, pois é rica em carboidratos e sais minerais solúveis;
  • Tem boa aceitação pelos animais, por ser muito palatável;
  • Apresenta pectina, responsável por facilitar na lactação.

Comparada com outros volumosos, a palma é muito eficiente, e apresenta valores bem semelhantes ao do milho. O que diferencia é a sua maior produtividade por hectare com custo de produção bastante inferior.

Planilha de Gado

Como ofertá-la para bovinos de corte?

Uma forma de ofertar a palma forrageira é na mistura completa, onde ela é picada e disponibilizada com outras fontes de alimentos fibrosos e ingredientes concentrados.

Além disso, em estudos com uso de palma forrageira em produção de gado leiteiro, notou-se que com o uso de palma no lugar o sorgo, foi possível manter a gordura do leite, em níveis normais e melhorar a conversão alimentas.

Em substituição completa de milho, observou-se que não houve diferença no consumo de matéria seca das dietas e concluiu-se que é possível substituir o milho por palma forrageira, sem que haja alteração dos coeficientes de digestibilidade, mantendo o nível de produção de leite e de gordura.

Em contrapartida, devido o baixo teor de proteína, os animais necessitam de complementação proteica de alimentos como: soja, ureia, cevada, entre outros.

Quais os cuidados na oferta de palma forrageira para bovinos?

Cabe uma ressalva de que o animal pode rejeitar a palma forrageira na dieta. Apesar de muito rica em carboidrato e energia, a palma é pobre em proteína e fibra. Ou seja, ela não pode ser fornecida sozinha.

Pois o animal começa a ter distúrbios metabólicos, problemas gastrointestinais e diarreia pela baixa absorção de nutrientes e consequente redução do peso.

Outro ponto importante, é que a palma pode ser fornecida para todos os animais, no entanto não recomenda-se que seja fornecido aos bezerros.

Conclusão

A palma forrageira, é uma alternativa para a alimentação dos bovinos. Muito utilizado em regiões semiáridas, pois tem uma alta resistência.

Além disso, é bem aceito pelos animais, e deve se ter cuidado ao fornecer o alimento de forma isolada, pois pode prejudicar o desempenho animal e causar sintomas como diarreia e distúrbios metabólicos. Também não é recomendado fornecer para bezerros.

E então, você já conhecia o uso da palma na dieta dos bovinos? Conte para gente nos comentários, e compartilhe nas redes sociais.

Enfim, a Tecbov lançou o Gado PRO, uma plataforma que irá te ajudar na gestão eficiente do seu rebanho, para mais informações, clique aqui.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?