Tudo que você precisa saber sobre Compost Barn

tudo que voce precisa saber sobre compost barn

Compartilhe esta publicação

Tudo que você precisa saber sobre Compost Barn

No Brasil há uma diversidade de sistemas de produção. Nos últimos tempos vem surgindo novos sistemas de confinamento denominado “Compost Barn”, que consistem em estábulo com compostagem.

Definitivamente, este sistema visa melhorar o conforto e o bem estar animal, onde as áreas de descanso dos animais são revestidas com serragem e maravalha, proporcionando um ambiente seco e evitando problemas sanitários.

Se você ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre esse sistema, então, continue a leitura.

O que é Compost Barn?

Em suma, é um sistema de confinamento alternativo que tem como objetivo garantir o conforto e bem-estar dos animais, logo melhorando à produtividade do rebanho.

Comporto por uma grande área de cama comum, formada por maravalha ou serragem, separada por um corredor de alimentação ou cocho.

Analogamente, o grande diferencial é a formação de sistema de compostagem que ocorre com:

  • Material da cama
  • Matéria orgânica dos dejetos dos animais

Veja no texto abaixo sobre a compostagem formada no Compost Barn.

A compostagem do Compost Barn

O processo de compostagem é formado a partir da fermentação aeróbia da matéria orgânica. Assim, as fezes e a urina dos animais são responsáveis por fornecer os nutrientes adequados durante este processo.

Para que o processo ocorra de forma adequada depende de fatores como:

  • Nível adequado de oxigênio
  • Água
  • Temperatura
  • Quantidade de matéria orgânica
  • Atividade dos microrganismos

Conheça como é feita as instalações no sistema do Compost barn. Veja no texto abaixo:

Instalações do Compost Barn

Para a escolha das instalações dos alojamentos deve se levar em consideração:

  • Nível de intensificação do sistema;
  • Genética do rebanho;
  • Disponibilidade de capital;
  • Capacidade de produção de alimentos e;
  • Custo da terra.

Esses fatores são avaliados e podem afetar na:

  • Produtividade;
  • Sanidade do Rebanho;
  • Bem estar animal;
  • Rentabilidade da fazenda.

No entanto, durante a montagem da infraestrutura é importante analisar alguns problemas que pode vir a surgir, veja os abaixo.

 Principais problemas ao construir um Compost Barn: 

Orientação do barracão: Deve ser Leste-Oeste para que se tenha maior área de sombra possível.

Barracão sem beiral: O beiral protege a cama da chuva. Caso a cama molhe, pode expor os animais a algumas doenças como a mastite.

Bebedouro ineficiente: É fundamental que se tenha um maior número de bebedouros limpos. Deixe o cocho com largura de 0,80m por animal e multiplique pelo número de conjuntos.

Ventiladores inadequados: É importante na hora de comprar um ventilador, conhecer o projeto em que será instalado. Procure sempre por ventiladores específicos para vacas. Por outro lado, outro detalhe importante é manter a ventilação ligada 24 horas.

Vantagens do Compost Barn

É um sistema pouco utilizado no Brasil, no entanto há muitos estudos quanto os benefícios desse sistema para a pecuária. Pensando nisso, listamos algumas vantagens do Compost Barn para o produtor:

Redução de problemas de casco

Diferente dos sistemas tradicionais, o Compost Barn tem mais espaço para deitar e também permite maior locomoção. 

Além disso, mesmo quando em pé, as vacas permanecem sobre uma superfície mais macia que no concreto, o que causa uma redução nos problemas de casco.

Melhores índices reprodutivos 

Com a melhor manejo sanitário, há maior facilidade na manifestação de estros:

  • Melhora a detecção de cios
  • Maior taxa de concepção

Cabe uma ressalva de que esse sistema também melhora a qualidade do leite, uma vantagem para quem trabalha com pecuária leiteira.

Planilha de Gado

Redução no acúmulo e descarte de dejetos

Com a redução do acúmulo dos dejetos, devido a compostagem, há uma redução na mão de obra e nos custos para armazenamento.

Em seguida, separamos também os erros que ocorrem com mais frequência no manejo do Compost Barn, que podem comprometer o sucesso do sistema. Continue a leitura!

Erros frequentes no manejo do Compost Barn

Apesar das inúmeras vantagens, o sistema Compost Barn contudo, pode não ocorrer como esperado, devido ao manejo inadequado. Veja abaixo quais as principais práticas que resultam no insucesso do sistema:

1) Tentativa de economia de energia

Deixar de ligar os ventiladores durante o dia pode causar danos, principalmente em dias mais quentes, a cama fica mais úmida causando doenças.

Na pecuária leiteira o problema de mastite é muito comum e pode prejudicar a qualidade do leite.

Quando se mantem os ventiladores ligados, mantém a cama seca e previne doenças e melhora o ambiente.

2- Alimentação das vacas dentro do composto

Por fim, quando os animais se alimentam próximos da cama fica muito difícil manter o espaço seco.

3- Frequência de reviragem da cama

Quando não ocorre a reviragem de forma adequada, revirando a cama 1 vez por dia ou a cada dois dias, acaba assim, prejudicando no processo de compostagem.

Por isso é fundamental que o processo de reviragem ocorra ao menos 2 vezes ao dia, para garantir um processo de compostagem homogêneo e facilitando a perda de umidade do ambiente.

No entanto, vale uma ressalva de que é necessário atingir camadas mais profundas desse composto.

4- Falhas na instalação

É importante ter um planejamento da instalação. Erros como:

  • Pé direito baixo
  • Inclinação incorreta ou poucos ventiladores

Dessa forma, podem afetar no desempenho animal e no ganho de peso diário. Agora, veja alguns cuidados após a aplicação do Compost Barn

Alguns cuidados após a aplicação do Compost Barn

O Compost Barn é um importante sistema que garante muito mais qualidade e rendimento dos animais. No entanto alguns cuidados no manejo devem ser tomados como:

Área por animal: As recomendações encontradas são para a pecuária leiteira é de no mínimo 10 m2/vaca.

Manejo da cama: Para manejar a cama deve se atentar a proporção de carbono: nitrogênio, por isso adicione uma camada fina de silagem para a cama não esquentar e “alimentar” o sistema de compostagem.

Outro cuidado então já mencionado, é o revolvimento da cama, para introduzir oxigênio na cama. Como já mencionado antes, o revolvimento deve ser profundo, com o auxílio de enxadas rotativas.

Em seguida, veja os principais problemas que podem ocorrer com a cama de Compost Barn.

 Principais problemas com a cama de Compost Barn:

  • Formando torrões: Indica alta taxa de umidade. Sendo necessária ligar os ventilados e repor o material de cama.
  • Cama compactada: Também indica alta umidade. Por isso é fundamental a reposição de ventilação e aeração mais vezes ao dia.
  • Cama listrada: Ocorre quando o revolvimento da cama não está sendo feito de forma adequada, ou seja, não está misturando áreas úmidas com as secas.

Por isso, faça movimentações em zigue e zague no barracão, o maior tráfego dos animais faz com que a umidade fique mais uniforme. 

  • Misturou terra: S isso ocorre é necessário a substituição total da cama, pois provavelmente não vai mais aquecer e ou perder a umidade. Formará barro e os animais estão expostos a risco sanitário.
  • Temperatura da cama: O aumento da temperatura é causa devido a reação dos microrganismos   e a produção de composto, portanto é indicado que a cama esteja quente 20 cm abaixo da superfície.

Conclusão

Em síntese, o sistema de Compost Barn tem como objetivo reduzir os custos de implantação e manutenção, melhorando os índices produtivos e sanitários do rebanho. Desse modo, é um sistema viável e sustentável tanto para a criação de gado de corte quanto para gado de leite. Por fim, agora que você já conferiu nosso post de “Tudo que você precisa saber sobre Compost Barn”, veja outros tópicos em nosso blog.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?