Tipos de ordenha: saiba qual sistema utilizar na sua propriedade

Tipos de ordenha saiba qual sistema utilizar na sua propriedade

Compartilhe esta publicação

Neste artigo você irá conhecer os tipos de ordenha e qual deles se adequa melhor a sua propriedade. Saiba também quais são os cuidados para garantir a qualidade e a segurança do leite.

O leite é um dos produtos mais consumidos no mundo. Além disso, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking dos produtores de leite nacional. Um dos motivos que fizeram o País a alcançar esse patamar foi a adoção de boas práticas de manejo,

Essas boas práticas para a produção de leite garantem a tomada de decisão quanto a produção, quando conduzido de forma adequada, bem como evita contaminações e não comprometem os investimentos.

Quais os tipos de ordenha?

Há dois tipos de ordenha: manual e mecânica. Não há diferença na composição do leite entre os dois tipos de ordenha, pois a contaminação está relacionada com as boas práticas utilizadas e os riscos de contaminação.

Além disso, a escolha do melhor tipo de ordenha depende das características da propriedade, como instalações, número de animais e funcionários, a produtividade das vacas dado em quilograma por dia de leite, custos e investimentos para a instalação. A partir disso, você poderá decidir quais os métodos mais adequados para a sua propriedade.

Ordenha manual

Nesse tipo de ordenha, o leite é retirado pelo ordenhador e depositado em um balde.  Entre os instrumentos utilizados são, por exemplo:

  • Balde
  • Filtro
  • Tanque de refrigeração
  • Banquinho do ordenhador
  • Peia

Além disso, as principais características desse tipo de ordenha são:

  • É um sistema que exige menor investimento em equipamentos, pois depende da mão de obra utilizada.
  • No entanto tem baixa eficiência e é o mais utilizado pelos pequenos produtores
  • Indicado para propriedades com poucos animais

Ordenha mecânica

Na ordenha mecânica, o leite é retirado por um aparelho que simula a mamada de um bezerro. Ele retira o leite de forma mais rápida e se bem feita, apresenta menor risco de contaminação. Além disso, dentre as ordenhas mecânica, há vários tipos como:

1) Balde ao pé

Nesse sistema as vacas são ordenhadas uma de cada vez, através de um sistema de vácuo. E o sistema mais simples e com um baixo custo de implantação em relação aos outros métodos. No entanto, como tem baixa eficiência é recomendado para rebanhos pequenos e pode ser feito tanto no estábulo, quanto nas salas de ordenha.

2) Tipos de ordenha: espinha de peixe

As vacas nesse tipo de ordenha, ficam dispostas de forma diagonal em relação ao fosso onde o equipamento de ordenha é inserido. Além disso, esse sistema permite melhor visualização do úbere, e também ocupa menos espaço na lateral do fosso. A sala de ordenha nesse formato pode ser unilateral ou bilateral.

3) Tipos de ordenha: Tandem

Nesse formato de ordenha, os animais ficam um na frente do outro, como se estivesse em fila indiana, paralelo ao fosso. Os animais são manejados individuais, sem que haja interferência no tráfego.

4) Tipos de ordenha: lado a lado

As vacas, nesse tipo de ordenha, permanecem posicionadas perpendicularmente ao fosso, um ao lado da outra. Além disso, esse formato ocupa menos espaço e durante o procedimento os animais ficam de costa para o fosso dificultando a visualização completa do úbere da vaca.

Planilha de Gado

Quais as vantagens de adotar boas práticas nos tipos de ordenha?

A ordenha é um processo muito importante na produção leiteira. Além disso, seguindo as boas práticas e manejo garante uma boa qualidade do leite produzido. Entre as vantagens pode se destacar, por exemplo:

  • Mantém a qualidade do leite;
  • Evita contaminações;
  • Favorece o controle de doenças, como a mastite;
  • Garante a adequação às normas regulamentadoras;
  • Assegura a comercialização segura do leite;
  • Reduz custos de produção.

Que cuidados devem ser tomados na hora da ordenha?

Para que tanto a ordenha do tipo manual quanto a mecânica, é fundamental adotar boas práticas no momento da ordenha, como:

Proporcione o bem-estar na condução dos animais

Respeite as particularidades dos animais, bovinos tem boa memória e reconhece seus ordenhadores e gostam de rotina. Dessa forma a programação das tarefas deve ser disciplinada e pontual, repetindo cada processo.

Higiene do tratador independendte dos tipos de ordenha

É fundamental que o profissional responsável pela ordenha precisa passar por hábitos de higiene, como por exemplo:

  • Manter os uniformes limpos
  • Usar touca para prender os cabelos e luvas descartáveis
  • Manter unhas e cabelos aparados
  • Lavar as mãos com água sanitária a 5%
  • Evite realizar ações como fumar, cuspir e/ou comer durante a ordenha
  • Ter acompanhamento médico para evitar doenças como brucelose e tuberculose

Higiene da sala de ordenha e dos equipamentos

A sala de ordenha precisa ter piso de alvenaria, para facilitar a limpeza e evitar contaminação por fezes e lama. Além disso, deve-se evitar a distribuição de água para que seja lavada com frequência e após cada ordenha.

Todos os equipamentos devem ser higienizados antes da ordenha. No entanto, após cada ordenha, os instrumentos precisam ser novamente higienizados, desinfetados e guardados em local limpo.

Conclusão

Enfim, agora que você conheceu os tipos de ordenhas e os principais cuidados durante o momento da ordenha, pode avaliar qual vale a pena para o seu negócio, de acordo com as características da sua propriedade. Cabe lembrar que nenhum deles interfere na qualidade do leite, desde que você siga as boas práticas de higiene.

E aí o que você achou do nosso artigo? Você utiliza as boas práticas na sua fazenda? Então, compartilhe a sua experiência!

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?