Tetania de gramíneas em gado: Sintomas e tratamentos

Compartilhe esta publicação

Você já ouviu falar em tetania de gramíneas em gado? Confira!

A tetania de gramíneas em gado é causada pela deficiência aguda de magnésio e em geral acontece em  pastagens com baixo teor de fibras. Também é conhecida como Tetania das pastagens ou Tetania do leite. Ocorre principalmente em vacas lactantes devido ao baixo nutriente presente nas pastagens.

Segundo estudos, 20% do rebanho apresentam quadros de tetania,  sendo que animais estressados possuem disposição para contrair a doença. O resultado são animais cada vez mais debilitados, pois os ossos dos animais dependem dessa substância.  Em geral aparecem quando a temperatura está baixa e úmida e o estresse com desmame aumenta as chances da doença. 

Além disso, as vacas não têm capacidade de armazenar magnésio no corpo e por isso precisam de suprimento diário na dieta. Quando ingeridas de forma rápida, em muitos casos podem levar à morte. 

Veja neste artigo, os principais sintomas, os tratamentos e como prevenir a tetania de gramíneas em gado. Acompanhe a leitura!

O que é tetania de gramíneas?

É uma condição associada à deficiente de magnésio nos ruminantes e ocorre com mais frequência em vacas que pastam forragens muito novas. A tetania pode resultar da ingestão inadequada de magnésio, causando aumento gastrointestinal e perdas renais. Essa perda renal resulta em doenças renais genéticas.

Quais as funções do magnésio?

O magnésio é fundamental em reações enzimáticas que são essenciais para o metabolismo intermediário, bem como ativador enzimático. Além disso, também está relacionado com o metabolismo de carboidratos e lipídeos, atuando como catalisador enzimático.

O nutriente também está envolvido na síntese proteica e exerce função na transmissão de atividades neuromusculares. Também apresenta importância na contração muscular pois é responsável por inibir a liberação de acetilcolina, responsável pelo início da contração. 

Junto com o cálcio, formam um complexo estável com fosfolipídios que fazem parte das membranas celulares. Pois é denominado como “bloqueador natural do canal de cálcio”.

Quais os sintomas de tetania de gramíneas em gado?

Os produtores só percebem os sinais de tetania quando as vacas estão mortas, no entanto os sintomas mais comuns são:

  • Boca espumando
  • Animal cambaleando
  • Tremores corporais

Caso os animais apresentam esses sinais, é fundamental consultar um médico veterinário de imediato para que seja necessário a administrar sulfato de magnésio.

Planilha de Gado

Como diagnosticar tetania de gramíneas?

Para diagnosticar tetania de gramíneas em gado é necessário fazer exame do rebanho. No entanto, a determinação do diagnóstico não é suficiente.

Entre os métodos realizados estão a análise de material animal,análise de pastagem e análise do solo. Entretanto, também são úteis a análises de sangue, soro e plasma para o diagnóstico.

Como prevenir a tetania de gramíneas?

Uma das formas de prevenir esse tipo de problema no seu rebanho é fornecer uma ingestão diária de magnésio durante os períodos de alto risco. A suplementação de magnésio, e a adição de grãos à dieta são eficientes na incidência dos sintomas.

Quando há altos níveis de fertilidade pastagem, tornam o magnésio menos disponível para o animal. Além disso, combinando os métodos abaixo você conseguirá obter animais mais saudáveis:

  • Fertilização do solo com dolomita ou óxido de magnésio
  • Polvilhamento de pastagem com magnesita calcinada
  • Adição de óxido de magnésio adicionado a mistura de concentrados da dieta é utilizado como fonte de suplementação mineral para vacas leiteiras
  • Adicionar magnésio a água potável
  • Alimentação tampão com feno ou palha
  • Bolus de magnésio

Em bovinos leiteiro recomenda-se fornecer de 0,25% de magnésio na matéria seca para vacas em início de lactação. Enquanto que para vacas de baixa e média produção, 0,20%  e para vacas secas 0,16%.

Para o tratamento, a administração de solução de sulfato de magnésio a 10% intravenosa. O óxido de magnésio tem um bom efeito e boa absorção, no entanto ela tem um custo elevado. Além disso deve-se ter cuidado na administração de sulfato de magnésio, pois é um produto muito utilizado para eutanásia. 

Então se você gostou  do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?