Você sabe o que Snaplage? Então, confira!
O milho corresponde a uma boa parte dos custos do rebanho, na composição de dietas para confinamento. O milho seco moído é muito utilizado neste tipo de sistema. Por isso, o snaplage vem ganhando destaque como alternativa de baixo custo, sem perder na produção do rebanho.
O Snaplage corresponde a silagem da espiga de milho, com palha, sabugo e milho, ele diferencia-se de outros tipos de silagem por apresentar-se como fonte energética e fibrosa.
Para produzir é necessário que a colheita seja feita com uma colheitadeira equipara com uma plataforma de moagem. As espigas serão cortadas e processadas.
É um método novo no Brasil, surgiu em 2010, mas exige que se conheça bem a técnica, assim como todo cuidado no processo de ensilagem.
Além do snaplage outros métodos de silagem são mais comuns, como por exemplo:
- Earlage: silagem da espiga de milho
- Toplage: silagem da planta inteira+espigas do milho
- Stalklage: silagem da planta do milho, sem a espiga
Além disso, nem toda fazenda pode adotar a tecnologia. Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre o processo de snaplage. Continue a leitura!
Como utilizar o snaplage?
O snaplage é composto por partes da planta de milho é sua principal característica é por ser mais úmida que as demais silagens.
Por ter palha e sabugo na sua composição, eles funcionam como inoculantes naturais no processo de fermentação do rúmen, proporcionando melhor desempenho na produção de leite.
O tempo de ensilagem é de no mínimo 60 dias para garantir a máxima digestibilidade do amigo. O seu rendimento é de no mínimo 15% em comparação ao grão úmido, pois apresenta palha e sabugo na composição.
A inclusão do snaplage na dieta do confinamento de bovinos, deve estar associada a grãos secos para evitar problemas metabólicos e proporcionar melhor aproveitamento energético do ruminante.
Além disso, na hora de formular a dieta das vacas leiteiras é fundamental se atentar aos carboidratos não fibrosos, FDN, amido e também no tamanho de partícula, pois a fermentabilidade do produto pode afetar o rúmen do animal e causar problemas como a acidose ruminal.
Qual a composição do snaplage?
Em geral, o snaplage apresenta em sua composição:
- 75-80% de grãos
- 10-15% de sabuco
- 5-10% de palha
Essa silagem aprese em torno de 10% a mais de fibra e 10% a menos de amido em relação a silagem de grão úmido. No entanto, a digestibilidade do amido é bem semelhante ao de grão úmido.
Outra vantagem do snaplage é que a quantidade de fibra presente nesta silagem, proporciona maios economia na fonte de volumoso da dieta.
Qual a vantagem de utilizar o snaplage?
Os benefícios de se utilizar o snaplage são:
Uma colheita mais eficiente e lucrativa
O snaplage proporciona maior vantagem operacional não só na colheita como no estoque e processamento, o que promove menor quantidade de mão-de-obra e menor tempo, tornando-se um processo mais eficiente e lucrativo.
Maior produção e preservação do solo
Proporciona maior produção de matéria seca, reduzindo a menor quantidade de concentrado na dieta, reduzindo os custos da produção, e proporcionando maior preservação do solo e lucratividade para o seu negócio.
Boa fonte de amido digestível
A técnica do snaplage apresenta maior digestibilidade e maior qualidade em relação a silagem de grão úmido, por isso utiliza-se como fonte de concentrado na composição da dieta.
Atende as exigências de fibra da dieta
O snaplage tem cerca de 22% de teor de Fibras em Detergente Neutro (FDN), atendendo as necessidades do rebanho, por isso não é necessário que se tenha outra fonte de fibra.
Melhora o desempenho animal e aumenta a produção de leite
O método de ensilagem das espigas aumenta a eficiência alimentar de bovinos de leite, pois há uma redução do consumo, sem que afete a produtividade dos animais. Assim é possível ter maior concentração de animais em uma mesma área.
Conclusão
Enfim, apesar de pouco difundida no Brasil, o método snaplage sendo utilizada em sistemas de confinamento e já desperta interesse nos produtores de leite, dada as vantagens atrativas nutricionais e econômicas.
A silagem da espiga de milho na bovinocultura de leite, favorece a digestibilidade das vacas, pois impacta de forma direta na produção de leite, sendo necessário adicionar concentrado na formulação da dieta.
Você já ouviu falar em snaplage? Então, compartilhe esse método que tem atraído os olhos de muitos produtos de gado de corte e gado de leite.