Ração peletizada para bovinos de corte

Ração peletizada para bovinos de corte

Compartilhe esta publicação

A ração peletizada é uma forma de aprimorar a produção de rações e tornar a nutrição animais mais eficiente e também suprir a demanda do mercado.

Mas o que é Peletização?

É um processo onde o concentrado farelado entra em contato com o vapor e passa por um orifício que dará ao formato de pellets. Por fim o processo de resfriamento, para que ele atinja a temperatura ambiente.

Nesse processo, o concentrado sofre ações de pressão, temperatura e umidade, atingindo uma temperatura aproximada de 75°C.

Agora que você já viu sobre o processo, conheça os fatores que influencia e as vantagens de utilizá-las. Então continue a leitura!

Fatores que influenciam na produção de ração peletizada

Então, conheça os fatores que influenciam nesse processo:

Formulação da ração peletizada

A formulação é um fator importante na qualidade física da ração. Portanto, as matérias primas apresentam características diferentes quando são peletizadas, por exemplo:

  • A fibra bruta com alto teor de celulose forma pellets mais firmes e com alto teor de lignina.
  • A gordura é uma das formas de se melhorar a qualidade física da ração, quando adicionada em grandes quantidades gera pellets mais resistentes. Por isso, não pode ultrapassa de 3%.
  • O mineral quando adicionado resulta em pellets mais firmes, no entanto aumenta os desgastes do maquinário.

Tamanho das partículas da ração peletizada

O tamanho das partículas tem grande influência no processo. Portanto uma moagem mais final que permite que penetre mais calor e umidade, a mais grosseira aumenta o risco de formar pellets mais quebradiços.

Quantidade do vapor

O valor é essencial na produção de pellets de alta qualidade e influencia na redução de custos de produção. Ou seja, o vapor torna os pellets mais duráveis e é mais eficiente.

Resfriamento nos pellets

O resfriamento reduz a temperatura dos pellets após saírem da peletizadora. Ou seja, quando a temperatura é 10°C acima da temperatura ambiente, pois corre o risco de terem problemas de conservação e de ainda precisarem ser reprocessados.

Quais as vantagens das Rações Peletizadas?

Com a peletização, o produto final tem como vantagem, por exemplo:

Planilha de Gado

Maior valor nutricional

As misturas da ração quando são feitas de forma homogênea e equilibrada para fornecer os nutrientes necessários para desenvolver o animal.

Ou seja, durante a produção na fábrica até a chegada do produto na fazenda, pode haver a “desmistura” dos ingredientes em vários pontos, como por exemplo:

  • Silos muito altos, seja o de expedição da fábrica, da propriedade ou do caminhão: a queda do produto de uma altura elevada pode liberar muitas partículas;
  • Elevadores com velocidade superior à recomendada também pode haver perda;
  • Transporte por longas distâncias.

Portanto para evitar esses problemas e garantir o valor nutricional, as rações peletizadas são mais indicadas.

Ração peletizada mais digestíveis

Devido ao formato de pellets, os animais conseguem consumir melhor o concentrado, portanto obtendo um maior ganho de peso, em relação à ração farelada.

Mistura mais uniforme

Com uma mistura mais uniformes, os ingredientes ficam mais homogêneos e equilibrados para fornecer um bom desenvolvimento do animal.

Mantendo o valor nutricional adequado. Além disso, evita que o animas escolha as partículas que deseja comer.

Entre os fatores que causam a desagregação das rações fareladas estão:

  • Silos muito altos, podem liberar muitas partículas
  • Transportes por longas distâncias

Por isso as rações pellets são uma alternativa viável.

Ocupam menor espaço

As rações peletizadas devido ao seu formato são mais fáceis de se transportar e armazenar, quando comparadas as rações fareladas.

Menor desperdício

Em relação aos animais durante a alimentação com as rações peletizadas há um menor desperdício. Devido a esses benefícios, há uma tendência do mercado de fabricar e fornecer esse processo.

Rações Peletizadas para Bezerros

A prática de fornecer alimento sólido nas primeiras semanas na alimentação de bezerros é essencial para promover o desenvolvimento do rúmen, o mais rápido possível. A desmama precoce é uma vantagem econômica para os sistemas de produção.

Os alimentos concentrados são os principais responsáveis pelo desenvolvimento do rúmen. Pois a fermentação produção maior quantidade de ácidos graxos voláteis, que são responsáveis pelo desenvolvimento das papilas.

+ Saiba mais sobre quais cuidados devo ter depois que o bezerro nascer.

Com a GadoPRO da TecBov você consegue acompanhar de forma simples a evolução do ganho de peso. Então, entre em contato conosco e gerencie o seu rebanho de forma eficiente!

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?