Raça Gado Angus
A raça de gado Angus foi desenvolvida no início do século 19 a partir do gado sem chifres e predominantemente preto do Nordeste da Escócia, conhecido localmente como “doddies” e “hummlies”.
As primeiras famílias remontam a meados do século XVIII, mas foi muito mais tarde que o Livro do Rebanho (1862) e a Sociedade (1879) foram fundados.
O início da história da raça tem origem em seus primeiros criadores, dos quais se destacaram:
Hugh Watson: O fazendeiro tornou-se criador do Angus ainda em 1808. Ele era conhecido por produzir gado de excelente qualidade.
Hugh Watson pode ser considerado o fundador da raça e foi fundamental na seleção dos melhores animais pretos com chifres para seu rebanho. Seu touro favorito era o Old Jock, nascido em 1842 e filho de Gray-Breasted Jock.
Outro animal notável de Watson foi uma vaca: a velha vovó que nasceu em 1824 e disse ter vivido 35 anos e produzido 29 bezerros.
William McCombie: Por sua vez, William McCombie veio de uma família de criadores e no início da vida já lidava com um grande número de cabeças de gado.
Ele fundou um rebanho de Angus em 1924. Sua criação bem documentada produziu gado excepcional que ajudou a estabelecer a reputação da raça na Inglaterra e na França.
Atualmente o Angus é uma das raças mais populares nos Estados Unidos e na Europa. No entanto, também possui criadores no Brasil.
A Associação Brasileira de Angus representa e organiza os criadores da raça aqui no Brasil. Segundo a associação, o Angus chegou ao Brasil pela Região Sul.
O primeiro registro foi realizado em 1º de setembro de 1906 pelo criador Leonardo Collares Sobrinho, de Bagé, Rio Grande do Sul.
No entanto, vale destacar que existem informações sobre a presença de animais Angus no país, ainda antes desse primeiro registro oficial.
Características da raça de gado Angus
Os animais da raça de gado Angus podem encontrar-se na cor preta ou marrom, são resistentes às ações climáticas, adaptáveis, amadurecem precocemente e apresentam alto rendimento de carcaça.
O Angus é conhecido como uma raça de carcaça, por isso, eles são amplamente utilizados em cruzamentos para melhorar a qualidade da carcaça e a capacidade de ordenha.
Por sua vez, as fêmeas Angus parem facilmente e têm boa capacidade de criação de bezerros.
A vaca Angus é conhecida por suas características maternas, facilidade de parto e capacidade de produzir um bezerro a cada ano que ultrapassa a metade de seu peso corporal.
Dentre as principais características da raça, podemos destacar:
- Facilidade de parto e bezerros vigorosos e vivos;
- Maturidade e fertilidade precoce;
- Excelente capacidade de ganho de peso;
- Adaptável a todas as condições meteorológicas;
- Carne marmorizada, saborosa e macia;
- Raça com excelente capacidade de retorno financeiro.
Para saber mais sobre a raça de gado Angus e outros assuntos relacionados ao universo bovino, continue acompanhando o blog do TecBov.