O gado de corte no futuro é bastante promissor. Por isso, nos últimos anos, a cadeia produtiva da carne bovina se modernizou e vem passando por grandes avanços tecnológicos no seu sistema de produção.
Então, confira as seis previsões para o gado de corte no futuro com base no atual cenário e como você deve aplicá-las na sua propriedade. Continue lendo este post.
Maior consumo de carne vermelha
Com a pandemia do Covid-19 ocorre uma grande mudança nas mesas dos brasileiros, com menor consumo de carne vermelha.
Entretanto, a previsão e de que haja um maior consumo, à medida que a renda e as gostos alimentares aumentem.
Outro fator que irá crescer é o consumo de carne premium, sobretudo favorecendo a procura por projetos de carnes com qualidade.
+ Saiba mais sobre a Alta demanda internacional por carne bovina brasileira.
+ Confira sobre como produzir uma carcaça de boa qualidade
Biotecnologia transformando a produção de carne
A biotecnologia mudou o conceito de produção de gado de corte. Ela acontece por meio de: inseminações, remédios, entre outros compostos utilizados para modificar ou interferir no dia a dia do animal.
Por isso por ser um mercado bastante competitivo, as empresas investem mem pesquisa, para desenvolver animais de maior qualidade.
As vacinas também são um exemplos da biotecnologia. São muito importantes para a saúde do animal, pois animais saudáveis produzem mais. Logo, algumas estão sendo testadas com tecnologia do DNA, produzidas para eliminar ou destruir o gene causador de doença.
Essa tecnologia também vem sendo aplicadas em remédios utilizando, por exemplo, bactérias da flora intestinal como biorreatores.
Menos pasto e mais carne
O uso de terras para a pecuária vem diminuindo com o passar do tempo e a previsão e que cada vem diminua mais. Tendo em vista esse cenário, cada vez mais propriedade vem tecnificando as suas propriedades e utilizando dos sistemas intensivos de criação.
O sistema intensivo consiste em criar os animais em uma pequena área confinados ou semi confinados. No entanto, exige mão-de-obra especializada e que se invista mais no sistema de produção.
Implantaram nesse sistema algumas inovações como a inseminação artificial e o melhoramento genético.
Produção de gado de corte no futuro mais sustentável
É o que tende a se manter no mercado. Com um consumidor mais exigente, que busca por saber de onde vem e como o alimento é produzido
A preocupação com o meio ambiente, o bem estar animal e o social, são três quesitos atendidos pelo responsável pela criação.
Por isso sistemas como: o ILP- Integração Lavoura-Pecuária e ILPF-Integração Lavoura-Pecuária-Floresta estão fazendo a diferença na qualidade e no lucro do produto final.
Outra prática sustentável é o uso de biodigestores para reaproveita e tratar os resíduos.
Frigoríficos mais exigentes quanto a qualidade animal
A qualidade da carne é uma preocupação não só dos consumidores, mas também dos frigoríficos. Por isso houve algumas mudanças no manejo pré abate.
A forma como o animal se comporta passou a ser uma função de entender as o que os animais necessitam. Todavia, quando o manejo pré-abate não é adequado, e pode comprometer não só o bem estar animal quanto a qualidade da carne.
+Saiba mais em: Carne DFD & PSE: Você sabe a diferença?
Digital transformando a gestão das propriedades de gado de corte no futuro
Boa parte dos produtores, ainda são pouco desenvolvidos, ainda fazem anotações sobre os animais em papéis soltos, por isso pode causar problemas por erros de anotação ou perca de alguns dados importantes.
Portanto com a tecnologia e a exigência por carnes de qualidade, ter um sistema de gestão passou a se tornar essencial para uma propriedade de gado de corte.
Entre as opções temos a Gado PRO da Tecbov que auxilia os produtores a ter uma gestão do seu rebanho muito mais eficiente.
O aplicativo conta com inúmeras funções para ajudar na tomada de decisão. Entre em contato conosco e tenha mais informação do aplicativo.
E aí você já está por dentro do que a de novo no futuro da pecuária? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais!