Práticas Sustentáveis de Manejo de Bovinos de Corte
A sustentabilidade é um conjunto de práticas sustentáveis baseadas na cadeia de produção de carne bovina e está associada a três pilares básicos: o ambiente, o social e o bem-estar animal.
Produzir e consumir com responsabilidade ambiental e social é fundamental. Desse modo, as práticas sustentáveis agregam valor aos produtos, e surgiram para combater o uso intensivo do solo, de insumos químicos que levam ao esgotamento dos recursos naturais e efeitos socioeconômicos negativos.
São tendências entre os países importadores, pois é uma das melhores práticas de produção no agronegócio brasileiro. Por isso, para a aceitação do público alvo, o pecuarista tem que se adaptar para maior aceitação do produto.
Confira então, as três práticas sustentáveis adotadas pelos produtores:
1) ILPF
É uma estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, em uma mesma área e simultaneamente. O ILPF contempla os três pilares da sustentabilidade: a adequação ambiental, a valorização do homem e a viabilidade econômica.
A inclusão de um componente arbóreo, tem como vantagem:
- Aumento da biodiversidade;
- Melhoramento do bem-estar animal;
- Baixa extração de árvores nativas;
- Conservação de recursos hídricos.
2) Pecuária Orgânica
A pecuária orgânica surgiu como uma alternativa produtiva para atender as necessidades de uma produção sustentável e agregar valor sobre um produto convencional. Então, na criação de gado orgânico, tem como característica:
- O animal é rastreado desde o seu nascimento até o abate, de forma a garantir a segurança alimentar;
- Sua alimentação é isenta de transgênicos e de procedência garantida;
- Preocupação com o bem-estar animal (sombreamentos e currais circulares garantem um menor estresse do animal);
- O pecuarista se compromete de seguir as boas práticas produtivas e de bem estar anima fornecidas pela ABPO;
- Incentivo ao desenvolvimento de homeopatias e fitoterapias, visando o estabelecimento de um bom manejo sanitário.
3) Rotação de Pastagem
Consiste na rotação dos animais no pasto dividido em piquetes. Esse método permite períodos de descanso suficientemente longo para um rebrote mais vigoroso, em uma área, enquanto os animais pastoreiam outra área.
Para gerenciar todas as práticas sustentáveis, o licenciamento ambiental é um procedimento realizado pelos órgãos ambientais competentes que tem como função licenciar a localização. Além disso, as instalações e as operações das atividades de recursos ambientais consideradas potenciais agentes poluentes que possam causar degradação ambiental.
Para certificações ambientais que garantem a qualidade e a segurança alimentar adquirida pela pecuária sustentável foram criados instrumentos de verificação: ISSO 14000, ISO9000 e BS8800, além dos selos e rótulos ambientais. A pecuária sustentável consiste em encontrar meios de produção, distribuição e consumo de recursos já existente, de forma ecologicamente viável. É uma das possibilidades para solucionar problemas ambientais causados pelo agronegócio, preservar a diversidade do ecossistema, e agregar valor no produto final.
Agora que conheceu então as “Práticas Sustentáveis de Manejo de Bovinos de Corte”. Você encontra mais dicas como essa você encontra aqui.