Manejo e cuidado com o potro

Manejo e cuidado com o potro

Compartilhe esta publicação

O nascimento de um potro saudável demanda um manejo e cuidado. Por isso deve-se respeitar a sua natureza, proporcionando um bom aproveitamento e por conseguinte fazendo com que o animal atinja todo o seu potencial genético.

São chamados de potros, os animais desde o nascimento até que completem 36 meses de idade. Que é quando eles apresentarão condições físicas e reprodutivas, além de um desenvolvimento físico e metabólico.

Então veja neste post alguns cuidados essenciais com os potros recém-nascidos!

Cuidados antes do nascimento do potro

Os cuidados iniciam-se nos últimos quatro meses de gestação, pois é uma das fazer mais importantes para o desenvolvimento do potencial genético do potro.

Enfim, já é comprovada que uma fêmea mal nutrida, seja por deficiência ou excesso de nutrientes. Isso irá refletir no peso do potro no nascimento e na qualidade do colostro.

Antes do potro nascer é fundamental que a fêmea gestante seja vacinada. Para que o colostro, o primeiro leite produzido em cada lactação tem a quantidade ideal de imunoglobinas, o que confere uma melhor proteção ao animal.

Além disso, o colostro contém substâncias como, eletrólitos, proteínas, gorduras e carboidratos, que devem ser ingeridos longo nas primeiras 24 horas de vida.

Após o nascimento, realiza-se a ruptura do cordão umbilical, responsável pela ligação entre a placenta materna e o organismo fetal. Enfim, esse método é para que o sangue na placenta transfira para o neonato.

Dessa forma, para realizar a ruptura, ela deve ser feita por meio de uma tração manual, evite o uso de tesouras.

Cuidados após o nascimento do potro

Após o nascimento e a ruptura do cordão umbilical, deve ser feito a desinfecção do cordão umbilical.

Então, por isso deve-se utilizar solução desinfetante como o iodo 5 a 10%. A aplicação é feita duas vezes por dia, até a queda do cordão e a cicatrização completa da pele.

Manejo sanitário dos potros

É fundamental manter o manejo sanitário, mesmo após o parto. No entanto, algumas práticas devem ser empregadas como, por exemplo:

  • Desinfecção dos matérias utilizados no animal e na sua instalação
  • Fornecimento adequado de alimento
  • Controle de parasitas, através da vermifugação, que deve ocorre após o animal completar 30 dias, e deve se repetir a cada 60 dias. Até que o potro complete 12 meses de idade.
  • Vacinação, iniciada a partir dos 4 meses de vida do animal.

Alimentação do Potro

Potros receém nascidos  recebem todos os nutrientes necessários através do leite materno, mas após alguns anos, eles sentem necessidade de experimentar outros alimentos, pois passar por uma adaptação de sua flora intestinal.

Dessa forma, quando em fase mais avançada de desenvolvimento,  poderá receber concentrado ou suplemento indicado para a sua idade. 

No entanto, também é fundamental ter um piquete ou pasto de qualidade e também quantidade. Enfim, onde esse animal irá conviver com outros potros da mesma idade.

Planilha de Gado

Casco dos potros

Além disso, para os cascos dos potros também é fundamental que realize procedimentos  para manutenção dos aprumos e da qualidade desses cascos, além de fazer com que esse animal se acontume com esse tipo de manuseio.

+ Veja sobre Prevenção de Problemas no Casco

Desmame dos potros

A desmama é um ponto crítico durante o manejo, nesse momento separa-se o animal de sua mãe. Essa fase pode gerar muito estresse .

Além disso, muitas vezes o animal fica agitado, se joga contra portas, cercas, causando lesões, escoriações e até mesmo fraturas.

Defecação

Após o seu nascimento, o potro deverá defecar uma massa escura e pegajosa, bem diferente das fezes, chamada mecônio. Isso poderá ocorre a retenção do mecônio, enfim ele não deve defecá-lo.

Um dos principais sintomas são, por exemplo:

  • Inquietação
  • Movimentos constante com a cauda, na tentativa de defecar
  • Olhar para o flanco

Neste tipo de situação, é recomendado aplicar um tipo de Glicerina usando uma pequena sonda no reto do animal, e assim ele defecará.

Observe as mucosas

Sempre observe as mucosas se elas se apresentam avermelhadas, pálidas, amareladas, arroxeadas ou normais. Por isso sempre faça uma comparação com outros potros. Em caso de fêmeas, observe a mucosa vaginal

Afira com frequência a temperatura

 Em caso de temperaturas baixas, aqueça o potro e chame um médico veterinário com urgência. Já em caso de febre, aplique u supositório de novalgina e avise o veterinário.

Além de monitorar a temperatura, verifique outros sinais importantes, como:

  • Consistência das fezes
  • Grau de hidratação
  • Se o animal está deglutindo o leite ou se há refluxo
  • Se a urina está normal
  • Formação dos cascos
  • Se há sinais de traumatismo na vagina da mãe
  • Entre outros.

Conclusão

Você sabia de todos esses cuidados com os potros? Para ter um animal saudável é preciso seguir todos os cuidados necessários!

Se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?