Por que é difícil dar acabamento de carcaça bovina?
Veja os motivos na qual muitos produtos acabam optando pelo confinamento ao invés de manter o animal no pasto para o acabamento da carcaça.
A terminação intensiva a pasto é uma modalidade de engorda dos animais para o abate, que traz o propósito do confinamento dos animais nas pastagens.
Tem como vantagem:
- Carne de alta qualidade e marmoreio,
- Custos menores em relação a construção de instalações de confinamento e na aquisição de maquinários.
A carcaça é a parte mais importante no processo de negociação da pecuária, quando se trata em melhor acabamento.
Deve-se oferecer o melhor produto ao mercado para que todo o trabalho seja recompensado com lucratividade.
No entanto, a terminação desses animais no pasto é um sistema muito difícil, resultando em uma produtividade baixa. Esse fator ocorre devido à:
- Estacionalidade e variação qualitativa da forragem
No Brasil há duas estações no ano, sendo um onde ocorrem chuvas, com maior oferta de pastagem e outra época de seca onde a produção de forragem cai bastante.
Essa por sua vez, pode ser corrigida através do manejo das pastagens, do pastejo e no uso estratégico da suplementação alimentar, que permitem o alcance de maiores índices de produtividade e rentabilidade.
Manejo de Pastagem e Pastejo no sistema de produção
Para esse processo o ideal é que a pastagem garanta ganhos de peso superiores a 1Kg/animal/ dia, durante o período das águas e no final ou durante a estação de seca cerca de 800g/animal/dia.
Tem como finalidade a produção de animais para o abate aos 24 meses, durante o segundo período de seca da vida do animal.
Outra alternativa é o abate aos 15 a 21 meses de idade como super precoces, sendo terminado durante o segundo período de chuvas de vida do animal (dezembro a junho).
Nesses sistemas de produção, os animais devem ser muito bem tratados para apresentarem taxas mínimas de crescimento, em todas as fases, e adequados teores de gordura corporal e cobertura de gordura, ao abate.
A suplementação
É uma estratégia eficiente que mantém o padrão nutricional dos animais a fim de evitar prejuízos na atividade pecuária. As principais vantagens de uma suplementação são:
- Supre os nutrientes para os animais,
- Melhora na eficiência alimentar,
- Auxilia na desmama precoce
- Reduz a idade do primeiro parto e o intervalo entre partos
- Diminui a idade de abate
- Aumenta a taxa de lotação das pastagens
Suplementar os animais também interferem na venda dos animais, permitindo melhores preços, principalmente nas entressafras e proporciona a antecipação da venda do produto
A terminação de bovinos no pasto é uma alternativa viável, pois além de produzir uma carne de melhor qualidade em comparação a terminação em confinamento, gera menor custo em relação a construção de instalações e aquisição de equipamentos. Porém um dos principais problemas da pastagem é a sua estacionalidade, ou seja, em períodos de seca há menor oferta de forragem. Neste artigo você viu estratégias para resolver esse problema e manter a sua criação no pasto.
Agora que já conferiu “Por que é difícil dar acabamento no boi criado a pasto?”, você pode ver outros tópicos em nosso blog.