Polpa cítrica na Alimentação de Bovinos de corte

Polpa cítrica na alimentacao de bovinos de corte

Compartilhe esta publicação

Polpa cítrica na Alimentação de Bovinos de corte

A nutrição apresenta grande parte do custo, por isso os produtores estão sempre em busca de alimentos alternativos para a alimentação de bovinos, para substituir o milho que é uma fonte de energia para os bovinos.

A polpa cítrica é um desses alimentos alternativos. Um subproduto oriundo da indústria de processamento da laranja para extração do suco.

É utilizado como fontes de energia e fibras e atuam na manutenção da motilidade ruminal e servem como estímulo à ruminação.

Pode ser fornecida de forma in natura ou peletizada para facilitar a estocagem, o transporte e o armazenamento desse produto.

Apresenta:

  • Teor de matéria seca: 89%
  • Teores de proteína bruta: 7%
  • Fibra Detergente Neutro: 24%
  • Nutrientes Digestíveis totais: 77%

As vantagens da utilização da polpa cítrica na dieta de bovinos, são:

  • Alto teor de carboidratos solúveis: Outra característica importante da polpa cítrica é a presença do carboidrato pectina, ela apresenta uma alta degradabilidade ruminal (90-100%), e gerando grande quantidade de energia, como ocorre com amido e açúcares.

No ambiente ruminal, ocorre a fermentação acética propiciada por esse produto devido à presença da pectina, ocorrendo a queda do pH ruminal, diminuindo a ocorrência de acidose ruminal.

  • Alta digestibilidade
  • Boa Palatabilidade
  • Disponibilidade de produto no mercado: Outra vantagem do uso da polpa cítrica é o período de safra da laranja coincide com a entressafra de grãos entre os meses de maio e janeiro, época de maior preço de concentrados.

O produtor deve estar atento às variações dos preços do milho e da polpa cítrica nas diferentes épocas do ano. 

  • Facilidade de manipulação e estocagem: Por ser um produto com facilidade de reter a umidade, a polpa cítrica exige cuidados na sua armazenagem na fazenda. Deve-se armazenar em locais secos e bem ventilados. No entanto, quando peletizadas o período de armazenagem aumenta.

A polpa cítrica, em alta proporção a dieta, cria condições favoráveis para a atividade celulolítica no rumem e efeito positivo no suprimento de nitrogênio ao intestino.

Apesar do alto teor de cálcio, o de fósforo é baixo e se faz necessário suplementar para manter o equilíbrio mineral ao logo das diferentes.

Podem ser utilizadas como aditivos, para melhorar o valor nutritivo, reduzindo as perdas dos nutrientes, controlando a respiração e o processo fermentativo durante a armazenagem da forrageira. Dessa forma, não compromete a qualidade física e bromatológica da forrageira. Enfim, a polpa cítrica é um coproduto muito utilizado como substituto do milho na dieta dos bovinos, apresenta alta palatabilidade, digestibilidade e pode ser utilizada como aditivo para melhorar a qualidade do processo fermentativo das forrageiras.

Agora que você já conferiu nosso post de “Polpa cítrica na Alimentação de Bovinos de corte”, aproveite para se cadastrar na lista de espera do nosso Sistema tecbov.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?