Você sabe quais as diferenças e vantagens do pastejo rotacionado e diferimento de pastagem? Confira!
Um dos grandes desafios e que atinge boa parte dos produtores é a falta de pasto e a causa da perda de peso. Por isso algumas técnicas podem aliviar esse problema e melhorar a produtividade como o pastejo rotacionado e a vedação do pasto.
Mas qual a diferença entre os dois métodos? Para tirar as suas dúvidas e ter melhor aproveitamento do recurso, conheça a função e as vantagens que irão te ajudar no planejamento e na tomada de decisão mais assertiva. E assim melhorar o desempenho da produtividade.
Veja abaixo as principais diferenças e vantagens do pastejo rotacionado e diferimento de pastagem. Acompanhe!
O que é pastejo rotacionado?
O pastejo rotacionado tem como objetivo a engorda do dado, e consistem em dividir a área em piquetes, que não são utilizados ao mesmo tempo e há áreas em que o pasto fica em descanso, para se regenerar e ficar mais nutritivo e com a quantidade de nutrientes ideais para promover a engorda.
É muito utilizado nas águas e na seca, e é necessário ter uma boa manutenção e irrigação.
Na área de uso, é possível gerenciar o consumo das forragens, controlar a quantidade de animais em cada cerco, reduzir as perdas significativas de consumo e aprimorar o bem-estar do rebanho.
Enquanto que na área em desuso, permite-se controlar a qualidade das forragens com procedimentos tóxicos, mas sem causar danos ao animal, também reduz pragas e doenças que podem causar danos ao pasto, também permite cultivar a terra com nutrientes necessários sem interrupções e elaborar um pasto com qualidade uniforme.
Quais as vantagens do pastejo rotacionado?
Uma das principais vantagens do pastejo rotacionado é aumentar a produção de arroba por hectare. Além disso, esse tipo de pastejo também promove:
- Controle da qualidade e da quantidade de forragem disponível, pois com os períodos de descanso, a pastagem se recupera, sem a interferência dos animais, para atingir a altura para o novo pastejo.
- Com o pastejo uniforme, a forragem é melhor aproveitada, diminuindo as perdas.
- Melhor distribuição das excreções dos animais, melhorando a ciclagem dos nutrientes no solo.
- Ajuda no controle das plantas invasoras
Quantos piquetes por área?
O número de piquetes irá depender do número de animais e do tamanho da área. O ideal para uma propriedade é que cada piquete tenha pelo menos 35 dias de descanso para ser ocupado de novo.
Conforme recomendações, o ideal é que se tenha 5 animais adultos por hectare. Também é importante se atentar a altura do capim para inserir os animais.
Como funciona o pastejo rotacionado?
Para realizar o pastejo rotacionado, selecione a região que tem o melhor capim da propriedade. Ou seja a que possui a forrageira mais forte e com volume. Outra forma de obter um bom capim é o uso de irrigação, adubos e fertilizantes.
Entre os melhores capins estão: Mombaça e Tanzânia. Enfim, é necessário avaliar a região e as condições climáticas. Também é importante fornecer suplemento para o rebanho, por isso sirva em cochos nos corredores dos piquetes, bem como também disponibilizar bebedouros.
Diferimento de pastagem: O que é?
A vedação de pastagem consiste em vedar o pasto para a seca. Diferente do pastejo rotacionado, a pastagem é vedada.
Aqui o foco é aumentar a capacidade de alimento, em determinado período, quando não há chuvas. No entanto, é necessário planejar.
Como funciona a vedação de pastagem?
Para vedar o pasto é necessário dividir em duas etapas, onde consome-se a primeira e a outra etapa será reservada para outro período.É fundamental que se tenha um pasto de qualidade e um manejo correto.
Durante a seca, outra etapa do pasto vedado, é fundamental que se tenha a suplemento como reforço nutricional no cocho, oferecendo sal proteinado e ureia.
É uma técnica bastante simples, onde seleciona-se uma área e não participa do pastejo de verão e ela fica em desenvolvimento. Então, durante o período de seca, parte do gado selecionado e que possui maior demanda e coloca nesta área como uma oferta maior de pasto.
É importante que seja feita a adubação nitrogenada durante o período das águas, pois ajuda no desenvolvimento da forragem e aumenta a qualidade do produto.
Também é importante a escolha da pastagem e a época da vedação. As espécies mais indicadas para vedação são plantas que oferecem um baixo acúmulo de talos e boa retenção de folhas verdes. Por isso as mais indicadas são as do gênero Brachiaria e Cynodons.
Benefícios da vedação de pastagem
Entre os principais benefícios do diferimento das pastagens são: alimento de baixo custo, consumo de nutrientes durante o período da seca, evita a falta de alimento e pode ser feito silagem com o pasto.
Qual a melhor estratégia: diferimento de pastagem ou pastejo rotacionado?
Antes de determinar qual a melhor estratégia é fundamental planejar, como avaliação da estrutura, custo e mão de obra adequada.
Por exemplo, a alimentação na seca é um desafio para os produtores, em caso de pastos secos e de baixa qualidade ou valor nutricional, invista em silagem.
Enfim, a Tecbov proporciona aos seus usuários, a gestão eficiente da propriedade, com controle de diversos pastos. Acesse o nosso site e fale com um de nossos especialistas.
E se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!