Papel do melhoramento genético na bovinocultura de corte
Por meio da atuação de produtores rurais e de profissionais técnicos profissionalmente qualificados, a evolução genética de raças criadas no Brasil utiliza técnicas adotadas e comprovadas em todo o mundo.
As melhores características genéticas são determinadas por meio de cruzamentos entre as diferentes variedades existentes, por exemplo:
- Resistência a doenças e parasitas;
- Desempenho;
- Eficiência;
- Qualidade;
Na realização deste trabalho, boas práticas de manejo, saúde e nutrição animal têm promovido a máxima expressão do potencial genético bovino.
Afinal, quando e como melhorar geneticamente a pecuária de corte? Veja no texto abaixo tudo que você precisa saber sobre melhoramento genético.
Qual o objetivo do melhoramento genético bovino?
A finalidade do melhoramento genético bovino é classificar e ranquear o gado para fins de seleção, visando obter o melhor valor econômico para a atividade.
Devido à competição acirrada no mercado de carne bovina, os pecuaristas estão cada vez mais procurando métodos precisos para melhorar os atributos dos animais para atender a essas necessidades.
Quando um produtor deseja que seus produtos tenham, por exemplo maior resistência ao frio, deve estabelecer um plano em sua propriedade.
Mas como é feito o melhoramento genético para gado de corte, confira no texto abaixo:
Como fazer o melhoramento genético no gado de corte?
Nos tópicos abaixo, você irá ver o passo a passo para realizar o melhoramento genético em bovinos de corte.
Defina o que é o melhor animal
Selecione as características desejáveis para o seu rebanho. Estabeleça o valor genético de uma característica, mensurado pela importância econômica que ela tem.
Identifique os animais e defina os Critérios de Seleção
Há 4 métodos de seleção de bovinos para melhoramento genético:
- Seleção por antepassados: Neste método é tomado como base o desempenho dos ascendentes em busca de atributos de baixa ou média herdabilidade.
- Seleção por parentes: São avaliados valores fenotípicos, conforme o registro de produção de seus parentes.
- Seleção por progênie: Avalia o valor genético do macho com base no comportamento de sua progênie.
- Seleção individual: Tem como base o valor fenotípico do bovino, é o método mais utilizado para melhoramento genético de bovinos
Identifique todos os animais com numerações únicas e defina as características que serão medidas para classificação e por fim selecioná-las.
Além disso, as características devem ser bem avaliadas a fim de identificá-las corretamente durante o processo de classificação.
Em outras palavras, no processo estatístico, os efeitos genéticos cumulativos em animais podem ser separados.
Separe os grupos
Separe grupos de animais que nasceram ao mesmo tempo e recebem exatamente o mesmo manejo nutricional e higiênico. Somente dessa forma os recursos podem ser facilmente identificados e comparados.
Os animais selecionados são expostos ao mesmo tratamento e condições ambientais, de forma que fatores externos não interfiram no desempenho do gado, sendo destacadas as características genéticas.
Faça a Avaliação Genética
É o processo que define valor genético dos animais para as características economicamente importantes. Os dados zootécnicos são avaliados e por fim classificados.
Separe por categorias
Separe os animais em categorias:
- Machos jovens;
- Machos antigos
- Fêmeas jovens;
- Fêmeas antigas.
Cada grupo será classificado e aqueles que forem melhores serão selecionados conforme a característica desejada.
Fase do Acasalamento
Após a seleção, é hora de estabelecer a estação de monta. É muito importante manter a variabilidade genética no rebanho, pois a falta dela conduz a enfermidades e problemas congênitos.
Avaliação dos Resultados
É fundamental fazer uma avaliação periódica do programa de melhoramento e averigue os processos para verificar se está tendo bons resultados.
Essa análise é feita através das tendências genéticas dos critérios de seleção. Essas médias são comparadas com as médias do rebanho utilizado como testemunha, ou seja, o rebanho que não está sob seleção.
Caso os dados do grupo sejam maiores em relação ao do rebanho testemunhas, você está no caminho certo.
Esses resultados são cumulativos e mesmo que o programa de melhoramento genético se encerre, as características permanecem no rebanho.
Lembramos que os efeitos e os ganhos obtidos por meio das técnicas de seleção são cumulativos, ou seja, mantêm-se presentes no rebanho mesmo que o programa seja interrompido por um tempo. Portanto, vale o investimento nessa tecnologia.
Conclusão
Hoje você conheceu o Papel do melhoramento genético na bovinocultura de corte. Esse e outros tópicos você continua vendo em nosso blog.
Além disso, para garantir a sustentabilidade da pecuária no Brasil, o uso do melhoramento genético em gado de corte é um fator fundamental, que vem transformando o cenário de exportação de carne bovina.
O gado Pro da Tecbov é um gerenciador eficiente do seu rebanho, que pode te auxiliar no processo de monitoramento do programa de melhoramento genético. Com o sistema é possível realizar o controle de toda informação dos animais e garante a rastreabilidade do seu rebanho. Entre na lista de espera e tenha condições especiais