O uso de Leveduras em bovinos de corte

levedura em corte bovino

Compartilhe esta publicação

Neste artigo, você irá conhecer sobre as leveduras em bovinos de corte. Os gastos com nutrição animal representam a mais parte do custo em um sistema de produção.

Além disso, o uso de aditivos na alimentação tem se mostrado uma alternativa para reduzir nas despesas da alimentação.

Os aditivos são definidos como substâncias adicionadas aos alimentos com o objetivo de conservar, intensificar ou modificar a propriedade do valor nutritivo.

Dessa forma, essas substâncias agem no metabolismo, aumentando a eficiência do uso dos alimentos proporcionando o aumento no desempenho dos animais.

Nesses últimos anos, as leveduras tem sido utilizado na dieta dos bovinos de corte, promovendo melhorias no desempenho animal, devido a fermentação da eficiência ruminal.

Dentre os aditivos, as culturas de leveduras são as mais utilizadas no mercado e destacam-se como probióticos. Essas culturas são de origem das indústrias de cervejaria e destilarias de álcool, como a Sacharomyces cerevisae.

Nos próximos tópicos, você irá conhecer o que são leveduras, qual o efeito do seu uso, e seus benefícios na alimentação dos ruminantes. Então continue a leitura!

O que são as leveduras em bovinos de corte?

As leveduras são fungos unicelulares, de formato esférico ou oval, eles podem tanto utilizar oxigênio ou qualquer outro composto orgânico como aceptor final. Essa característica é muito importante para a sua sobrevivência em vários ambientes.

Dessa forma, algumas leveduras são utilizadas na alimentação humana, como para obtenção de açúcar, produção de vinhos, na fermentação de pães e cervejas.

Ele também é utilizado na dieta dos animais, então veja abaixo quais os efeitos do uso de leveduras na dieta dos bovinos de corte.

Qual o efeito do uso de leveduras em bovinos de corte?

As leveduras atuam na modificação do ambiente ruminal, elas aumentam a quebra das fibras e também na fermentação ruminal estável. Além disso elas atuam da seguinte maneira:

Atua na estimulação da microflora ruminal

As leveduras produzem fatores estimulatórios que aumentam a atividade e o crescimento das bactérias ruminais, ocorrendo o aumento da taxa de degradação ruminal e na digestibilidade da fibra.

As leveduras vivas quando adicionadas ao ambiente ruminal, também não crescem, diminuindo sua atividade metabólica, gerando mecanismos que viabilizam o crescimento de algumas bactérias que são desejáveis para o rúmen.

Além disso, realizam atividades respiratória e consomem o oxigênio, o que favorece o crescimento da maioria das bactérias que atuam na degradação de carboidratos estruturais, atuando de forma probiótica no rúmen.

Controle do pH do rúmen com o uso de leveduras em bovinos de corte

As leveduras fornecem o ácido dicarboxílicos e ácido málico, que favorece o crescimento e atividade das bactérias utilizadoras de ácido lático que impede que ocorra as flutuações de pH do rúmen.

Alguns estudos utilizando a levedura na dieta de vacas leiteiras, avaliando a levedura Saccharomyces cerevisiae observou-se que houve uma redução da concentração de ácido lático, e por conseguinte a redução da acidez ruminal após a alimentação e bovinos suplementados com a levedura.

Planilha de Gado

Diminuição da concentração de oxigênio no rúmen

As leveduras possuem grande afinidade com o oxigênio e quando presentes no rúmen, estimulam o crescimento doe determinados anaeróbios.

A soma de todos esses fatores contribui para o melhor aproveitamento da dieta pelos animais, pois há um aumento na eficiência da energia e dos nutrientes, presentes no rúmen.

As leveduras, como a Schacaromyces cerevisiae, por exemplo, favorece o aumento de 7-8% do ganho de peso diário, devido ao aumento da ingestão de matéria seca.

Benefícios do uso de leveduras em bovinos de corte

Veja neste tópico, os principais benefícios do uso de leveduras na nutrição dos bovinos de corte:

Aumento no ganho de peso

O uso desses aditivos microbianos, apresentam efeito positivo sobre o ganho de peso dos animais, resultado bem semelhante aos ionóforos. 

Em muitos trabalhos, indicam que a adição de leveduras na dieta aumentou em 9,5% o peso vivo;

Diminui porção gasosa presente no rúmen

As leveduras consomem o oxigênio dentro rúmen e assim estimular o crescimento de bactérias anaeróbias.

Apresentam uma boa opção como fonte de nutrientes na alimentação animal

Em sua composição apresenta aminoácidos, peptídeos, carboidratos e minerais.

Estimula o sistema imunológico e o combate a infecção

As leveduras contribuem na estimulação do sistema imunológico e o combate a infecções, eliminando as bactérias patogênicas, toxinas e vírus pelo intestino.

Conclusão

Enfim, as leveduras em bovinos de corte, resultam na modificação do ambiente ruminal, estimulando a microflora ruminal, controla o pH ruminal estabilizando-o, diminui a concentração de oxigênio no rúmen.

E então, você tem utilizado leveduras na nutrição dos bovinos de corte: Conte pra gente e aproveite para compartilhar em suas redes sociais!

Conheça o GadoPRO da Tecbov e gerencie o seu rebanho de forma eficiente. O aplicativo possue inúmeras funções.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?