A princípio, o capim braquiária é uma das fontes mais baratas fontes de alimentos de rebanhos bovinos brasileiros. São as mais plantadas no Brasil, devido a adaptação aos mais diversos climas e solos do país.
São de origem africana e se adaptam bem ao cerrado e ao clima tropical. Ou seja, possuem raízes bem profundas são capazes de reciclar os nutrientes do solo.
Pensando nisso, preparamos uma seleção com algumas pastagens que cobrem os solos e suas principais características.
Neste artigo você irá conhecer sobre as principais características do capim braquiária, sua aplicação no sistema de plantio direto, no consórcio e integração.
Além disso, também irá conhecer sobre a sua importância e as principais espécies do gênero Brachiaria. Então continue a leitura!
Características do Capim Braquiária
Entre todas as forrageiras, o capim braquiária é a menos exigente quanto a fertilidade. Portanto, seu grande diferencial é persistir nas condições de solos ácidos e com baixa fertilidade.
Além disso, tem uma boa convivência com espécies perenes e com os cupins de monte. Veja agora, por exemplo algumas características gerais do capim braquiária:
- Boa tolerância a solos a solos ácidos e com alto teor de alumínio
- Protege o solo da erosão
- Podem ser utilizadas como plantas de cobertura
- Boa capacidade de rebrota.
A braquiária como planta de cobertura do solo
Por ser uma planta com boa cobertura, sendo ideal para implantação do sistema de plantio direto. Além disso, essa espécie tem excelente potencial para manutenção de palhada.
Por possuir alto teor na relação C/N, a decomposição da palhada é mais lenta e fica coberto por mais tempo. Ou seja, protegendo quanto as gotas de chuva e do escoamento superficial, mudanças de temperatura e manutenção da camada superficial do solo.
Então, veja algumas vantagens do uso do capim braquiária no sistema de plantio direto:
- Baixo investimento, devido ao menor custo para aquisição de sementes
- Rápida regeneração da cobertura do solo
- Boa formação de palhada
- Promove a descompactação do solo e a reciclagem de nutrientes
Consorciação e Integração do Capim Braquiária
A braquiária é uma das forrageiras mais utilizadas no sistema de produção.
Quando consorciada com outras espécies, como o milho. Ou seja, esse sistema promove várias vantagens como o aumento da palhada para a cobertura do solo e maior controle das plantas daninhas.
Nos sistemas integrados como o iLPF, Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. O capim apresenta relação quando ao rendimento e produtividade de grão, sem influência na cobertura vegetal.
Além disso, a espécie é indicada para esse sistema de integração, são versáteis e de fácil controle químico das espécies de braquiária.
A importância do capim Braquiária
Além de ser uma ótima opção de forragem ao rebanho. O capim do gênero Brachiaria também exerce uma função importante na estruturação e saúde do solo. Dessa forma, proporcionam um maior ganho de produtividade das culturas.
Uma das vantagens da agregação e estruturação do solo é o aumento da matéria orgânica. Portanto em um solo mais agregado, há mais infiltração de água.
Pesquisas da Embrapa mostram que em sistemas que possuem a braquiária como planta de cobertura. Assim, houve um aumento de 18% de água disponível no solo.
Além disso, a braquiária quando incluída no sistema de produção, também permite que o solo seja mais ativo. E também mais produtivos e que tenha maior tolerância em situações de estresse.
Principais variedades do capim Braquiária
Então conheça algumas das principais variedades de braquiárias mais utilizadas.
Brachiaria decumbens
Essa espécie apresenta uma boa cobertura de solo e são resistentes ao pisoteio. Portanto, podem ser utilizadas como plantas de cobertura e planta de forrageira.
Produz bem tanto em solos argilosos como arenosos, é recomendada para solos de baixa a média fertilidade. Além disso possui elevada tolerância a seca, não são resistentes a cigarrinha e ao encharcamento.
Brachiaria brizantha
É uma espécie indicada para regiões com solos de média a alta fertilidade. São resistentes à cigarrinha das pastagens, inclusive para regiões de baixa temperatura e deficiência hídrica.
Dessa forma, também são tolerantes a solos encharcados. Veja algumas variedades mais utilizadas:
Brachiaria brizantha cv. Marandu
Indicado para sistemas intensivos com alto investimento, apresenta algumas características, como por exemplo:
- Não tolera solos encharcados
- Boa aceitação ao sombreamento
- Recomendado para solos de média a boa fertilidade
- Mais cuidados no manejo do pastejo
Brachiaria brizantha BRS Paiaguás
Recomendado para solos de média fertilidade no cerrado, tem como características, por exemplo:
- Não é resistente à cigarrinha
- Maior produção animal no período seco
- Alto teor de folhas e bom valor nutritivo
Brachiaria brizantha BRS Piatã
- Apropriado a solos de média fertilidade
- Se adapta a solos bem drenados
- Resistentes à cigarrinha de pastagens
- Maior ganho de peso por animal
Brachiaria ruziziensis
É a espécie dentro das braquiárias que é menor eficiente na cobertura do solo. Possui boa adaptação as condições climáticas e também uma das espécies mais produtivas em áreas tropicais, inclusive em áreas de elevada precipitação.
É uma das mais utilizadas no sistema de plantio direto. Pois por não formar touceiras, são facil de serem controladas por herbicidas e menor produção de sementes, o que facilita o manejo.
São bem competitivas com as plantas daninhas e menos tolerante às condições climáticas adversas.
Enfim, o capim braquiária é uma forrageira muito utilizada no sistema pecuário brasileiro. Pois, ela se adapta as condições adversas e apresenta boa cobertura do solo e são muito utilizadas em sistemas de integração e consorciação.
A Tecbov possui a plataforma GadoPRO que auxilia na gestão do seu rebanho de forma eficiente.
Entre as suas funções é o controle de diversos pastos dentro da fazenda. Então entre em contato conosco e recebe informações sobre o aplicativo.