O bem estar animal

o-bem-estar-animal

Compartilhe esta publicação

O bem estar animal

Fala-se muito em bem-estar animal e qualidade da carne bovina, porém não basta ter a melhor genética, alta produtividade e nutrição equilibrada, se o manejo está inadequado. Tais temas surgem a partir do momento em que os consumidores se preocupam pela qualidade e segurança dos produtos que serão consumidos.

Para compreender o significado de “bem estar animal”, é necessário que se conheça os cinco princípios básicos para atender que garantem condições que:

1) Evitem fome, sede e desnutrição;

2) Evitem medo e angústia;

3) Evitem desconforto físico e térmico;

4) Evitem dor, injúrias e doenças;

5) Permitam as expressões normais de comportamento.

Os cuidados vão muito além das questões ecológicas, e incidem sobre a rentabilidade da produção.  Os países importadores da carne brasileiras fazem várias exigências em relação: a qualidade da carne, alimentação do rebanho, métodos de produção e instalações. Características não encontradas em animais estressados, que tendem a ter um menor ganho de peso, menor consumo alimentar e dificuldade no manejo, o que reduz a capacidade de adaptação a novos lugares.

A seguir, conheça alguns métodos que confiam um bem estar animal.

Homeopatia

Consiste no uso de princípios ativos de partes específicas e extratos de plantas para o tratamento e prevenção de doenças.

Estudos demonstram a eficiência do uso de homeopatia na melhora da ação microbiana no rúmen de bovinos. No gado leiteiro tem um papel fundamental na diminuição da incidência de mastite, garantindo menor contaminação do leite, maior conversão alimentar no processo de engorda e por conseguinte aumentando a produção de leite.

Planilha de Gado

Sombreamento

O estresse causado pelo calor causa diminuição do apetite dos animais, no consumo de alimentos e proporcionam menor grau de acabamento nas carcaças em animais confinados. A pecuária leiteira são os mais afetados pelo estresse térmico afetando na produção de leite.

Logo, o sombreamento é fundamental para reduzir este estresse desde que o mesmo seja capaz de abrigar todos os animais ao mesmo tempo a qualquer hora do dia, em sistemas em que se usam arvores para promover o sombreamento, auxiliam no aumento da qualidade do solo e controle da erosão.

Abate Humanitário

Define-se como o conjunto de técnicas que tem como finalidade garantir o bem estar animal do embarque na propriedade até o processo de abate em frigoríficos ou abatedouros, sempre com ética e respeito pelo animal. Este método é embasado por leis que garantem as diretrizes de que os animais:

  • Devem ser transportados apenas se estiverem em boas condições físicas;
  • Quando machucados, o abatimento tem que ser necessário de forma humanitária imediatamente;
  • Não deve força-los a andar além da sua capacidade natural, evitando quedas e escorregões;
  • É necessário o transporte em veículos em bom estado de conservação, com respeito à densidade adequada dos animais;
  •  Devem permanecer em ambiente da área de descanso iluminado e piso bem drenado;

O respeito as condições e limitações dos animais, são fundamentais para uma elevada produção, tanto de carne como de leite.

E por fim, esse foi “O bem estar animal”. Para mais dicas como essa, você encontra em nosso blog.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?