A morte súbita é um dos grandes problemas da pecuária. Os produtores quando chegam ao local encontram os animais já sem vida, sendo que no dia anterior não apresentavam nenhum problema.
As causas são em geral desconhecidas, ou por doenças que atuam de forma silenciosa no organismo.
Então se você já passou por essa situação, ou conhece um produtor que não sabe como lidar com a situação veja quais as principais causas e como evitar esse tipo de problema na sua propriedade. Acompanhe!
6 causas da morte súbita em bovinos
Há 6 principais causas que podem causar a morte súbita em bovinos, então confira!
Intoxicação é uma das principais causas de morte súbita de bovinos
Ao chegar no campo e notou que alguns animais morreram? Pode checar no local se há presença de plantas tóxicas aos animais ou ureia. Algumas plantas possuem substâncias que fazem mal aos animais, como a samambaia, muito comum de ser encontrada.
Quando o animal ingere essa planta, ela contém substâncias que causam diversos tumores na bexiga, mamas e também no intestino, causando hemorragia, quando ainda em broto as chances de intoxicação são ainda maiores, pois o nível de substâncias tóxicas é ainda maior.
+Saiba quais as outras plantas que são tóxicas para os animais: Principais plantas que causam intoxicação em bovinos
Já a intoxicação por uréia pode acontecer quando o produtor não segue o manejo recomendado. Ela acontece quando
- Há água da chuva acumulada no cocho com uréia
- O animal consome a quantidade acima da recomendada por dia
- O rebanho consome uréia quando estão famintos
- Ofertar ureia sem a dieta de adaptação
Por isso, ao oferecer ureia, tenha um cocho coberto na propriedade, e faça perfurações no fundo do cocho, coberto com uma rede fina, para evitar o acúmulo de água.
+Saiba mais em:
Intoxicação em bovinos de corte pelo uso de ureia
Como usar a ureia na alimentação dos ruminantes
Botulismo pode causar morte súbita em bovinos
O botulismo é uma doença causada pela bactéria Clostridium botulinum, encontrada em lixos, animais em decomposição e água contaminada. Quando o animal está infectado, as chances de sobrevivência são poucas, pois não há tratamento.
Por isso prevenir é a melhor forma de garantir o bem estar do animal e evitar prejuízos na sua propriedade. Por isso, a vacina é a melhor opção, fique atento ao calendário de vacinação para aplicar as doses na época recomendada.
Também é importante monitorar os animais que apresentem comportamentos diferentes como não conseguir ficar de pé, e acionar o veterinário para ser feito o diagnóstico rápido. Por isso, mantenha a propriedade limpa, sem acúmulo de lama, lixo e carcaça de animais na propriedade.
Além disso, fique atento ao local onde é armazenado o sal e a ração ofertada aos animais para não contaminar com a bactéria.
Timpanismo
Se os animais apresentam estufamento, um dos principais responsáveis é o timpanismo, cuja causa é a dieta de grão.
O timpanismo acontece quando há muito gás acumulado no estômago do animal, causando a distensão abdominal.
Além disso, esse excesso de gás afeta a circulação e a respiração, causando asfixia, levando o animal a morte.
Quando mais grave, o animal apresenta dificuldade de se locomover, aumento do volume na região do abdômen e dificuldade de respirar.
Uma forma de evitar esse problema é oferecer virginiamicina, um aditivo que melhora o desempenho da pecuária.
Enterotoxemia em bovinos
A enterotoxemia é uma doença que causa altas taxas de morte súbita em bovinos, e pode evoluir muito rapidamente. Enfim, é uma infecção no intestino causada por Clostridium perfringens e Clostridium perfringens, resultante de um alto índice de amido. A principal prevenção é a vacina e o controle da alimentação.
Carência de cobre
A falta de cobre pode ser a causa da morte súbita em bovinos, e resultado de uma anemia ou diarreia. Outro impacto da falta de cobre é durante a gestação, ao nascer o bezerro pode não conseguir ficar em pé.
Quanto à morte súbita, a carência de cobre pode fazer com que o fígado não funcione.
Por isso, fique atento à suplementação do rebanho, fornecendo a dose recomendada pelo profissional.
Raios podem causar a morte súbita em bovinos
É bem comum ver notícia de acidentes de raios em propriedade que causam a morte de rebanhos inteiros. Isso acontece, pois o animal tem o instinto de se abrigar embaixo de árvores, que em geral a atração de raios é bem maior.
Então se na região da propriedade tem muita incidência de raios, é recomendado a instalação de raios e também adote o hábito de recolher os animais em locais fechados em dias de tempestades.
Além disso, também é importante instalar isolamentos nas cercas a cada 100 metros , para evitar que a carga elétrica se espalhe por toda a extensão da cerca.
Agora que você já sabe como evitar a morte súbita em bovinos, então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!