Conheça a melhor pastagem para gado de corte!
Se você lida com o campo, sabe que a alimentação dos bovinos está relacionada com o sucesso do sistema de criação. Em uma dieta equilibrada dos animais, ela deve conter a quantidade ideal de fibras, de proteína e de energia. Assim o ciclo produtivo é mais eficiente e a carne tem maior qualidade desejada pelo mercado nacional e internacional.
Por isso a escolha deve ser feita com muito cuidado, levando em consideração não só os fatores ambientes como os animais presentes no pasto. Então avalie bem se são produtivas e palatáveis.
Então, veja abaixo quais os melhores tipos de capins para gado de corte, a sua importância e como escolher. Continue a leitura!
Qual a importância da pastagem para gado de corte?
Para se ter um bom sistema de criação, é fundamental ter uma nutrição de qualidade. Aliada a uma boa genética e também ao bem estar dos rebanhos. No Brasil, boa parte da produção de carne bovina brasileira é produzida no pasto. É um diferencial no mercado internacional pois o sistema de produção à pasto, reduz o custo de produção pecuária.
Confira os principais tipos de pastagem para gado de corte!
Muitos capins podem ser utilizados na alimentação de bovinos, e são divididas em três grupos, conforme as suas capacidades adaptativas e produtivas:
Coloniões
Os coloniões é a categoria que possui maior capacidade produtiva e maior valor nutritivo, garantindo uma capacidade de suporte de 5 animais/hectare. Também são muito palatáveis, pois produzem mais folhas do que colmos.
São capins que precisam de solos mais férteis para que possam expressar o seu potencial nutritivo, necessitando de maior investimento. Entre os principais tipos de coloniões, são:
- Capim-mombaça;
- Capim-massai;
- Capim-tanzânia;
- BRS zuri;
- BRS Quênia.
Braquiárias
Um dos grupos de capins mais utilizados no país, pois são plantas bastante flexíveis e também se adaptam aos diferentes climas e fertilidade do solo.
Diferente dos coloniões, as braquiárias são mais resistentes. Pois suas raízes são mais profundas e vigorosas, além de serem mais tolerantes ao frio e a seca. São capins muito palatáveis e bastante nutritivas para o gado, entre as braquiárias mais utilizadas são:
- Brachiaria decumbens;
- Brachiaria ruziziensis.
Tiftons
Os Tiftons são capins mais produtivas que os coloniões, pois possuem proteína bruta, digestibilidade e produção de matéria seca.
Elas se adaptam as várias condições climáticas como a temperaturas mais quentes e resistência às geadas. Também tem boa aceitação as condições de textura do solo com argilosos e mistos, desde que tenham uma boa fertilidade.
No entanto, são solos que não resistem bem a solos encharcado e ambientes sombreados. Entre as cultivares mais utilizadas são:
- Cynodon dactylon;
- Tifton 68;
- Tifton 85.
Como escolher a melhor pastagem para gado de corte?
Com tantas variedades, pode ser muito difícil de escolher o pasto para o gado Por isso é fundamental considerar o local e a região. Ou seja, é preciso levar em consideração alguns fatores para tomar uma decisão mais assertiva.
Uma das primeiras etapas é planejar conforme o objetivo de criação. Se o pasto a ser utilizado será para pastejo ou produção de silagem. Veja abaixo alguns fatores a serem considerados:
Condições climáticas
No Brasil você encontrará vários biomas com diferenças significativas quanto a temperatura, luz e o regime de chuvas da região. Esses fatores interferem no desenvolvimento das plantas.
Por exemplo, a região Nordeste apresenta baixa umidade e períodos prolongados de seca. Enquanto que no Centro-Oeste, capins com resistência à umidade são uma ótima escolha.
Análise do solo
Outro ponto importante e muitos produtores não realizam é analisar alguns aspectos do solo. Cabe salientar que o aumento da produtividade depende da qualidade do solo.
Afinal, de nada adianta investir em capins de qualidade e ter um solo com baixa fertilidade. Então uma alternativa é realizar uma coleta e analisa a amostra para verificar as deficiências do solo e corrigi-las.
Alimentos adequados para cada fase
É fundamental que o produtor ofereça a dieta adequada para cada fase produtiva, selecionando capins que apresentem a quantidade de nutrientes que cada categoria necessita.
Uma boa aposta é plantar mais de um tipo de capim para gado de corte, pois cada capim irá suprir as exigências do rebanho. A proposta é que uma supra as necessidades da outra quando uma delas está em fase de declínio.
Conclusão
Enfim, há vários tipos de capim para bovinos de corte que se adaptam as condições adversas de solo e clima. Por isso analise e verifique as condições da sua propriedade para aumentar a produtividade.
Então, se você gostou do conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais!