O manejo racional de bovinos de corte visa atender a demanda do mercado consumidor que busca por uma produção que respeita o bem estar animal, cuidados com instalações, manejo e meio ambiente.
Além desses fatores, também se procura melhorar algumas características da qualidade da carne como, por exemplo:
- pH
- Cor
- Aparência
- Suculência
- Maciez
- Tempo de prateleira
+ Saiba como produzir uma carcaça de boa qualidade.
+ Conheça Carnes DFD & PSE: Você sabe a diferença?
Portanto, para o manejo do sistema racional, os criadores devem considerar os seguintes passos: Conhecer o comportamento do boi para adotar técnicas de criação, respeito aos animais e evitar que os bovinos passem por situações de risco ou estresse.
Você sabe como fazer o manejo de bovinos da melhor forma? Assim como os tipos de pastagem e as estruturas, há uma forma de otimizar essas atividades e obter um bom desempenho.
Durante o artigo, você irá conhecer a importância de se ter um manejo, os impactos e as instalações utilizadas no sistema de manejo racional de bovinos de corte. Então continue a leitura!
O que é Manejo Racional dos Bovinos?
É o manejo que tem como princípio o comportamento dos animais, tendo como objetivo mais segurança tanto mais os animais como para as pessoas. Além disso, contribui para maior eficiência no dia-a-dia da fazenda para diminuir o estresse dos animais. Para realizar o manejo racional são considerados dois fatores: o manejo e as instalações para realizar o manejo.
+ Conheça sobre o bem estar animal.
+ Veja sobre a PECUÁRIA INTENSIVA: Produzir mais em menor espaço
Quando o manejo ocorre de forma incorreta, causam sérios danos na atividade pecuária como, por exemplo:
- Contusões dos animais
- Estresse
- Menor ganho de peso
- Menor qualidade da carne
- Baixo desempenho reprodutivo
- Menor resistência a doença
Além disso, animais mais estressados, tendem a reagir de forma agressiva durante o manejo.
O estresse é um fator que interfere no sistema imunológico e na performance reprodutiva e produtiva, ou seja, quanto mais estressados os animais, mais suscetíveis a doenças, menor a capacidade reprodutiva e também produção de carne com baixa qualidade.
Curral: o ponto central no sistema de manejo racional dos bovinos
Implementar uma instalação pode ser bastante onerosa, devido ao fato de convencer os produtores a terem uma mudança de atitude, mas em questões financeiras o custo é baixo e requer apenas treinamento e supervisão.
As instalações do manejo racional devem ser projetadas para que o manejo seja realizado da melhor forma possível. Conheça sobre o curral antiestresse:
Curral antiestresse
É uma estrutura que tem todo o manejo do gado como seringa, brete, embarcador, dessa forma reduz o movimento dos animais e também diminui os acidentes e o estresse da lida.
Enfim, o sistema de manejo racional exige uma mudança de postura e mentalidade por parte do produtor, tem como principal objetivo impedir o estresse e as possíveis contusões, que são consequências de um manejo inadequado.
Por isso veja alguns itens que podem ser adotados no curral:
- Ligação entre as divisões
- Seringa em curva com uma porteira controlando o espaço
- Tronco coletivo em curva
- Cercas inteiriças para que os animais não se distraiam
- Embarcadouro em degraus
- Tronco de contenção junto com balança eletrônica
Além disso, com a adoção de um manejo racional, não é preciso construir um novo curral, apenas fazer algumas modificações de baixo custo e ser bem planejadas.
Quais as práticas do sistema de manejo racional de bovinos?
Todo o processo de manejo do rebanho pode ser racionalizado. Então confira como é feita as práticas no sistema racional e os principais cuidados.
Nascimento
No manejo convencional as práticas realizadas com bezerros recém-nascidos geram muito estresse. No entanto, no racional, ele fi no chão com bastante cuidado, o profissional não pode apoiar o peso do corpo, o joelho ou o pé em cima do bezerro.
Além disso não se pode manejar recém nascidos nas 6 primeiras horas do nascimento, após segure-o pela virilha e pescoço.
Desmama
Na técnica convencional a vaca fica em um pasto longe do bezerro, que tendem a ficar estressados e se jogar contra as cercas. No entanto o manejo racional, o bezerro e a mãe ficam lado a lado, separados apenas por uma cerca.
Com essa prática, teve um melhor desempenho dos animais, deixaram de perder peso e menor estresse.
Vacinação
Na vacinação ocorreram grandes mudanças, no sistema convencional, os gados ficavam em tronco coletivo no corredor, um atrás do outro. Portanto, com a adoção de um sistema racional, a vacinação pode ser feita de forma individual no tronco de contenção.
Assim, é possível estabelecer um maior controle da produção e saber como os animais irão reagir.
Quais os cuidados para se aderir a um sistema racional de manejo
Se você deseja implementar esse sistema na sua propriedade, veja alguns cuidados que se deve ter, por exemplo:
- Faça o planejamento dos procedimentos do manejo.
- Selecione os animais da sua propriedade conforme o temperamento e comportamento do animal.
- Mantenha os animais acostumados com as pessoas que irão fazer o manejo.
- Realize treinamento para realizar o manejo.
- Todo o manejo deve ser feito de forma calma e silenciosa.
- Tenha cuidado na hora de realizar o embarque, para evitar a perda na qualidade do produto final.
- Não utilize ferrões para manejar os animais.
Enfim, o manejo racional de bovinos de corte é essencial para se ter uma produção de melhor qualidade, pois evita o estresse com a adoção de bem estar.
Portanto, para te ajudar no gerenciamento do rebanho na sua propriedade, adote o sistema de gestão da Tecbov, o GadoPRO.
Entre as funções estão o controle das informações do animal, garante que o rebanho seja rastreável, permite o controle na evolução do ganho de peso e te auxilia no controle sanitário. Entre em contato conosco, e saiba mais!