Você sabe o que são os índices zootécnicos no confinamento? Então, confira!
Para ter sucesso na atividade pecuária é importante ter conhecimento nos processos que as envolvem e produtores de gado de corte em confinamento.
Por isso, então veja quais os índices zootécnicos que se adotam nas fazendas com confinamento.
O que é o confinamento de gado e a importância dos Índices zootécnicos no confinamento
O confinamento é um sistema em que aloja-se os lotes de bovinos em currais ou piquetes em dimensões determinadas. Com oferta de água e alimentação de qualidade à vontade.
No entanto, utiliza-se esse método na fase de terminação dos animais e implanta-se nas demais categorias do rebanho.
Quais as vantagens do confinamento de gado nos Índices zootécnicos no confinamento?
Esse sistema de criação promove muitos benefícios para o produtor e permite a aceleração do crescimento bovino e a retirada dos animais durante a seca.
Além disso, neste período os animais têm uma alta exigência nutricional,o que os torna ineficientes nas pastagens. Então, confira outros benefícios de aderir ao confinamento bovino, como por exemplo:
- Menor idade de abate
- Diminuição da lotação do pasto
- Menor despesa com reforma de pastagens degradadas
- Liberação das áreas de pasto para outras atividades
- Produção de carcaças maiores e com bom acabamento
O que são índices zootécnicos no confinamento?
São dados quantitativos ou qualitativos, referentes à produção dos animais e os seus desempenhos.
Por meio dessas análises dos dados, permitem a tomada de decisões para maximizar o lucro das fazendas. Então, veja quais são os índices zootécnicos são essenciais para conhecer sobre o confinamento e como calculá-los.
Taxa de mortalidade
Além disso, recomenda-se esse índice para ter índices de mortalidades bem baixos, em cerca de 0,5% do rebanho total.
O cálculo é feito da divisão dos números de animais mortos multiplicados por 100 pelo número de animais totais. O resultado é expresso em porcentagem
Ganho de peso médio diário (GMD)
O ganho de peso médio diário, é um dos índices mais conhecidos pelos produtores e por meio deles é possível saber o desempenho dos animais no confinamento. No entanto, esse índice também é importante na hora da elaboração de dietas. Quando não avaliando podem resultar em:
- Falha na elaboração da dieta
- Oferta de trato inadequado
- Estresses e doenças no rebanho
Além disso, calcula-se o GMD, como: divisão entre a diferença do peso atual com o anterior com a diferença entre as datas de pesagem atual e anterior.
Índice de conversão alimentar
Esse índice é um dos mais importantes no confinamento de gado de corte, por meio dele é possível saber o rendimento da alimentação para a conversão de produto no animal.
Para elaboração de dietas, o índice de conversão alimentar deve considerar o alimento em matéria seca. Ou seja o alimento sem a umidade e bastante utilizado em programas de melhoramento genético.
Além disso, a conversão alimentar calcula-se pela relação entre o consumo de ração do animal por um determinado período pelo ganho de peso.
Rendimento de carcaça
Este índice demonstra a rentabilidade da criação, pois o frigorífico paga pela carcaça, ou seja, quanto maior o rendimento da carcaça, maior o lucro.
É um índice bastante influenciado por vários fatores como por exemplo:
- Nutrição
- Genética
- Categoria animal
Pode ser calculado pela divisão do peso do animal abatido, multiplicado por 100 pelo pelo do animal vivo. O resultado é expresso em porcentagem.
Enfim, para que o produtor seja eficiente em um sistema de criação, é importante conhecer os índices zootécnicos da fazenda.
No entanto para que esses índices sejam calculados, deve-se fazer o levantamento e a coleta dos dados , anotando as informações e gerando um histórico e assim registrando os índices zootécnicos.
Com o conhecimento dos índices zootécnicos de confinamento, os produtores podem realizar escolhas assertivas no sistema. Esse por sua vez, pode decidir entre o lucro e o prejuízo na produção.
E se você gostou do conteúdo, então compartilhe em suas redes sociais!