ILPF como alternativa para uma pecuária sustentável
O iLPF é uma alternativa frente a grande intensificação da produção agropecuária que tem causado degradação nas áreas produtivas, como as pastagens.
Essa intensificação se dá devido ao manejo incorreto como:
- Altas taxas de lotação
- Falta de reposição dos nutrientes do solo
- Baixo investimento em tecnologia
Confira mais sobre a Pecuária intensiva e como produzir mais em menor espaço.
Isso levou a busca por alternativas para a recuperação e manutenção das áreas produtivas, sendo os sistemas integrados uma boa perspectiva para a melhoria dos indicadores produtivos.
Confira no texto abaixo sobre o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, iLPF, os principais benefícios para os sistemas de produção.
Mas o que significa iLPF?
A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é uma alternativa estratégica de produção sustentável, que relaciona os sistemas de atividades agrícolas, pecuária e florestais em uma mesma área.
Essa prática permite a sinergia entre os componentes. O principal objetivo é a intensificação do uso da terra de forma sustentável.
Nesse sistema de produção, integram diferentes sistemas produtivos em uma mesma área e podem ser arranjados de formas distintas. Essa variação leva em consideração: clima, mercado, a realidade e o perfil do produto (pequeno à grande porte).
Saiba mais sobre: Os sistemas integrados para gestão bovina.
Vantagens do iLPF
Um dos principais benefícios da iLPF é a capacidade de recuperar a fertilidade de áreas degradadas sobre o uso intensivo da pecuária, propiciando a fertilidade e diminuindo a pressão do desmatamento.
Confira as vantagens de se implementar o sistema iLPF em sua propriedade:
- Reconstitui a cobertura florestal
- Recuperação de áreas degradadas
- Garante a qualidade do produto e a ambiental
- Reduz a emissão de gases estufas
- Aumento dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo
- Aumento do estoque de carbono
A inclusão do componente arbóreo aos componentes de lavoura e pecuário é um avanço para os sistemas de produção, pois o efeito sinérgico entre os componentes inclui a adequação ambiental e uma viabilidade econômica.
O bem estar animal proporcionando pelo sombreamento do componente arbóreo, contribui o aumento da produtividade. Esse sombreamento e o microclima favorável resultante das árvores contribuem para a faixa de conforto térmico.
Quando o animal passa pelo estresse térmico, consequentemente leva a diminuição do consumo que afetará na melhor reprodução e nos indicadores zootécnicos.
Confira mais sobre: Os efeitos do estresse térmico para bovinos de corte e O bem estar animal
Outro fator importante é a qualidade superior da forragem produzida nesse sistema, devido ao efeito do sombreamento melhora a composição, o teor de proteína bruta, aumentando a digestibilidade e o consumo.
No fator econômico há uma diversificação da fonte de renda da propriedade, pois além do sistema pecuário, é possível obter lucro com a lavoura e a silvicultura.
Além disso, a lavoura funciona como insumo para produção dos animais, reduzindo os custos com a compra desses suplementos.
Implementação do sistema iLPF
Para a adoção do sistema iLPF na sua propriedade é necessário que se faça o planejamento e deve levar em consideração aspectos presentes na unidade de produção, como:
- Sociais
- Econômicos
- Ambientais
Se você, produtor que implementar na sua área, precisa avaliar quanto ao objetivo da sua infraestrutura. Além disso há incentivos governamentais como o Plano ABC que oferece auxílio financeiro, basta apenas apresentar o projeto para uma Instituição Financeira.
Para montar o seu projeto é fundamental escolher o destino final do produto melhor e qual o tipo de espécie será utilizado, se será um clone ou um seminal, para um produto final de qualidade.
Outro fator importante é a capacitação da equipe responsável pelo manejo. Também deve se consideram quais espécies de culturas e animais que serão implementados.
Considerações Finais
O sistema iLPF é um alto potencial na recuperação de áreas degradadas e na supressão de desmatamento de áreas em uso na agropecuária.
Além disso é uma alternativa bastante versátil, pois pode ser implantado em propriedades de vários portes, utilizando os recursos de forma mais sustentável.
Proporciona na produção pecuária um bem estar para os animais e por conseguinte maior produtividade animal. Confira sobre as práticas sustentáveis de manejo de bovinos de corte.