Saiba o que é GMD e como esse índice de produtividade pode aumentar a lucratividade na sua propriedade.
O GMD, ou ganho médio diário, é um índice que se refere a quantidade de pelo, em quilos, um animal ganha por dia, muito utilizado em fazendas de seleção, recria e engorda. Através do GMD é possível conhecer sobre a produtividade do animal, se o boi não ganha 1@ por mês ele pode gerar prejuízo ao produtor.
Um GMD ideal é acima de 0,850kg/dia, acima desse valor o animal se torna viável.
Enfim, acompanhar o GMD é importante para saber a margem de lucro da sua fazenda, e em caso de margens apertadas é preciso tomar algumas medidas para aumentar o lucro.
Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre o Ganho Médio Diário (GMD). Confira!
Por que monitorar o GMD?
Ter esse indicador bem definido como meta da fazenda, faz a diferença no financeiro da atividade. Monitorar o GMD desde o nascimento torna o manejo mais eficiente.
O acompanhamento é feito por meio de curva de ganho de peso, onde são lançados os valores de pesagens e uma projeção esperada de ganho de peso dos animais em cada fase.
A GMD durante a fase de reprodução
Após confirmada a prenhez, os animais continuam exigentes nutricionais para o desenvolvimento e depois para a gestação. Nesta fase são feitas pouco monitoramento do peso, por meio de pesagem mensal, sendo feito apenas o escore de condição corporal, pois esses animais precisam ter uma boa condição corporal para expressar o seu potencial produtivo.
Por exemplo, uma boa novilha deve produzir em torno de 60% ou mais da produção dos animais adultos para crescer e atingir o seu peso quando adulto.
Por isso que com o monitoramento do GMD é possível identificar o período de maior eficiência e assim fazer com que o animal entre na fase reprodutiva mais cedo e com eficiência reprodutiva.
Com o GMD é possível:
- Ter um planejamento nutricional, que possa ajudar a acelerar ou reduzir as taxas de crescimento e ganhos de peso dos animais.
- Ter uma dieta balanceada em proteína e energia, que são importantes, pois podem causar danos na eficiência reprodutiva do rebanho
Fatores que influenciam o GMD (ganho de peso médio diário)
O GMD é um índice zootécnico que mede o desempenho do animal, durante um certo período de tempo e pode ser afetado por vários fatores que podem ser dependentes ou independentes do potencial genético.
Veja abaixo quais são:
Raça: A genética é fundamental para determinar o GMD
A raça dos bovinos tem papel fundamental no ganho médio diário de peso, raças continentais, por exemplo, ganham mais rápido peso do que bovinos de outra raça.
O GMD está muito ligado ao tamanho e peso dos bovinos adultos, por exemplo, animais da raça charolesa tem um crescimento mais rápido com um peso final mais elevado, no entanto tem um acima da média em relação aos outros parâmetros.
O ganho médio diário está relacionado também com o aumento gradual da secreção de hormônios pelos testículos durante o crescimento, a testosterona estimula maior incorporação de aminoácidos nas proteínas, aumentando a massa muscular, sem aumento do tecido adiposo.
Idade da mãe
A idade da mãe e o número de partos influencia no ganho de peso dos animais. Por exemplo, as mães que possuem entre 2-3 anos apresentam pesos mais baixos ao desmame.
Época de parto
A época de parto também é um fator importante no ganho médio diário de peso ao desmame. Quando o parto coincide com o verão ou primavera, é melhor que em comparação ao inverno ou outono.
Enfim, animais que nascem nas estações mais chuvosas, apresentam peso ao desmame superior aos animais nascidos em épocas mais secas.
Morbilidade
A presença de doenças pode ser um fator negativo no ganho de peso médio diário, pois a doença leva a diminuição da performance. Entre as doenças mais comuns são as respiratórias e diarreias.
A diarreia neonatal é uma das responsáveis pela morbilidade e mortalidade dos bezerros. Logo no primeiro mês de vida tem grande importância econômica, devido ao custo elevado com medicamentos.
Ela causa perda de apetite, letargia, desidratação, reduzindo o ganho de peso médio diário. Um bezerro com diarréia pode perder entre 5-12% do seu peso corporal.
Enfim, você gostou do conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais!