A criação de galinha caipira é uma tradição em muitas regiões rurais, tempo por objetivo a comercialização da carne ou dos ovos.
Nos últimos anos, o mercado vem crescendo bastante por serem bastante palatáveis, ou seja, a carne e os ovos caipiras são mais saborosos do que os produzidos em granjas industriais. Mesmo com um valor mais elevado, ainda é preferência de muitos consumidores.
Além disso, esse tipo de criação é mais comum em propriedades de menor escala como a agricultura familiar. As galinhas caipiras são animais mais rústicos, resistentes a clima mais quente e a doenças.
E se você ficou interessado na criação de galinhas caipiras na sua propriedade, confira neste post tudo que você precisa saber para ter uma produção eficiente. Então, confira!
Principais raças de galinha caipira
Existem mais de 120 raças de galinha registradas, no entanto as mais difundidas no Brasil são as de coloração: pretas, vermelhas e carijós. Algumas tem preferência sobre as outras quanto a produção de carne e ovos, determinantes para a atividade escolhida. Veja abaixo, as principais raças de galinha caipira:
- Galinha Caipira Comum: é a mais comum no Brasil e utilizada tanto para corte como para a produção de ovos. Em média a ave pesa até 3Kg e produz até 170 ovo/ano.
- Frango de corte colonial Embrapa 041: tem como finalidade o corte e abatidas em aproximadamente 85 dias, com peso em torno de 2,5kg.
- Embrapa 051: Uma das raças mais aceitas no Brasil e pode ser tanto para o abate como para a produção de ovos. Esses animais inicia a postura a partir de 21 semanas até a 80° semana.
- Gigante Negra de Jersey: ave de origem nos EUA. É um anima de grande porte e pode pesar até 5kg. No Brasil ela é mais utilizada para cruzamento com raças mais rústicas para aumenta a sua capacidade zootécnica.
- Rhode Island Red: também é dos EUA, também tem por finalidade a produção de ovos, e produzem por ano cerca de 250 ovos.
Galinha caipira poedeira
Os ovos fazem parte da alimentação brasileira, independentemente do nível social, pois são alimentos muito nutritivos e de baixo custo. Além disso, há uma grande procura pelos ovos de galinha caipira devido ao sabor e coloração intensa da gema.
Manejo de galinha caipira poedeira
Alguns cuidados devem ser tomados para o manejo das galinhas caipiras para a produção de ovos como, por exemplo:
- Escolha o tipo de galinha caipira, conforme a preferência do mercado local como cor e tamanho de ovos. Além disso, algumas características como: baixa taxa de mortalidade, resistência a doenças e boa capacidade de posturas (em média 240 ovos/ano).
- A fase da cria, inicia-se com a aquisição dos pintos, alimentados com ração especializada.
- Da recria, estende-se de 7ª a 18ª semana, pois é quando ocorre o crescimento das aves.
- A fase de postura, inicia a partir de 21ª semana e se estende até a 70ªsemana. Após esse período as aves são abatidas, pois ocorre queda no potencial produtivo.
Galinha caipira de corte
A carne de galinha caipira é um produto bastante rico em proteínas, ferro e vitaminas do complexo B, como a niacina que proporciona uma coloração mais escura para a carne.
Por serem animais, mas rústicos, sua carcaça tem menor rendimento, no entanto esse fator não interfere na sua comercialização.
Para facilitar o manejo, deve-se separa os animais conforme as fases e vida, pois cada fase exige uma alimentação específica.
Em propriedades pequenas geralmente essa prática não é aplicada, pois os animais criados de forma extensiva, sem separação por fases. O que geralmente acontece é a separação dos pintos dos animais maiores, para que fiquem protegidos de predadores.
Manejo de galinha caipira de corte
Alguns cuidados durante a produção precisam ser feitos para obter sucesso na sua criação, então confira abaixo:
- Substituição do galo: A cada seis meses recomenda-se que substitua o galo, para evitar que eles cruzem com as suas filhas, o que causaria a consanguinidade entre os animais
- Tenha atenção a alimentação fornecida conforme a fase de crescimento.
- Mantenha o calendário de vacinas sempre atualizado e ambiente de abate e produção sempre limpos.
Alimentação para as galinhas caipiras
Um dos fatores fundamentais na criação de galinhas caipiras é a alimentação, se não feito de forma adequada, o animal terá atraso no desenvolvimento, produzindo menor rendimento de carcaça, produção e tamanho de ovos.
A maioria das produções de galinha caipira é extensiva, onde elas se alimentam de pasto, verduras, insetos, larvas e minhocas.
Atualmente o milho e a soja é a base da alimentação das galinhas caipiras, no entanto esses produtos são commodities e sofre com a balança comercial internacional. São proibido o uso de melhoradores antibióticos no seu manejo.
Galinha caipira x Granjas Comerciais
Uma das principais vantagens da criação de galinha caipira é que ela pode ser feita em pequenas propriedades e também tem grande aceitação no mercado.
Apesar da sua criação ter um custo mais elevado, sendo o dobro do custo em comparação a granjas comerciais, na hora de vender o produto, esse valor pode chegar a três vezes mais que a galinha comum.
A criação de galinha caipira pode ser uma boa opção de renda?
A resposta é SIM! Com o aumento da demanda da produção de produtos naturais e orgânicos, a criação de galinha caipira pode ser uma boa opção de renda. Além disso, o antigo manejo de criar galinhas domésticas soltas, misturadas com outras aves, pode transformar a produção comercial mais rentável. Veja alguns cuidados que se deve ter com a criação de galinhas caipiras:
Escolha do local de criação
A escolha do local depende do sistema implantado, se é um sistema semi-intensivo, é fundamental que se tenha um galpão para a criação de frangos ou um galinheiro. Neste local fica o:
- Poleiro
- Ninho
- Bebedouros e comedouros
Além disso, ela deve ser coberta e cercado, recomenda-se que a estrutura tenha cortinas de lonas, que protege as aves do sol. O piso deve ser coberto com palha de arroz, serragem ou capim, também conhecido como “cama de frango”.
Ao lado do galinheiro ficam os piquetes, que possuem em média 3 metros quadrados de área, para que ela possa tomar sol, se exercitar e ter acesso a alimentos.
Cuidados sanitários na criação de galinha caipira
É fundamental ficar atento quanto ao manejo sanitário, para evitar doenças e garantir o conforto e bem-estar das aves. Para realizar o manejo, o galpão deve ser limpo a cada 3 meses ou a cada troca de lote de aves. A cama de frango deve ser retirada e é usada para compostagem e por fim a adubação de lavouras e hortas.
O piso, deve ser desinfectado com um processo chamado “vassoura de fogo” e depois lavar com água e sabão neutro.
Outro ponto importante é com os comedouros e bebedouros, que devem ser limpos todos os dias, com água e sabão neutro e depois ficam de molho e solução de água sanitária diluída em água.
Conclusão
E aí? Este conteúdo te ajudou a entender melhor sobre a criação de galinha caipira? Então se você gostou deste texto e pretende implantar uma criação de galinha caipira, compartilhe em suas redes sociais!
Na Tecbov você terá uma gestão eficiente do seu negócio, venha conferir!