Gado Wagyu: a carne mais cara do mundo (Kobe Beef)

a carne mais cara do mundo

Compartilhe esta publicação

A carne do Gado Wagyu é considerada a mais nobre e saborosa do mundo, O preço pode varia de R$300 a R$1500,00 o quilo. Sua origem de um boi que migrou da Europa para Ásia e foi introduzido no Japão para puxar arado nas lavouras de arroz.

Essa raça chegou ao Brasil em 1992 através na região de Bragança Paulista e é considerada uma preciosidade, por ser a carne mais cara do mundo.

Um dos grandes diferenciais da ração é a forma de criação dos bois, que tem uma alimentação com grãos especiais, e também pela forma de manejo, com o mínimo de estresse possível. Além disso, proporciona uma carne com características e qualidade superior com marmoreio excelente, sabor suave e consistência suculenta.

Neste artigo você irá conhecer mais sobre essa raça especial e porque ela é considerada a carne mais cara do mundo. Confira!

Quais as características do Gado Wagyu

Os bovinos da raça Wagyu são animais dóceis, calmos e costumam permitir o toque com tranquilidade. As características físicas bem marcantes desse animal é que a sua paleta é bem mais avantajada em relação ao traseiro.

São animais precoces e as fêmeas da raça Wagyu é a facilidade de parto, sem problemas com partos distócicos, sendo ideais para uso de vacas primíparas.

Além disso, bovinos da raça Wagyu não são de grandes portes, não necessitando de altos gastos com suplementação alimentar na dieta.

A criação da Raça Wagyu no Japão

Os produtores japoneses possuem criações menores e costumam dar mais atenção aos animais do seu rebanho. Por isso, os animais da Raça Wagyu costumam receber tratamento com massagem e recebem cerveja na sua alimentação, além de garantir o aquecimento das instalações em regiões mais quentes. 

Os criadores japoneses desta raça, acreditam que a massagem ajuda a entremear mais a gordura na carne e assim melhorar a classificação de marmoreio. Já a cerveja, ajuda na digestão da comida e aumenta o aproveitamento do alimento no organismo.

No entanto, esse tipo de tratamento não costuma ser viável no tipo de criação em larga escala que tem no Brasil. No Brasil, o gado se alimenta com feno de Coast Cross, Silagem de Milho e milho moído.

Planilha de Gado

O Gado Wagyu tem alta concentração de marmoreio

Uma das principais características da raça Wagyu, é a alta concentração de marmoreio. Que é a gordura que fica entremeada à carne e fornece toda a suculência e maciez.

Além disso, os bovinos da raça Wagyu que possuem melhor conversão alimentar e maior habilidade de depositar gordura entre as fibras musculares e maior rapidez e eficiência em comparação a outras raças.

Esse atributo é uma predisposição genética para acumular o dobro ou mais de gordura. A classificação da marmorização (BMS), deve ter nível 6 para cima no Wagyu, essa avaliação tem como critério, por exemplo:

  • Intensidade do marmoreio;
  • Cor da gordura;
  • Cor da própria carne;
  • Tecido muscular;
  • Forma do músculo.

A gordura intramuscular da carne é 100% pura e possui alta concentração de ácido s graxos insaturados maiores do que as de ácidos graxos saturados. Portanto, o resultado é uma carne com maio concentração de HDL, conhecida como colesterol bom. Ou seja, a gordura que está entremeada é boa para saúde e ainda dão suculência e sabor incomparável da carne de Wagyu.

A carne do Wagyu, considerada como a carne mais nobre do mundo, com um sabor único, muita maciez, além de ser considerado mais saudável.

Saiba mais em: Carne maturada e carne marmorizada: Quais as diferenças? e também em Como produzir uma carcaça de boa qualidade

Conclusão

Enfim, o Gado Wagyu é considerado uma das carnes mais caras do mundo, devido a sua qualidade. Além disso, sua carne tem um marmoreio com gordura considerada boa para a saúde.

Entre as suas características, é um animal precoce, sem risco de parto distócico, além de serem dóceis, o que facilita o seu manejo.

Você já conhecia essa raça de gado? Então, compartilhe com a gente a sua experiência!

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?