Ficha controle de parto
Os principais cuidados com a vaca e o bezerro antes do parto são importantes para o momento do nascimento para não compreender o desempenho produtivo.
É importante se atentar desde a escolha dos animais, até o manejo adequado das vacas nos 90 dias que antecedem o parto. As vacas são separadas em lote, para facilitar o gerenciamento: O lote de transição pré-parto, onde se encontram animais de 90 a 30 dias do parto e após esse período os animais são transferidos para piquete maternidade.
Sinais de proximidade do parto
Durante o período que animal permanece no piquete maternidade, alguns sinais que antecedem o parto devem ser observados:
- 2 a 3 semanas antes do parto, há um aumento do úbere. Em vacas primíparas isto pode acontecer mais cedo.
- 2 a 3 dias antes do parto. Os tetos se enchem, e perdem a rugosidade. Também acontece o relaxamento dos ligamentos e do músculo do flanco e da cauda;
- No período próximo ao parto, há liberação de muco viscoso pela vagina. A vulva fica edemaciada e há produção e liberação de colostro.
Um bom gerenciamento melhora o desempenho animal
Dedicar um tempo para fazer anotações e conhecer o rebanho de fato, pode mudar a realidade da propriedade leiteira e garantir maior lucratividade do rebanho.
Informações como percentual de vacas em lactação, produção de leite de cada animal, produtividade por hectare, qualidade do leite, ganho de peso das novilhas, qualidade da alimentação, além das anotações de todas as despesas da propriedade são fundamentais para uma gestão eficiente.
Gerenciar o parto das vacas também é importante, pois está ligado diretamente com a produtividade do rebanho leiteiro. Ter o histórico de parto das vacas é fundamental para identificar o desenho, possíveis problemas de reprodução e tomar medidas assertivas.
A ficha controle de parto é indicada para o controle e avaliação do desempenho produtivo e reprodutivo das vacas leiteiras. As informações avaliadas são:
Idade ao primeiro parto (IPP)
É um indicador de eficiência do sistema de cria e recria das fêmeas leiteiras e está associada com a idade em que as vacas podem ser inseminadas. Após a liberação, o foco é feito a detecção do cio.
Quanto mais precoce esses animais, mais cedo a fêmea se torna produtiva, possibilitando maior número de gestações. Essa alta produtividade, leva para uma maior produção de leite e geração de bezerra, que poderão ser utilizados como animais de reposição ou para a venda.
Intervalo de Partos
Compreende entre o período entre dois partos consecutivos e pode aferir a eficiência reprodutiva individual e do rebanho. Para alcançar a máxima produção de leite por dia, ela deve parir em intervalos de 12 a 14 meses. Intervalos mais longos causam o comprometimento econômico.
Enfim, ter o controle de parto do seu rebanho permite determinar a precocidade do animal, maior produção de leite. Adquira a sua ficha de controle de parto e tenha uma gestão eficiente do seu rebanho!