O uso de esterco bovino para adubação é uma prática milenar, que ficou menos evidente com o surgimento da adubação mineral.
Veja neste artigo quais os benefícios do esterco bovino para adubação e como preparar este composto. Então acompanhe a leitura!
Benefícios para a lavoura com o uso de esterco bovino
O uso de esterco bovino para a adubação ajuda a reduzir o processo de erosão. Também fornece mais nutrientes às plantas, ajuda a reter mais água e equilibra a temperatura do solo ao longo do dia.
Por que usar o esterco bovino?
O esterco bovino ajuda a reduzir a perda de nitrogênio, retém fósforo no solo e melhora a qualidade da agricultura. É considerado uma boa fonte de fósforo, nitrogênio e potássio. Além disso, são menos retidos no processo de digestão animal, dos tecidos vegetais e são lixiviados enquanto o esterco é curtido ao ar livre.
Dessa forma, os compostos orgânicos à base de esterco bovino, são fertilizantes produzidos a partir de matéria orgânica. Além de fornecer nutrientes para as plantas e melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo.
Quais os tipos de esterco bovino para a adubação?
O esterco é produzido por diferentes espécies de animais e são utilizados para adubação:
- Bovinos
- Equinos
- Suínos
- Coelhos
- Frangos
O esterco bovino não é um bom fornecedor de nutrientes a curto prazo, pois contém baixas concentrações de nutrientes. No entanto, a aplicação contínua por vários anos, ajuda a melhorar as propriedades químicas do solo e aumentar a produtividade das culturas.
Como curtir o esterco bovino?
Produz esterco bovino para adubação na propriedade, utilizando resíduos vegetais e animais disponíveis no local. Quando aplicado fresco, pode queimar a cultura devido aos altos níveis de nitrogênio, além de conter microrganismos que podem fazer mal à saúde.
Para curtir o esterco bovino, pode ser feita de várias formas, como: composteiras, caixotes ou valas. Independente do local escolhido para o curtimento, é necessário intercalar camadas de esterco com outros resíduos ou serragem. Além disso, é um processo lento, mas que garante qualidade na sua produção.
Como resultado, terá a produção de um composto orgânico rico em nutrientes utilizado por várias culturas. Após 90 dias, o composto estará pronto para uso, com uma cor escura e odor de terra mofada em temperatura ambiente.
A aplicação do adubo orgânico pode ser feita a lanço, distribuída em toda a área antes do encanteiramento. A quantidade utilizada irá depender da exigência e da fertilidade de cada solo.
Como fazer adubação com esterco?
Para preparar o adubo com esterco bovino é necessário selecionar o lugar correto. Além disso, ele deve ser plano, sombreado e com disponibilidade de água. Deve-se formar pilha com quatro camadas, compostas de capim triturado, folha de bananeira e esterco bovino seco.
O capim precisa ser triturado para facilitar o processo de decomposição.
Para montar as camadas, a sequência é: capim, folha de bananeira e esterco. Molhe até começar a escorrer a água na base. Quando escorrer, pare de molhar e insira uma estaca de madeira na parte mais baixa da pilha, caso ela saia seca, é necessário mantê-la úmida.
Repita este procedimento para as outras camadas. Só depois de molhar a quarta camada, a pilha de compostagem estará montada e deverá ser coberta com folhas de bananeira ou palha para manter a umidade.
Reviramento da pilha
A cada 15 dias deve-se revirar a pilha, por pelo menos quatro vezes: 15, 30, 45 e 60 dias após a montagem. O composto estará pronto aos 90 dias, mas não é necessário revirá-lo nos últimos 30 dias do processo.
A temperatura é um fator importante e por isso monitora-se. A temperatura fica em torno de 60°C, no início do processo. Para checar a temperatura, utilize uma barra de ferro no meio da pilha e retirá-la toda semana para verificar. Até os 60 dias é comum que a barra saia quente, mas suportável ao toque.
Caso saia muito quente ou tenha falta de água, revolva a pilha para arejá-la, caso haja excesso de água. No entanto, se for por falta de água, acrescente mais água.
Depois de 45 a 60 dias é comum que a temperatura diminua. Caso a barra de ferro saia fria antes disso, é porque há falta de umidade.
Após o final do preparo, o composto terá uma coloração escura, com cheiro de terra mofada e em temperatura ambiente.
Qual a dosagem correta da adubação com esterco?
A quantidade de adubo com esterco bovino varia de acordo com o tamanho da produção e o tipo de esterco utilizado. Por exemplo a quantidade de esterco de galinha exige uma quantidade menor
Além disso, utiliza-se desde em canteiros até grandes culturas. Não utiliza-se o esterco em pedaços, por isso se o esterco tiver em tablets, desfaça para melhor se misturar com a terra.
Em vasos, por exemplo, coloque entre 20 e 30 centímetros de terra. Não se esqueça de terminar o processo com uma camada de substrato para evitar a presença de moscas. Já em grandes áreas de plantio, a quantidade de adubo irá depender do tipo de esterco.
Por exemplo, para o esterco bovino é necessário aplicar algo em torno de 30 toneladas por hectare. Enquanto que o esterco de galinha, será necessário aplicar 10 toneladas.
Após a aplicação de adubo, deve ser feita a incorporação do produto ao solo, por meio da enxada rotativa. A quantidade de esterco curtido deve ser calcular sempre de acordo com o metro quadrado.