Estação de monta de bovinos de corte

estacao-de-monta

Compartilhe esta publicação

ESTAÇÃO DE MONTA DE BOVINOS DE CORTE

O sistema de monta a pasto é o método mais primitivo de reprodução. Pois consiste na permanência do touro durante todo o ano junto ao rebanho. Logo, o que aparenta ser um benefício com a distribuição dos nascimentos dos bezerros ao longo do ano, em épocas inadequadas pode resultar em prejuízo por incidência de doenças e parasitos. Que dificultam a realização do controle zootécnico e sanitário do rebanho. O resultado é a baixa produtividade, inviabilizando a exploração econômica.

 A utilização de estação de monta é uma das principais medidas para implantar e melhorar a eficiência reprodutiva.

Método de Estação de monta ou reprodução

É o período em que as matrizes, em boas condições de saúde, d aos reprodutores, tendo a opção de ser por inseminação artificial ou monta natural ou controlada.

Sistema de acasalamento: A escolha do tipo de acasalamento depende principalmente da condição corporal das fêmeas, pois quando mais cedo retornam ao cio maiores os índices de concepção. Também consideram-se fatores como: idade, capacidade de monta, estado sanitário e nutricional dos touros e topografia das pastagens.

– Monta Natural: O touro está junto às vacas e quando estão no cio é realizado a monta. Quando praticada a monta natural, deverão ser apenas usados animais jovens em pequenos grupos de vacas.

– Monta Controlada: O touro fica separado das vacas. Quando uma vaca apresenta cio se leva para o parque onde está o touro para ser coberta.

– Inseminação Artificial:  É quando o sémen de um touro se introduz no útero da vaca em cio por um operador especializado.

Duração e Época: Os bovinos consideram-se poliéstricos anuais, ou seja, apresentam mais de um ciclo de reprodução no ano, o que contribui para a escolha da época com melhores condições para nascimento dos bezerros e de maior exigência nutricional das vacas.

A realização da monta deve ser a mais curta possível com duração de 60 a 90 dias. A época mais indicada de reprodução, seja por monta natural ou inseminação artificial, é durante o período de primavera e verão, principalmente quando há disponibilidade adequada de forragem tanto em qualidade quanto em quantidade.

Quando bem controlado, torna o sistema mais eficiente de baixo custo e fácil adoção. Sendo possível estimar com facilidade a época de parição e descarte das matrizes. Além disso, o desempenho dos touros, estimar um calendário sanitário, prever a época e preço de venda dos bezerros e a utilização de suplementos. Com lotes mais homogêneos de bezerros, otimizando as atividades desenvolvidas.

Agora que você já conheceu um pouco sobre “Estação de monta de bovinos de corte”. Conheça outros assuntos em nosso blog.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?