Escore de cocho: Como realizar essa técnica pouco conhecida nas propriedades rurais

Escore de cocho: Como realizar essa técnica pouco conhecida nas propriedades rurais

Compartilhe esta publicação

O escore de cocho é uma ferramenta muito conhecida e pouco utilizada pelos produtores ou utilizam de forma inadequada.

Alguns pontos devem ser levados em conta quanto as avaliações que causam variações do alimento e os problemas que podem vir a causar, como:

  • Qualidade dos alimentos fornecidos na dieta: é fundamental que esses alimentos estejam dentro dos padrões.
  • Quantidade fornecida: o balanceamento dessa dieta de acordo com a exigência dos animais do lote.

Comportamento de consumo do rebanho

É muito comum que animais neste tipo de sistema tenha um consumo cíclico, que consistem em dias de alta ingestão e outros de baixa ingestão

Um dos principais motivos é a adoção de dietas com alta capacidade de elevação da produção de ácidos graxos voláteis (AGV’s) no rúmen.

Por isso, deve-se evitar esse tipo de dieta, pois pode causar uma queda no pH ruminal além de danos no rúmen, como a acidose, por exemplo.

Por isso, a avaliação da leitura do cocho é fundamental. Veja abaixo quais medidas devem ser adotadas para a leitura do cocho. Então se você está interessado em realizar essa avaliação, continue a leitura!

Escore de cocho

Agora conheça a nota para cara tipo de cocho. Cabe salientar que essa avaliação deve ser feita uma hora antes de realizar o novo trato e melhor hora para se fazer a leitura de cocho com o escore:

  • 0: Sem alimento
  • 1: Alimento espalhado, menos que 5% da quantia fornecida
  • 2:  Há uma fina camada no fundo do cocho bem uniforme, cerca de 5 a 10%da quantia fornecida
  • 3: Média camada no fundo do cocho, cerca de 25% da quantia fornecida. Nesta condição, recomenda-se reduzir a quantidade de alimentos a se fornecido aos animais em torno de 2 a 3Kg de matéria seca por cabeça, indicando que há uma grande sobra de alimento, o que significa desperdício para a propriedade e para o confinamento.
  • 4: Grossa camada no fundo do cocho, cerca de 50% fornecida. Nesse tipo de escore, é provável que houve um erro operacional no abastecimento.
  • 5: Alimento intacto

Para avaliar os níveis de camada, deve se levar em conta, como por exemplo:

  • O tipo de alimento;
  • Tamanho das partículas desse alimento,

Mas então como é feito essa leitura, como sei identificar que o animal está sendo bem alimentado? O Escore 2, é considerado o ideal.

Em situações como o escore 0 e 1, recomenda-se aumentar a quantidade de alimento fornecido para os animais, pois o animal está passando pela fase de sub ingestão de nutrientes.

Quando acontece o escores 3 e 4, é sinal de que a dieta fornecida para o lote é maior que a necessária. O escore 5 indica que está acontecendo algum problema clínico que o animal pode apresentar como: acidose, claudicação ou até mesmo no CIO.

Planilha de Gado

Escore Noturno

A leitura de cocho noturna fornece informações para otimizar o processo da manhã. Caso o cocho esteja vazio, pode indicar escore em 0.

Cuidados com a aplicação do escore de cocho

Enfim, quando utilizada essa ferramenta, ela pode ser muito eficiente para ajudar no manejo nutricional e sanitário da propriedade e também evita perdas econômicas com sobras excessivas.

A leitura de cocho é feita de diversas maneiras através de notas em horários estabelecidos conforme a rotina do confinamento.

O escore de cocho permite:

  • Adequar o tamanho do lote, conforme o tamanho do cocho
  • Realizar o reajuste de formulação,
  • Verificar o teor de matéria seca da dieta.

Por isso, é importante espalhar a dieta por todo o cocho durante o mesmo horário. Além disso, o clima tem influência sobre o consumo de alimento.

Outro fator importante é estabelecer uma rotina de limpeza dos bebedouros, disponibilizando água de qualidade aos animais. Dessa forma, os cochos também devem ser limpos todos os dias, pois sobras deixadas por muito tempo são portas para as toxinas.

+ Saiba mais em: Cocho para confinamento: Tudo que você precisa saber para melhorar o consumo

Conclusão

Enfim, o escore de cocho é uma ferramenta importante para o manejo do rebanho e também para saber se a quantidade e a qualidade do alimento oferecido estão adequadas.

A Tecbov da GadoPRO  ajuda você, produtor a realizar a gestão eficiente do seu rebanho!

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?