A dieta do grão inteiro é uma alternativa para reduzir o custo com alimentação e aumentar a eficiência e o desempenho dos animais.
Os ruminantes possuem uma câmara de fermentação, dotada de microrganismos que tem a capacidade de fermentar os alimentos, que realizam a produção de energia e proteína para o animal hospedeiros.
Os grãos são a principal fonte de energia para animais terminados em confinamento. Junto com os grãos são oferecidos pellets com aditivos, vitaminas e minerais.
Além disso, esse método melhora o processo digestivo dos animais pois diminui o consumo de fibras. Quer saber mais sobre essa técnica e como ela vem aumentando a produtividade nas fazendas? Então continue a leitura!
Por que o milho grão inteiro melhora a produtividade dos animais?
Ao incluir na dieta o milho inteiro na dieta, tem como propósito ser uma fonte primária de energia e usá-lo como estímulo mecânico no rúmen, já que quando passa pelo trato digestório, o processo é mais lento, assim como a fermentação do amido, em relação ao grão moído ou úmido.
Como funciona o método da dieta sem volumoso?
Apesar de simples, o método deve ser planejado e bem-estruturado. Requer que siga um protocolo para a adaptação do animal, pois requer o combinado de aditivos, vitaminas e minerais necessários para os bovinos.
Alguns cuidados no fornecimento da dieta devem ser tomados, como, por exemplo:
- Quantidade de grãos fornecidos
- Horário da dieta
- Monitorar o consumo dos animais
- Como os animais se comportam na chegada
- Escore de fezes
Assim o produtor consegue identificar qualquer problema e agir com rapidez, sem comprometer a saúde do rebanho.
Para a dieta sem volumoso é recomentado de 80-85% de grão de milho inteiro e 15 a 20% de pellet concentrado.
Além disso. é um método com alto teor energético, o que reduz o consumo de alimento e acarreta em melhor desempenho no ganho de peso e rendimento da carcaça.
Outro ingrediente que pode ser adicionado a dieta junto com o grão inteiro e o pellet é o uso de caroço ou torta de algodão.
Cabe salientar que para essa dieta do grão inteiro, não pode faltar alimento no cocho, devido ao alto teor de matéria seca, e não oferece risco de fermentação como ocorre com a silagem.
Essa estratégia pode ser feita tanto em rebanho à pasto quanto confinado. No entanto, em ambos os casos, o quanto da mistura deve ser em torno de 1% do peso vivo do animal e ir aumentando à medida que o animal se adapta ao espaço.

Quais são as vantagens de usar milho grão inteiro na dieta?
A técnica do grão inteiro, não só estimula o processo de ruminação e fermentação nos animais, mas também ajudam na melhor assimilação dos nutrientes dos bovinos em sistema de confinamento.
Sendo assim, veja algumas vantagens de se utilizar essa técnica, como por exemplo:
- Manejo do rebanho mais prático
- Não é necessário confeccionar e manusear volumoso
- Dispensa o uso de equipamentos e infraestrutura sofisticadas, como o moinho
- Menor consumo de alimento, em relação ao confinamento tradicional
- Melhor conversão alimentar
- Alta digestibilidade
- Melhor rendimento e acabamento da carcaça
- Menor tempo do animal confinado
- Reduz os custos com mão de obra
- Baixo custo operacional
Enfim, é uma estratégia nutricional muito produtiva, no entanto a sua eficiência depende das condições da fazenda, da raça e da idade dos animais.
Além disso, outro fator importante para a técnica é a qualidade do milho e misturas mais homogêneas e influenciam no sucesso do método.
Por isso, escolha o fornecedor de grãos deve ser bem meticulosa para que não coloque em risco a saúde do rebanho e à sua produção.
E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais!
A Tecbov da Gado PRO tem uma gestão mais eficiente do seu rebanho, fazer a identificação, o manejo sanitário entre outras funções.
Também é uma ferramenta que você consegue monitorar a saúde do seu rebanho e se houve alguma alteração ocasionada pelo estresse térmico. Para mais informações entre em contato conosco.