Diarreia neonatal: A importância da vacinação e do colostro em novilhas

Diarreia neonatal A importância da vacinação e do colostro em novilhas

Compartilhe esta publicação

Confira sobrea a diarreia neonatal e a importância da vacinação e do colostro em novilhas!

Um dos maiores problemas é o sanitário durante a fase de cria. Pois é durante essa fase em que os animais são mais suscetíveis a doenças. Também é a fase em que registra o maior número de perdas de novilhas por morte ou sequelas.

Além disso, a diarreia neonatal é um dos maiores problemas sanitários dos primeiros dias de vida do bezerro. O que gera perdas na economia, devido a alta taxa de mortalidade.

Por isso é importante realizar a vacinação das novilhas e também a ingestão de colostro na diarreia neonatal.

Então, se você não sabe sobre o manejo sanitário de novilhas e da importância da prática para diminuir a taxa de mortalidade da sua fazenda. Veja também como evitar estes problemas. Então continue a leitura!

Causas da diarreia neonatal em novilhas?

A diarreia neonatal é causada pela interação com patógenos como bactérias, vírus, protozoários e parasitas. Assim como fatores não infecciosos como o ambiente em que vivem, o tipo de alimentação, manejo e as condições sanitárias das novilhas.

Dessa forma, essas interações causam infecções, desidratações e em muitos casos pode levar a morte. Entre os patógenos mais comuns que são causadores de diarreia são:

  • Escherichia coli
  • Rotavírus
  • Criptosporídio, um parasita do intestino que causa diarreia no bovino.

A diarreia pode aparecer logo na primeira semana de vida. No entanto é muito preocupante nessa fase, pois o animal não possui imunidade para se defender desses patogenos. Além disso, é nesta fase que eles estão se desenvolvendo e multiplicando as células em seu corpo.

Caso o animal seja acometido pelo agente infeccioso, durante este período, ele ficará debilitado, perdendo nutrientes e líquidos que poderá atrapalhar a multiplicação celular. Por isso, é fundamental a vacinação em novilhas contra a diarreia neonatal.

É comum que os animais tenham diarreia por volta de 3 a 4 meses de idade. No entanto nessa fase eles estão com a imunidade bem desenvolvida e nutridos.

Tipos de diarreia neonatal

Veja abaixo, os principais tipos de diarreia neonatal que pode acometer as novilhas.

Salmonelose

Causada pela bactéria Salmonella, comum em animais abaixo de doze semana de idade, e se caracteriza por:

  • Fezes fluidas com presença de muco com coloração esverdeada ou acinzentada com bolhas de gás e odor desagradável
  • Está associada a pneumonia, dada a quebra da resistência orgânica ou disseminação da bactéria no organismo

Além disso, a transmissão se dá pela ingestão de água e alimentos contaminados.

Enterotoxemia hemorrágica

A enterotoxemia hemorrágica afeta novilhas nos dois primeiros dias de vida. Além disso, apresentam sinais como, por exemplo:

  • Diarreias do tipo hemorrágica;
  • Sensibilidade abdominal;
  • Casos de sintomas nervosos.
Planilha de Gado

Coccidiose ou eimeriose

A coccidiose é causada por infecção por protozoário Eimeria sp. Dessa forma, ccorre em animais de um a seis meses de idade. Entre os sintomas está, fezes líquidas, escuras e contém muco e sangue, além de ter forte odor.

Além disso, a transmissão se dá pela ingestão de água e alimentos infectados e também lambedura de pelos contaminados por fezes infectadas.

No entanto, condições precárias de higiene, alta lotação de animais e umidade excessiva, favorecem o aparecimento da doença.

Colibacilose

Uma das principais causas de mortalidade de animais, é causada pelo E. coli e acomete novilhas nas três primeiras semanas de vida.

Os sintomas são fezes esbranquiçadas, de cheiro desagradável. Além disso o animal torna-se apático, perde o apetite e perda de peso progressiva.

Rotavirus

Nesse tipo de infecção animais com menos de dez dias podem ser acometidos.  É uma infecção com aparecimento rápido e disseminação. Entre os sintomas estão, por exemplo:

  • depressão leve
  • salivação
  • dificuldade para mamar e parar em pé
  • fezes aquosas e amareladas.

A absorção do colostro na diarreia neonatal

É fundamental que nas primeiras horas de vida da novilha, ela faça a ingestão do colostro.

Pois em sua composição há compostos que ajudam na defesa do organismo. Além disso, sem essa ingestão, o animal não absorverá a imunidade passiva da mãe e pode ficar suscetível aos patogenos.

A importância da vacina para diarreia neonatal

Além da ingestão de colostro, a vacina irá ajudar a fornecer imunidade passiva para as novilhas combaterem os patogenos. A vacinação é fundamental para um bom compartilhamento de anticorpos da mãe para a cria. Esse método diminue a taxa de mortalidade dos animais nesse período.

O local onde os bezerros ficam devem ser um local seco, limpo e água disponível. Também é fundamental isolar os animais doentes, para que eles não contaminem os demais.

Dicas de vacinação e manejo sanitário em novilhas

Veja algumas dicas fundamentais para o manejo sanitário em novilhas para evitar a diarreia neonatal:

  • Confeccione um banco de colostro, para caso de animais que não tenham acesso ao colostro, congelando o excedente. Este por sua vez tem validade de um ano;
  • Faça o ajuste na estação de monta, para que os partos se concentrem na época de transição seca-águas. Assim diminui a ocorrência de infecções nos bezerros. Esse ajuste permite que os animais nasçam em meses com menor umidade e com pasto de melhor qualidade.

Conclusão

A diarreia neonatal em novilhas é uma das doenças de maior importância nos bezerros com menor de 4 semanas de vida, causando enormes prejuízos na economia.

Embora seja uma doença de fácil diagnóstico é fundamental realizar o tratamento correto e tomar as medidas preventivas como a vacinação.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?