Custos de produção na pecuária de corte
É de conhecimento de quase todos os pecuaristas, mas poucos sabem o que representa o Custo de Produção. Que consiste na soma de todos os valores empregados na produção do gado de corte e é determinante o valor da @ e permite verificar a viabilidade da atividade e a tomada de decisão no negócio.
De forma geral, é o cálculo a partir da soma de todas as despesas fixas e variáveis atrelado ao custo de depreciação. Na pecuária de corte, apesar de ser uma atividade única, gera vários produtos, sendo necessário conhecer o custo de cada um deles e rateá-los de maneira que seja distribuído de forma proporcional a receita gerada por cada categoria de animal ou tamanho do rebanho (por unidade animal) associado a cada fase de produção – cria, recria e engorda -, e descontar do custo total o valor de todas as categorias vendidas.
Para o calculo do custo de produção, considera-se desse modo: analisar o lucro, reduzir os custos do que se controla. E além disso estabelecer um preço de venda e planejar as operações da atividade,
E divide-se em Custos direto e indireto ou Fixo e Variável:
– Custos diretos: Estão relacionados diretamente om a produção do animal. A aquisição do boi magro, e todo o procedimento de manejo, como alimentação, da sanidade e mão de obra seriam exemplos de custos diretos.
– Custos indiretos: refere-se a tudo que se gasta para se administrar a fazenda. Dentre os custos pode-se citar os gatos com energia elétrica, frete, benfeitorias, entre outros. Deve-se considerar o valor da depreciação.
– Custos Variáveis: Relacionado com os custos com alimentação. E está diretamente relacionado com a quantidade de animais. Quanto maior o número de animais em uma área, maior a quantidade de insumos que irá precisar.
– Custos Fixos: Estão relacionados a custos como Impostos que independem do número de animais manejados.
As Depreciações consideram-se custos indiretos se aplicam a bens que participam no processo produtivo em mais de um ciclo de produção e refere-se a perda de valor, por desgaste natural.
O Custo de oportunidade, é aquele custo que o produtor deixa de ganhar ao optar em fazer um investimento em terras ao invés de outras atividades, por exemplo.
E não poderia deixar de citar as despesas, que são todos os gastos realizados para realizar determinada atividade. Além disso, os que a diferencia de custo é a sua excepcionalidade, como despesas não operacionais e devem desconsiderar para as decisões de longo prazo.
O custo total é o levantamento de todos os custos, sejam eles diretos ou indiretos e deve-se considerar as despesas e depreciações.
Após aprender um pouco sobre os custos da produção, você então deve considerar que uma boa gestão financeira, proporciona ao produtor utilizar o seu investimento e o seu trabalho de conseguir obter lucro com a atividade.
Agora que já conheceu conheça os “Custos de produção na pecuária de corte”, conheça também outros assuntos em nosso blog! Além disso temos nosso sistema.