Curral Antiestresse: Saiba tudo sobre esse tipo de curral

Compartilhe esta publicação

Saiba tudo sobre o tipo de curral antiestresse e como ele ajuda no manejo do rebanho.

Com  a proposta de um manejo mais humanitário do rebanho, o curral antiestresse ajuda no  rendimento e nos processos de produção, trazendo mais qualidade para o setor.

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre o curral antiestresse e como esse sistema pode colaborar para um manejo mais eficiente. Então, acompanhe!

+Saiba mais sobre os currais convencionais

Qual a origem do curral antiestresse?

Esse tipo de curral foi permite uma condução dos animais de forma mais tranquila com movimentos mais fáceis.

Desenvolvido pela professora na Universidade do Colorado, Temple Grandin, a instalação tem como objetivo imitar o comportamento natural dos animais. De forma que não sofram com estresse durante o manejo nos currais.

Uma observação feita por Grandin é que o gado se movimentava em círculos para que conseguisse se posicionar no lugar onde estavam antes.  Além disso, também foi observado que  o uso de equipamentos como choque, deixava o animal estressado  e  transtornado, movimentando-se para várias direções.

A professora também notou que o que fazia com que o gado empacasse e parasse na frente do curral  eram, por exemplo:

  • Pisos lisos e escorregadios
  • Itens brilhantes
  • Pessoas 
  • Poças d’água

Como funciona o curral antiestresse?

Uma exigência para a construção de currais antiestresse é que eles sejam construídos próximos a sede e tenham divisões como, por exemplo:

  • Embarcadouro
  • Seringa
  • Brete
  • Spartadouro.

Além disso, esse tipo de curral deve ter a área de serviço coberta com exceção das divisórias para promover um melhor conforto térmico ao bovino.

O curral antiestresse possui um brete em forma de curva, imitando movimentos circulares e uma seringa no formato de lua. No entanto, esse tipo de curral dá a impressão ao gado de que eles estão sempre voltando para o local anterior. 

Além disso, essa curvatura impede que o animal veja o que está a alguns metros a frente. O que colabora para que ele não se estresse com o que vem adiante.

As paredes são fechadas para que não se tenha distrações. o piso é antiderrapante, para evitar quedas. As porteiras restringem o espaço ocupado pelo gado. Não sendo necessário o uso de bastões de choque ou espetos, que causam dor e estresse nos animais. 

Veja algumas estruturas encontradas no curral antiestresse

Planilha de Gado

Embarcadouro

O embarcadouro é uma estrutura utilizada para o embarque e desembarque dos animais no caminhão de transporte. Possui um corredor com rampa para elevar o piso do corredor até o nível de entrada no caminhão.

Em sistemas convencionais essa estrutura é responsável por muitas lesões dos animais e por isso a rampa com piso antiderrapante é essencial.

Seringa

É um estrutura composta de várias réguas de madeira, que ajuda a conduzir até a entrada do tronco ou embarcadouro. No curral antiestresse ela é toda fechada e curva e a porta abre em até 180° como forma de limitar o espaço.

Tronco coletivo ou brete

É um corredor estreito que mantém os animais enfileirados para evitar que eles se vejam. A principal função é permitir o acesso direto aos animais para individualizá-los. No sistema antiestresse, o brete é fechado e construído em curvas para facilitar o manejo sem qualquer tipo de agressão.

Apartadouro

Localizado após o tronco de contenção e tem como função separar e direcionar os animais, não permitindo espaço para a circulação interna. Ele é composto de portas de acesso aos currais, balança e embarcadouro, comandadas na lateral de cima de uma plataforma. 

Quais os benefícios do curral antiestresse?

Apesar de ter uma obra com alto custo, em relação ao curral convencional, uma vez que eles são fechados e construídos com um material mais resistente,  o curral antiestresse tem um grande retorno econômico  a longo prazo, que se caso usado da forma correta, há: 

  • menor perda de carne, que são causadas por hematomas ou machucados
  • manejo mais eficiente do rebanho

Enfim, é uma boa opção para qualquer propriedade, independente do porte, garantindo as certificações e selos de um manejo racional.  Além disso, também reduz vários custos e prejuízos desnecessários, quanto à rentabilidade, de forma saudável no crescimento.

Enfim, ter um curral antiestresse ajuda a ter um manejo mais humanitário e também contribui para ganho de peso e no desempenho dos animais. Então, se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?