Cuidados com as matrizes antes e após o parto

Cuidados com as matrizes antes e após o parto

Compartilhe esta publicação

Cuidados com as matrizes antes e após o parto

Em fazendas que trabalham com a fase de cria tem como o objetivo a produção de um bezerro por ano. No entanto para garantir que essa meta seja alcançada é necessário alguns cuidados nas fases pré e pós parto.

O ciclo da cria é longo, e se inicia quando a vaca é exposta ao touro ou inseminada até o desmame do bezerro. Além disso os dias que antecedem o parto são as mais críticas da gestação da vaca.

Confira abaixo os cuidados que se devem ter pré e pós parto. Então continue a leitura!

Cuidados pré parto das matrizes

Pensando nos criadores de matrizes, veja algumas dicas de manejos e cuidados que irão trazer resultados positivos para o seu rebanho

1) Planejamento do período de parto

Um dos primeiros cuidados é estabelecer uma estação de monta na propriedade com a finalidade de determinar a época de parto. O planejamento deve considerar o efeito das sazonalidades nas pastagens, ou seja, avaliar o período das águas e da seca. 

2) Cuidados com a nutrição

Na fase pré parto, há diversas alterações metabólicas e hormonais na matriz e também devido ao crescimento do feto. Essas alterações levam a uma alta demanda de nutrientes, e também devido a:

  • Produção de leite
  • Manutenção da gestação

Logo, as matrizes devem estar em áreas que possui pasto de alta qualidade. Os melhores pastos da propriedade devem ser direcionados a esses animais. Além disso podem ser fornecidos uma suplementação para as vacas em final de gestação.

3) Piquetes maternidade

É uma prática muito importante, e inicia-se um mês antes do parto, as vacas são direcionadas para esses piquetes de fácil acesso para o manejo, evitando a perda nos partos distócicos.

Os pastos devem ser mantidos com altura mais baixa para que seja possível visualizar de forma mais fácil o bezerro quando nascerem. Devem ser confortáveis, ter sombra para evitar o stress térmico e água de qualidade para garantir o bem estar dos animais.

É fundamental ter mão de obra especializada e treinada para o manejo, para garantir um melhor bem estar.  E realizar vistorias aos piquetes de maternidade ao menos duas vezes ao dia.

4) Sanidade das matrizes

Durante a fase da cria, o sistema imunológico fica mais frágil, sendo necessário o uso de protocolos sanitários e uma alimentação mais equilibrada para evitar que os animais adoeçam.

São utilizadas vacinas reprodutivas para reduzir o índice de abortos e natimortos, como a de diarreia neonatal:

Vacinação diarreia neonatal

Deve ser realizada entre o sétimo e o oitavo mês de gestação. É importante fazer o diagnóstico para identificar o agente causal presente na propriedade. Para que a vacina seja escolhida de forma eficaz.

Planilha de Gado

Cuidados pós parto das matrizes

1) Cuidados com a nutrição

É uma fase que demanda uma alta quantidade de nutrientes, devido aos desgastes causados pelo parto e a formação de leite. Quando as vacas não são bem alimentadas, pode prejudicar o cio e atrasa a reprodução.

Por isso é recomendado que nesta fase uma dieta rica em proteína e energia, balanceando entre a qualidade do volumoso e o concentrado.

2) Secagem e Prevenção de Mastite

A secagem é uma faze importante para recuperação da glândula mamária e preparar a fêmea para a próxima lactação. Esse tipo de processo acontece em matrizes com potencial produtivo e são forçadas a parar de produzir.

Este processo inicia-se com a diminuição do fornecimento de alimentos concentrados e oferecer volumosos com alto teor de fibras.

Após a secagem inicia-se o tratamento de mastite, com o uso de antibiótico formulados para o tratamento de vacas secas e também o uso de selante, que funcione como uma barreira física para a entrada de agentes patógenos.

Veja só.

3) Monitorar a cetose

A cetose acontece devido ao distúrbio metabólico e balanço energético que pode ocorre no pós parto.  Isso acontece quando a matriz não consome a quantidade suficiente de nutrientes, isso faz com que haja excesso de gordura corporal. Para evitar esse problema, deve se fornecer:

  • Forragens de qualidade
  • Ração balanceada em proteína bruta
  • Proteína degradável e não degradável no rúmen
  • Proporção entre amido e carboidratos não fibrosos

Dessa forma você garante os cuidados básicos com as mães e ter crias saudáveis. Matrize que produzir bezerros saudáveis e em boa condição corporal, reduzindo o período de parto e um aumento na rentabilidade dos bezerros.

E esse foi o post ” Cuidados com as matrizes antes e após o parto “. Mas e Você, tem aplicado esses cuidados no pré e pós parto na sua propriedade?

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?