Quer instalar um confinamento de gado, mas não sabe como começar? O confinamento é um sistema de criação que consiste na criação de lotes de bovinos em que são alojados em currais ou piquetes.
Toda a parte de oferta de água e alimento é feita à vontade por meio de cochos. E a dieta é balanceada conforme a categoria do animal.
+ Veja mais sobre: Cocho para confinamento: Tudo que você precisa saber para melhorar o consumo
Esse método é utilizado na fase de terminação dos animais, mas também pode ser implantado em todas as outras categorias. Por exemplo, fazer a recria confinada, ajuda a aliviar o pasto na época da seca e mantém as vacas durante o período pré e pós-parto.
Quais as vantagens do confinamento de gado?
Confira as principais vantagens de se implantar o confinamento de gado:
- Reduz a idade de abate dos animais, ou seja, em vez de 8 meses de pasto, são 80 dias de cocho, para aumentar a eficiência produtiva;
- Diminui a lotação do pasto e consumo de forragem na época crítica do ano, aumentando a produtividade da pastagem;
- Reduz as despesas com o manejo e a reforma de pastagens
- Libera a área de pasto, para outras atividades como a produção agrícola;
- Produz carcaças maiores com bom acabamento.
Como fazer o seu confinamento ser lucrativo?
Vamos supor que você tem um pequeno número de animais para terminação. Para a dieta do confinamento, pode se utilizar tanto volumoso quanto o puro grão. Confira sobre Dieta do confinamento
Utilizando o volumoso, é necessário ter um espaço mínimo de 15m²/animal, então para 20 animais é necessária uma área mínima de 300m².
Para o dimensionamento do cocho, uma área recomendada é de 50 a 70 cm por cabeça, então recomenda-se no mínimo 10 metros de cocho. Cabe lembrar que essa área deve ter um pequeno sombreamento para o bem estar animal. No bebedouro água ofertada é de qualidade, com capacidade para 200 litros.
A instalação deve ter uma inclinação que permita uma boa drenagem da água e evite a formação de lama no curral.
No caso de Puro Grão, a área recomendada é de 1m² por casa arroba do animal. Por exemplo, se o animal está com 10@, será necessário 10m². Quando ao espaçamento do cocho, eles são menores em relação ao volumoso, em torno de 30 cm por cabeça. Então para a quantidade de animais indica-se pelo menos 6 metros de cocho.
+ Saiba mais em: A dieta do grão inteiro para sistema de confinamento

Como manejar o confinamento de gado
O manejo também é importante no confinamento, e independe da dieta adotada. Por isso recomenda-se:
- Vacinações e vermifugações
- Adaptação dos animais
- Dividir a dieta em 5 tratos por dia. Por exemplo se você oferece 10kg de ração, ela deve ser dividida em tratos de 2kg.
Quanto tempo demora para engordar um boi no confinamento?
O tempo de engorda é muito variável e depende de inúmeros fatores como:
- Composição genética
- Sexo
- Peso de entrada e saída do animal do confinamento
- Tipo de dieta e suplemento
Em geral os animais ganham 2 arrobas por mês, ganhando um peso diário de 1,5kg e rendimento de carcaça em média de 55%. Essa quantidade é influenciada pela idade dos animais, pois quanto mais jovem, maior a eficiência na conversão alimentar.
Como saber se o confinamento é lucrativo?
Para saber se o seu confinamento, mesmo que pequeno, está sendo lucrativo, é fundamental ter um planejamento da sua produção, fazer uma gestão eficiente e analisar os índices zootécnicos dos animais.
Enfim, se os resultados não são satisfatórios, de acordo com as metas estabelecidas no planejamento, é fundamental que as práticas de manejo, principalmente da dieta elaborada, elas devem ser revistas de imediato. Também é preciso levar em consideração o custo-benefício dos investimentos feitos quanto aos insumos, sem deixar a qualidade de lado.
Conclusão
Enfim, o confinamento de gado é um sistema que deve ser implementado de forma estratégica, para que dê lucro para a propriedade, independente do número de animais utilizados, ele pode ser lucrativo.