Como realizar uma boa adubação de seu pasto?
Uma boa adubação de seu pasto está diretamente ligada a uma boa produção das pastagens e a manutenção do equilíbrio do sistema solo-planta-animal, ou seja, todo o nutriente extraído pelos animais deve ser reposto.
Assim, para manter as pastagens produtivas, é necessário repor os nutrientes através da adubação do solo. Veja neste artigo como realizar uma boa adubação do seu pasto.
A pastagem do Brasil
As pastagens brasileiras são consideradas a maior cultura agrícola do brasil, com mais de 170 milhões de hectares para aproximadamente 180 milhões de cabeça, ou seja, 97% da carne bovina provem da criação à pasto.
Com a modernização da pecuária, é fundamental que as pastagens sejam tratadas como verdadeiras lavouras, sendo necessário que sejam manejadas adequadamente.
Mesmo sabendo das necessidades de adubação, muitos produtores não se utilizam de técnicas adequadas do manejo, pois acredita que seja um investimento muito alto e que não terá retorno financeiro.
Veja no post de hoje, tudo sobre o que a adubação pode trazer de benefício para a propriedade.
Por que fazer a adubação de seu pasto?
Primeiramente, quando o solo deixa de ser produtivo, baixo desempenho e elevada produção de plantas daninhas são sinais de que está na hora de adubar o seu pasto. Mas como é isso na prática.
O solo possui plantas que extraem os nutrientes para produzir folhas. Mesmo que seja um solo super fértil, em breve esses nutrientes vão se esgotar. As forrageiras que recobrem o solo vão perdendo vigore surgem outras plantas que não são exigentes em fertilidade e logo se infestarão e elevando o nível de degradação do seu pasto.
Vantagens de uma boa adubação de seu pasto
Adubação apresenta muitas vantagens para as pastagens. Dentre elas se destacam:
- Não há necessidade de grandes reformas
- Redução de plantas daninhas
- Menor uso de fertilizantes de manutenção
- Redução do consumo de sal mineral
- Maior teor de matéria orgânica
Agora que você já viu os benefícios de uma pastagem bem manejada, veja como aplica-la em sua propriedade.
Como começar uma boa adubação de seu pasto?
Antes de realizar a adubação de seu pasto deve se considerar os fatores climáticos. Sendo considerado então, a época de maior potencial de resposta da planta quando há água disponível para dissolver e absorver os nutrientes no solo e planta respectivamente.
Em seguida, outro fator que deve ser considerado na hora da adubação é a espécie de forrageira. Veja alguns exemplos para cada grupo:
Principais Espécies exigentes em fertilidade de solo
- Cultivares e híbridos de Panicum maximum como: Tanzânia, Tobiatã, Massai, BRS Quênia, BRS Zuri, Vencedor, Centenário, Colonião, BRS Tamani, MG12 Paredão.
- Cultivares e híbridos do gênero Cynodon: Coastcross, Tiftons, Jiggs.
Principais Espécies moderadamente exigentes em fertilidade de solo
- Cultivares de Panicum maximum: Greenpanic, Mombaça
- Cultivares de Brachiaria brizantha: Marandu, Xaraés, BRS Piatã, Paiaguás, MG13, Braúna, BRS Ipyporã
Principais espécies pouco exigentes em Fertilidade de Solo
- Cultivares de Brachiaria decumbens
- Cultivares de Brachiaria humidicola
Após identificar as exigências da espécie forrageira, é necessário então, suprir os nutrientes, seguindo as recomendações de adubação e a análise de solo da área em questão.
Como reduzir a necessidade de uma boa adubação de seu pasto?
É possível reduzir a necessidade de adubação de uma área através do manejo, isso se dá devido à ciclagem dos nutrientes. Veja algumas técnicas para aumentá-la:
Dimensionamento de piquetes
Através da divisão dos piquetes, permite que haja a recuperação do pasto. Além disso a fertilidade.
Uma das práticas que atrapalham essa ciclagem é o uso de fogo como manejo da área. Desse modo, essa técnica queima toda a massa que seria decomposta e também mata os microrganismos que decompõe e mineraliza a matéria orgânica do solo.
Quais os principais cuidados que se deve ter para uma boa adubação?
Durante a adubação, alguns cuidados devem ser feitos como:
- A adubação fosfatada é fundamental para o estabelecimento das pastagens, por isso é indicado a aplicação de superfosfato simples granulado durante o plantio.
- O nitrogênio é o principal nutriente de manutenção da produtividade, assim como o valor proteico está associado ao potássio.
Por isso alguns fertilizantes como Cloreto de potássio, ureia e sulfato de amônia não podem ser misturados com as sementes, pois podem causar a morte.
Conclusão
Por fim, o sucesso da formação de uma pastagem depende do conhecimento do produtor. Parte dos procedimentos mencionados acima, resultam em um pasto com boa produção de massa e por conseguinte melhor desempenho animal.
A plataforma Gado Pro da tecbov te ajuda nesse processo. Dessa forma, controlando os diversos pastos dentro da sua propriedade e auxilia na análise do desempenho animal através do ganho de peso. Acesse o nosso site e confira mais informações sobre esse produto.