Veja como preparar o solo para pastagem e receber o seu rebanho!
Para se ter sucesso na produção é importante ter uma boa formação de pasto. Por isso o manejo deve ser adequado, para evitar uma cobertura desuniforme. Confira a seguir como realizar o manejo do solo para pastagem. Então, Acompanhe!
Como preparar o solo?
O primeiro passo para preparar o solo é a coleta de amostras de solo, através do resultado, é feito a recomendação de práticas como calagem, adubação e até mesmo na escolha da forrageira.
Depois é necessário realizar o revolvimento do solo com um arado ou grade, para incorporar todos os resíduos vegetais existentes na superfície do solo.
Também é fundamental realizar o nivelamento do solo e destorroamento, para eliminar eventuais invasora. Além disso também são recomendados duas gradagens. Aplica-se a adubação a lanço entre a primeira e a segunda gradagem, para melhor incorporação do insumo.
Quais os cuidados para se preparar o solo para pastagem?
Para realizar o preparo do solo de forma correta, deve-se tomar alguns cuidados, como por exemplo:
- Manejo no controle de erosões, com a construção de terraços e curvas de nível, logo após o nivelamento do solo.
- Atente-se ao destorroamento excessivo.
- A calagem deve ser feita em um intervalo entre 60 e 90 dias. antes do plantio, para que ocorra uma reação rápida no solo.
- É importante esperar que o material vegetal seja incorporado no solo pela aração, assim as sementes morrerão por causa da fermentação.
Quando iniciar o plantio?
Realiza-se o plantio após 60 dias após a aplicação da calagem e da implementação de terraços e curvas de nível.
Também é importante analisar a época de plantio, que é quando as chuvas passam a ocorrer com maior frequência, no Brasil Central é entre novembro a janeiro. No entanto, já em áreas queimadas, o plantio deve ser feito sobre as cinzas, antes das primeiras chuvas.
O plantio deve ser feito de forma uniforme por toda a área formada. Para o plantio em linha ou covas, o espaçamento deve ser menor possível. Enfim, também é importante fazer uma boa regulagem dos equipamentos de plantio para garantir uma boa quantidade de sementes, denominada taxa de semeadura.
Outro fator importante é analisar o valor cultural (%VC) da semente plantada, esse valor representa a porcentagem de sementes plantadas. Elas devem ser cobertas pelo solo, no entanto tome cuidado com a quantidade de terra utilizada, o enterro excessivo das sementes é responsável pela formação desuniforme de pastagens.
Quais os cuidados essenciais no plantio?
Durante o plantio é fundamental se atentar a alguns fatores. Os principais cuidados no plantio são, por exemplo:
- Não regulagem das semeadeiras
- Cuidado na aplicação de fertilizantes como Cloreto de potássio, ureia e sulfato de amônia, pois podem causar a sua morte
- Devem-se utilizar sementes com altas % VC;
- Trabalhar com o depósito da semeadeira sempre cheio diminui a excessiva separação das sementes pesadas das leves.
Como é feito a adubação e correção do solo para plantio de pastagens?
Durante o plantio, coloca-se o o adubo fosfatado, deixando o adubo potássico e o nitrogenado na aplicação por cobertura. Somente o fosfatado, que pode ser misturado a semente.
Primeiro pastejo faz para do processo de se preparar o solo para pastagem
O primeiro pastejo deve ser feito de forma correta, de forma a garantir a formação. Em média, a entrada deve ser feita depois de 40 dias ou quando a planta atingir 75% da altura superior indicada para o manejo do capim. Ela deve ser feita logo após as plantas estiverem crescidas e uniforme. Neste caso, deve-se utilizar animais jovens e leves, para fazer o desponte.
O tempo de entrada dos animais também é importante, se for feito mais tarde, muitas plantas poderão morrer por conta da competição entre elas. Isso aumenta os espaços vazios na pastagem, diminuindo a produção de capim e facilitando o crescimento de ervas daninhas.
Conclusão
Enfim, para o sucesso de uma boa formação de pastagens, depende de um bom preparo do solo para pastagens como a escolha da espécie forrageira, o manejo adequado, realizando a análise do solo, revolvimento e aplicação de adubação. Todos esses fatores asseguram ao produtor, um retorno econômico e maior longevidade da pastagem.
Então, se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!