Como posso avaliar os resultados da minha fazenda?
Avaliar os resultados de uma propriedade é fundamental para saber se a sua produção está eficiente
O pecuarista deve ficar de olho nos principais indicadores do seu negócio. Monitorar mês a mês para verificar se o plano de ação está sendo executado conforme as metas.
Em grandes propriedades, realize reuniões com frequência com a equipe responsável pelo manejo. O objetivo é sempre verifica se os números estão conforme os objetivos.
Quem não anota as informações referentes à sua atividade pecuária, não consegue então, medir nem avaliar a eficiência de nada. Afinal, precisamos de números para enxergar onde estamos e para onde devemos ir, para produzir de forma mais eficiente.
Por isso o produtor deve fazer o levantamento:
- Do inventário: Terra, forrageira, implementos agrícolas, benfeitoria e rebanho.
- Das despesas: Mão de obra, gasto com concentrado, minerais e forrageiras anuais, gasto com arrendamento entre outras despesas.
- Das receitas: Preço de venda, valor bruto produzido, etc.
Hoje há inúmero indicadores que te ajudam a mensurar e acompanhar a gestão da fazenda, no ponto de vista:
- Produtivo
- Reprodutivo e
- De produto
Mas será que todos esses indicadores são realmente necessários? Veja neste artigo sobre os principais índices para te ajudar a calcular a eficiência da sua propriedade:
Desembolso
Consiste no valor gasto por cabeça/mês, dado em R$/ cabeça. Dentro desse valor estão inclusos:
- Manutenção das pastagens: Roçada, capina, adubações
- Aquisição de insumos: vacinas, medicamentos, combustíveis, sal mineral, ração, etc.
- Manutenção de máquina, equipamentos e de benfeitoria
- Salários e encargos dos empregados
Ganho médio diário (GMD)
É o ganho global de todas as categorias na fazenda, em Kg/cabeça/dia, ou seja, quanto de peso em Kg o animal ganha por dia. É um índice fundamental para fazendas de seleção, recria e engorda.
Se o animal não ganha 1@ por mês, é sinal de prejuízo ao longo dos meses, e tudo que foi investido como os fatores já analisados anteriormente, é perdido.
Valor da Arroba do boi
É o valor atribuído pelo mercado e influencia no resultado final. É dado em R$ por @ ou por Kg. Esse valor é impacto pela oferta e demanda do boi.
Ou seja, se há um aumento no abate de fêmeas, logo haverá menor produção de bezerro, portanto menor números de animais para recria e terminação, resultando em menor oferta no mercado e maior preço da arroba.
Lotação Animal
Em suma, é a quantidade de animais ou quilos de peso vivo por unidade de área, dado em UA/ha. Esse índice ajuda na definição do manejo e no estabelecimento da demanda por alimentos, com o objetivo de melhor aproveitamento das pastagens pelos ruminantes.
Além disso, ajuda o produtor a conhecer sobre a pressão de pastejo, dividido em três níveis:
- Pastejo ideal: Definido quando a lotação animal está compatível com a capacidade de suporte.
- Subpastejo: Quando a taxa de lotação é baixa em relação a capacidade de suporte da pastagem, ou seja, a oferta de pastagem é alta, e o animal passa a se tornar seletivo.
- Superpastejo: Ocorre quando a taxa de lotação é relativamente alta em relação a capacidade de suporte da pastagem. Com um número alto de animais para pouca oferta de pasto para cada animal, ele passa por restrição alimentar, comprometendo a produção animal.
Fatores que influenciam a taxa de lotação e a produção animal
- Adubação da pastagem: A adubação traz grandes incrementos no rendimento forrageiro, e, portanto, na produção por hectare.
- Relação Planta:Animal: Existe uma complexa natureza na relação entre o animal e a pastagem. Entretanto, alguns processos básicos no comportamento de pastejo têm sido descritos.
Conclusão
Por fim Como posso avaliar os resultados da minha fazenda?
Em resumo gerir os indicadores econômicos trazem vários benefícios, pois auxiliam na avaliação de cenários mais favoráveis e na tomada de decisões com menor nível de estresse. Aproveite e conheça o sistema tecbov.