Como fazer confinamento de gado
A ideia da estrutura de um confinamento é simples. Sendo necessário um espaço plano, ou ligeiramente inclinado, dividido em piquetes, sendo a cerca de arame, madeira ou ferro, um bebedouro.
Para o dimensionamento da área do confinamento, o interessante é ter a ideia de quantos animais serão permanecerão ao mesmo tempo no local. Assim, podemos estipular uma área de 12 a 14 m2 por animal. Isso, vale ressaltar, que são as áreas de piquetes somente, e não devem ultrapassar 120 animais por piquete. Além disso, os cochos para alimentação nos piquetes, devem possuir até 70 cm linear de cocho por cada cabeça confinada, para dietas completas (volumoso + concentrado). Caso a dieta seja fornecida separadamente, pode ser mensurado um cocho com 35 cm linear/cabeça.
A área com água, é orientado que seja em um espaço oposto ao cocho de alimentação, pois assim, o animal após comer, caminhará até o cocho de água e com esse tempo, é possível que os alimentos presos superficialmente na boca do bovino, caia no chão e não suje a água, mantendo a boa qualidade da água, que deve ser fornecida aos animais.
Tipo de Cocho
Após a noção de dimensionamento de cocho, podemos verificar qual tipo de cocho será utilizado, podemos ser de dois tipos. O primeiro cocho, possui a mesma altura em ambos os lados. Sendo possível de ser ocupado pelos animais de ambos os lados do cocho. Assim sendo preferencialmente posicionado no meio do piquete, e sendo necessário um menor comprimento de cocho. Já o segundo tipo de cocho, possui um lado mais alto que o outro, fazendo com que os animais consigam comer somente de um lado do cocho. Logo, é possível utilizar nas laterais dos piquetes, o que facilita o manejo de alimentação dos animais, que pode ser feito do lado externo do piquete, não sendo necessário o contato com os animais.
Nesse segundo tipo de cocho, o qual fica alocado na lateral do piquete, para facilitar o fornecimento de alimento aos animais, e também não permitir que os animais passem por cima do cocho, é colocado uma cordoalha acima do cocho, em torno de 0,60 m, essa cordoalha é comporta por um fio de arame liso/farpado envolto por uma mangueira de plástico, assim impede que os animais passem sobre o cocho e se machuquem na cordoalha. Também acima da cordoalha é utilizado dois fios de arame, garantindo que o bovino não irá pular o cocho.
Finalização
Finalizando a área do confinamento, é fundamental que o piso dos piquetes seja um piso seco, não alagado. Mas em caso de muito poeira, o que também é prejudicial ao bem-estar do animal, pode ser instalados aspersores acima dos piquetes, com objetivo de controlar a poeira, também auxiliando na temperatura ambiente aos animais.
E para concretizar um confinamento por inteiro, um local seco e arejado para o armazenamento dos alimentos a serão fornecidos aos animais é essencial, sendo ele de madeira ou alvenaria, a estrutura não é relevante, o importante são os alimentos estarem em locais secos, arejados e com boa sanidade, longe de possíveis vetores de doenças.
Por fim esse foi Como fazer confinamento de gado. Gostou das dicas? Continue nos acompanhando em nosso site.