Veja quais os métodos para engordar bezerro magro!
Está tendo problemas para engordar os bezerros da sua propriedade? Então provavelmente pode estar acontecendo as seguintes causas:
- Proporção incorreta da mistura do milho com farelo
- Quantidade de alimento insuficiente
- Pasto com valor nutritivo inadequado
- Problemas de ordem sanitária
Veja abaixo como engordar o bezerro magro. Confira!
Quais os cuidados no processo de engorda do bezerro magro?
Para ter um bom desempenho no ganho de peso dos bezerros, é fundamental avaliar alguns cuidados. Por exemplo, é preciso avaliar o clima da propriedade, para ver como será a adaptação do animal e definir como será o sistema de criação, a pasto ou em confinamento, além de balancear a alimentação. Além disso, também é importante tomar algumas medidas como:
- Mão de obra especializada
- Ajustes de lotação
- Menor flexibilidade e maior sensibilidade ao ciclo
Cuidados com a água servida ao bezerro magro
A qualidade é um ponto importante a ser oferecida ao bezerro magro, pois quando contaminada por fungos, bactérias e entre outros microrganismos, eles roubam os nutrientes e o garrote não terá um bom desenvolvimento e também pode contrair doenças como verminoses.
Cuidados com a alimentação servida aos bezerros magros
É fundamental oferecer uma ração para suplementar antes da desmama, no entanto com o objetivo de estimular a ruminação dos animais, entre o primeiro até o sétimo mês, cerca de 500 g de ração por dia, onde o bezerro deverá consumir o leite da matriz.
Como formular ração para bezerro magro?
Ter fórmulas de ração para bezerros é fundamental para quem lida com a fase de cria. A ração tem como objetivo aumentar o peso de forma rápida. Entre elas o método 777.
Além disso, esse método por sua vez consiste no ganho de peso, onde o gado ganha 7 arrobas na cria, 7 na recria e 7 na engorda, o que proporciona maior lucratividade, giro rápido e qualidade na carne.
Ao desmamar um bezerro mais cedo, a matriz é liberada mais cedo e com melhor escore corporal, diminui o intervalo entre partos
Como aumentar o ganho de peso na fase da cria?
Veja alguns métodos para aumentar o ganho de peso na fase da cria:
Método 777: Método para engordar o bezerro magro
A fase de cria inicia após a desmama dos bezerros que ocorre entre 7-8 meses quando o bezerro atinge o peso entre 7-8 arrobas.
Além disso, para alcançar as 7 arrobas determinadas no método 777 na fase da cria, realiza-se a suplementação com ração para bezerros, onde se utiliza: grão de milho, farelo de soja, sal mineral e virginiamicina.
Creep-feeding
Outro ponto importante é fazer o creep-feeding próximo ao cocho e bebedouro das matrizes. Essa prática consiste em cercar uma área para que o gado não entre e consuma a ração para bezerros. No entanto, também deixe disponíveis cochos e bebedouros mais baixos para facilitar o acesso do bezerro.
No entanto, para preparar a ração, utilize um misturador para ficar bem homogênea. Então, deixe água em quantidade e qualidade adequada, pois um animal que não consome água suficiente, pode ficar desidratado, e são visíveis como por exemplo:
- Olhos secos
- Diminuição de urina
- Baixo consumo de ração
- Perda de peso
Confinamento de Bezerro magro
O confinamento tem como objetivo o desenvolvimento do animal para que ele atinja o seu potencial genético. Ou seja, preparar os animais durante a seca e no início das águas para a entrada do confinamento.
Além disso, a engorda do boi ainda na fase da recria, propicia um resultado que impacta diretamente nos resultados, para que ele se torne ainda mais lucrativo. O confinamento também propicia, por exemplo:
- Maior giro de estoque
- Reduz o custo por animal, com menor custo, maior espaço de manobra e ampliação da janela de compras
- Menor carga em momentos críticos da pastagem
Enfim, se você gostou do conteúdo, então compartilhe em suas redes sociais!