Como é feito o dimensionamento de piquetes para bovinos de corte
O dimensionamento de piquetes para bovinos de corte é um método mais utilizado na implantação rotacionado. É uma alternativa lucrativa e um bom investimento e mantém a alta produtividade da forrageira e como consequência um rebanho mais produtivo.
É uma estratégia para a intensificação da produção a pasto que traz benefícios no desempenho animal e na taxa de lotação.
O que são piquetes?
São espaços pré-definidos e delimitados na área de pastagem. Tem como objetivo oferecer com uma certa frequência, qualidade e abundância homogênea de pasto ao rebanho, respeitando o tempo de recuperação do pasto.
Veja no texto abaixo como é feito a implantação de piquetes na sua propriedade.
1º Passo: Planeje e defina metas
A princípio tem que se considerar o dimensionamento de piquetes é a quantidade de forragem que o seu rebanho precisa, ou seja, fazer um prognóstico em cima das metas de produção estabelecida. O cálculo de dimensionamento deve considerar os seguintes fatores:
- Sexo do animal
- Categoria (cria, recria e engorda)
- Desempenho do animal
- Qualidade da forrageira
Para que se tenha sucesso do funcionamento dos piquetes é preciso avaliar: a relação entre a lotação e suporte, a altura de pastagem das forrageiras, manejo do rebanho, entre outros.
2º Passo: Tempo de ocupação e descanso
Quando calcular o tamanho do piquete, tem que se considerar o quanto de pastagem o seu rebanho precisa e produção da forragem.
Para a produção de forragem, deve se considerar:
- Características e qualidade do solo
- Clima
- Manejo de pastagem
- Espécie da forrageira
Confira no texto abaixo como é avaliado o efeito do rebanho na pastagem são avaliados a desfolha quanto a sua:
Intensidade:
Avalia a proporção da forragem pastejada. É avaliada pelos valores residuais da massa de forragem, altura de pastagem e índice da área foliar. É influenciada pela taxa de lotação e período de ocupação.
Sazonalidade:
Corresponde a época em que é feito a desfolha. Também reflete as condições climática e a recuperação da forragem.
Frequência:
É o intervalo de tempo entre o corte e a liberação da área para pastejo.
3º Passo: Número e tamanho de piquetes
Após definido o período de descanso e ocupação, o cálculo do número de piquete é feito da seguinte forma:
O período de ocupação deve ser curto, entre 1 e 8 dias, para facilitar o processo de rebrota, facilitar o controle da lotação e garantir a relação entre recuperação do pasto e demanda do rebanho.
Dimensionamento da área de pasto
Após calcular o número de piquetes, deve-se dimensionar a área do piquete. São considerado os seguintes fatores, como:
- Categoria;
- Número de cabeças;
- Quantidade de Unidade Animal (UA);
- Ingestão diária, por cabeça e por categoria.
Outros cuidados devem ser tomados no momento de dimensionar os lotes:
- Separe os lotes por categorias para evitar competições;
- Lotes de vacas com bezerros devem ser manejados em pequenos grupos;
- Verifique com frequência se há disponibilidade de cocho de sal e água;
- Realizar s boas práticas de manejo para evitar a perda de produtividade por estresse.
Uma dica importante na hora de realizar a delimitação dos piquetes é utilizar cercas elétricas. Pois apresentam um custo de instalação menor em relação ao convencional. Além disso, o número de mourões e fios necessários também são menores.
Corredores e área de descanso
É fundamental em sistemas de pastejo rotacionado a montagem de corredores e de área de descanso, pois proporciona um melhor aproveitamento do espaço disponível.
Com áreas de descanso é possível concentrar cochos e bebedouros em um único local. Deve ser localizada no centro do sistema de pastejo.
Para dimensionar os corredores e porteiras deve-se considerar: o tamanho médio dos lotes, o trânsito de máquinas e equipamentos na área.
Sombreamento dos piquetes
Também é importante que se tenha sombra nos piquetes para tornar o ambiente fresco para os animais. É recomendado que se tenha entre 18 a 20 árvores por hectares para o conforto do animal.
Deve se evitar que as arvores estejam muito agrupadas, para permitir a entrada de luz ao redor delas e prejudique o desenvolvimento vegetal.
5º Passo: Faça a gestão e o controle do seu rebanho
Agora que você conferiu “Como é feito o dimensionamento de piquetes para bovinos de corte”, com os piquetes prontos, o momento é monitorar o rebanho e garantir a eficiência da produção. Faça o acompanhamento dos índices de produtividade de cada piquete, a altura de pastejo e o desenvolvimento dos animais.
Com o gerenciamento dos piquetes, é possível observar quando algo estiver errado e rapidamente tomar uma decisão de correção.
A Gado PRO é um sistema de gerenciamento do seu rebanho de forma eficiente. Permite o controle de toda a informação do animal:
- A rastreabilidade do seu rebanho;
- A evolução do ganho de peso;
- Manejo sanitário;
- Controle financeiro;
- Controle da pastagem;
- E auxilia na compra e venda dos animais.
Ficou interessado? Entre na lista de espera e terá condições especiais!