Veja o que é ciclo pecuário e como funciona!
A pecuária, assim como as demais atividades agropecuárias, está sujeita a flutuações de preços dos seus produtos, devido a oferta e demanda. Há 3 fenômenos de preços que se conectam, a sazonalidade, que decorre do fato da pecuária ser influenciada pelos períodos de seca e de chuva, a tendência, que ocorre devido ao movimento de longo prazo e o ciclo.
O fenômeno é conhecido como ciclo pecuária e ajuda a compreender todas as atividades.
Veja neste artigo, tudo que você precisa saber sobre ciclo pecuário. Acompanhe!
O que é ciclo pecuário?
O ciclo pecuário é um fenômeno de flutuações nos preços do gado e da carne, caracterizado por períodos de baixa e alta que se repetem.
Por exemplo, quando a oferta de gado gordo aumenta, os preços caem e as demais categorias de animais também se desvalorizam. Contudo, sob pressão econômica, os criadores vendem mais vacas para abate, que aumenta a oferta de carne e os preços caem mais ainda.
Além disso, com a redução dessas matrizes, cai a produção de bezerros e a reposição dos animais, afetando a oferta de gado para abate. No entanto, alguns anos depois, com a escassez de touros para abate e novilhas para substituir as vacas que foram descartadas, os preços sobem reiniciando o ciclo.
A duração de um ciclo pecuário corresponde a 8 anos, contudo, devido a precocidade dos animais, hoje o ciclo dura em torno de 5 a 6 anos.
Quais os fatores que interferem no ciclo pecuário?
Há 6 fatores que são condicionantes de preço no ciclo pecuário, por exemplo:
- Índices zootécnicos
- Clima
- Oferta x demanda
- Dupla aptidão das fêmeas
- Os preços e as expectativas sobre os preços;
- A estrutura de mercado e as variáveis econômicas.
Fases do ciclo da pecuária
O ciclo da pecuária é dividido em duas fases:
- Acumulação/Retenção (Alta do ciclo): É quando há o aumento no abate das fêmeas, redução da oferta de bezerros, aumento no preço da arroba do boi gordo, bezerro e boi magro
- Liquidação (Baixa do ciclo): Redução no abate das fêmeas, aumento na oferta de bezerros, redução do preço da arroba do boi gordo, bezerro e boi magro.
Veja abaixo o ciclo de preços na bovinocultura de corte:
- Preço alto dos bezerros
- Retenção de matrizes
- Preço da @ do boi gordo aumenta
- Produção de bezerro aumenta
- Preço baixo do bezerro
- Venda de matrizes
- Preço da @ do boi gordo diminui
- Produção de bezerro diminui
A vaca causa um grande impacto no ciclo da pecuária
O abate e a retenção das fêmeas causam um grande impacto na cadeia pecuária, o que resultam em épocas de alta e baixa no preço da arroba.
Sendo assim, quando há uma redução no preço do bezerro, há uma tendência de aumentar o abate das fêmeas. Ou seja, a redução do lucro na fase de cria, leva ao pecuarista a enviar as matrizes para o abate na tentativa de aumentar a receita da fazenda e assim pagar os custos pecuários.
No entanto o aumento do abate das matrizes afeta a produção de bezerros e na sua oferta de mercado, prejudicando a próxima fase, pois não haverá estoque, ou animais para a reposição e abate.
Qual a importância do ciclo pecuário?
Conhecer o ciclo pecuário e as suas fases de preço alto e baixo, permite que o produtor faça o planejamento de compras, calcule os custos de produção, analise os investimentos. E por fim, tome a decisão do melhor momento para vender.
O preço da arroba é um dos fatores que interfere no lucro da pecuária de corte. Entretanto é o produtor que tem o poder de tomada de decisão do que acontece dentro da fazenda, e no que corresponde ao ganho de peso, custo de produção e taxa de lotação.
Um bom planejamento e uma boa estratégia de abastecimento, podem reduzir os custos e aumentar a produção, tendo mais arrobas, a um melhor preço.
No entanto, cabe salientar que maiores preços não significam maiores lucros, pois o preço da reposição, dos insumos também estão elevados, aumentando o custo de produção.
Enfim, quando se analisam os momentos e tendência de preços conforme a época e com as fases do ciclo pecuário, o produtor terá a informação suficiente para elaborar o planejamento produtivo e utilize ferramentas e estratégias para se proteger e não virar refém do mercado.
E se você gostou do conteúdo, então compartilhe em suas redes sociais!