Ciclo Estral das Vacas: Saiba a importância de monitoramento para a reprodução

Ciclo Estral das Vacas Saiba a importância de monitoramento para a reprodução

Compartilhe esta publicação

Veja como funciona o ciclo estral das vacas. Esta fase é muito importante para se ter eficiência reprodutiva, afinal é durante a fase estral que a fêmea estará receptiva para realizar a monta ou inseminação artificial.

Neste artigo, conheça mais sobre o que é o ciclo estral, quais as fases e como detectá-la. Então, confira!

O que é o Estro ou cio?

O Estro  corresponde ao período da fase reprodutivo do animal, no qual a vaca apresenta-se mais receptiva sexualmente, seguida de ovulação.

A duração do estro é de 12horas enquanto que a ovulação é de 12 a 16 horas. Esse período varia de acordo com a espécie do animal e a idade. Em geral, em novilhas púberes, nulíparas ou primíparas é menor do que em vacas já na fase adulta multíparas (mais de um parto já realizado)

Fases do Ciclo Estral das vacas

O ciclo estral em vacas corresponde ao intervalo entre as ovulações. Enfim, ela se inicia no dia 0 na ovulação e termina na próxima ovulação. 

Além disso, ele é dividido em quatro fases e tem duração de 21 dia. A fase do ciclo estral é dividido em fases:

Fase folicular

Esta fase caracteriza-se pelo desenvolvimento do folículo, que é a estrutura que possui o óvulo e é quando também ocorre a liberação do mesmo, também chamado de ovulação. Dessa forma, essa fase pode ser dividida em proestro e estro.

O proestro é o momento em que a fêmea começa a apresentar alterações comportamentais e muitas vezes passam desapercebidas pelo ser humano. Além disso, também é quando há uma queda nos níveis de progesterona pelo desenvolvimento folicular e aumento do nível de estradiol no sangue. Ele tem duração de três dias, e é caracterizada por:

  • Crescimento folicular final;
  • Aumento da atividade dos orgão reprodutivas;
  • Regressão do corpo lúteo.

Já no estro, há um alto nível de estradiol, que induz ao cio dos animais, também responsável pela dilação da cérvice, produção e secreção do muco vaginal, também é responsável pelo transporte de espermatozóides no sistema reprodutivo das vacas.

Fase Luteínica do ciclo Estral das Vacas:

Desenvolvimento do corpo lúteo. Após o rompimento do folículo, o organismo produz progesterona, hormônio responsável pela gestação.

Este estágio também conhecido como metaestro, que é quando a vagina e a vulva ficam pálidas, secas ou com pouco muco. Enfim, nessa fase a fêmea fica mais tranquila e volta a se comportar normalmente  e não aceita mais a monta.

Na fase luteínica, também acontece o diestro que é a fase de maor secreção da progesterona pelo corpo lúteo. No entanto, caso aconteça a fertilização, o diestro é mais prolongado.  Nesse período o útero fica flácido e a cérvix fechada. A fêmea fica mais tranquila e sem comportamento sexual e tem duração de 16 dias, aproximadamente.

Enfim, caso aconteça a fertilização, o corpo lúteo se mantém, do contrário, ocorrerá a regressão do corpo lúteo para uma nova fase folicular.

Planilha de Gado

Gestação

Quando acontece a gestação, a produção de progesterona mantém-se pelo corpo lúteo e depois pela placenta. A duração da gestação é de 285 dias que varia conforme a idade, espécie, tamanho do bezerro e as condições ambientais externas.

Como identificar o ciclo estral das vacas?

A identificação do cio é fundamental e deve ser feito com muita agilidade. Além disso, o animal demonstra alguns sinais de que está apto para receber a monta ou inseminação artificial, como:

  • Redução do apetite
  • Inquietação
  • Micção com frequência
  • Cauda erguida
  • Mucosa vaginal bastante intensificação
  • Baixa produção de leite
  • Mugido frequente

Além disso, as vacas tendem a se agrupa ao em torno do touro. Esses sintomas também se manifestam durante o proestro, no entanto se diferenciam pela aceitação do animal a monta ou inseminação.

+Veja também como detectar o cio!

Quando realizar a inseminação artificial ou monta?

O processo de reprodução se inicial antes da detecção do ciclo estral. O animal deve ser monitorado pelo menos duas vezes por dia. Mas quando devo inseminar a minha vaca? O processo de reprodução deve acontecer no final do estro.

Logo, se a vaca aceitar a monta pela manhã, ela já pode ser inseminada no período da tarde.

Para monitorar, pode ser utilizar a ultrassonografia veterinária, assim é possível observar as estruturas presentes no interior do útero e ovário.

Conclusão

Enfim, o ciclo estral em vacas é uma fase muito importante para os animais, pois quando identificado é possível saber quando será a reprodução dos animais de forma eficiente.

Saiba mais sobre a reprodução e os métodos utilizados para inseminação no nosso blog, assim como outros aspectos da bovinocultura de corte e de leite.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?