O Casqueamento preventivo em Bovinos é fundamental para quem cria bovinos. Pois dessa forma, é possível evitar doenças nos cascos. Contudo, para a realização do casqueamento, é necessário algumas observações para que seja feita de forma correta. Desse modo, o casqueamento conclui-se de forma correta. Porque caso não seja feita de maneira correta, pode agravar o estado do animal, e isso é um dos principais motivos de descarte.
Além de proporcionar saúde para os animais, permite que o produtor rural aumente sua produtividade e lucratividade. Além disso, evitar doenças, é melhor do que ter de tratar elas em estágio avançado, consumindo assim muito recurso e tempo e diminuindo a produtividade do rebanho.
Entretanto, existe o momento ideal para realizar esta ação preventiva. O procedimento se inicia ao final da lactação e início do período mais seco. Já que, nessa fase leva-se o animal para um local seco e separado do rebanho, o que vai contribuir para a recuperação de seu casco.
Em seguida, existem algumas regras antes do procedimentos, são elas:
- Esperar em torno de 80 a 100 dias após o parto
- Realizar pelo menos de 6 em 6 meses
- Realizar na fase que o animal é retirado para um local seco e separado(secagem)
- Identificar Resíduos ou Lesões ocorridas durante a lactação
- Correção do Casco com anormal(pinças longas, talões baixos, entre outros…
Certamente que não é necessário somente o casqueamento para conservar a saúde do animal. Contudo, juntamente de acompanhamento constante, nutrição adequada, conforto, qualidade e higiene em geral. Desse modo, a produtividade e lucratividade, mesclado com boa gestão continuam sempre em crescimento.
E esse foi nosso post “Casqueamento preventivo em Bovinos”. Esse e outras dicas você encontra no Blog do Tecbov!