Você já pensou em criar cabras? Então, veja os principais manejos sanitários e reprodutivos de caprinos. Confira!
As principais instalações utilizadas em criação de caprinos
As instalações e equipamentos são fundamentais e importantes para proporcionar um manejo adequado aos caprinos. Por isso é necessário que o local seja de fácil limpeza e desinfecção, evitando o estresse dos animais e favorecendo o controle e prevenção de doenças.
Então, veja abaixo as principais instalações que são necessárias para a criação de caprinos:
1) Aprisco
É uma instalação utilizada para recolher os animais durante a noite e mantê-los em confinamento. Além disso, também tem a função de proteger o rebanho contra predadores.
Dependendo do tempo que o animal permanece no local, os animais devem ter acesso a cochos de ração, sal e também bebedouros. A instalação é em local firme, com boa drenagem e menor declive (2 a 5%).
Além disso, o aprisco deve ter fácil acesso à pastagem, facilidade na limpeza do dia a dia, e também deve possuir cobertura para proporcionar aos animais espaço para exercício e banho de sol.
A posição de instalação do aprisco deve ser no sentido do nascente-poente, de forma a evitar a incidência dos raios solares na instalação.
No entanto, a cobertura deve ser de um material que proporciona maior conforto térmico aos animais, como telha de barro, bambu, cobertura vegetal, entre outros.
2) Centro de Manejo
É o local onde são feitas as realizações de manejo como por exemplo:
- Pesagem
- Vermifugação
- Vacinação
- Banho sarnicida
- Casqueamento
- Tosquia
- Corte de cauda
- Apartação
- E entre outros
Além disso, a estrutura do local deve ser coberta, com piso de cimento ou terra batida e apresentar boa drenagem. Em geral são compostos por:
- Currais onde mantem os animais antes e depois dos procedimentos
- Seringa: área que afunila fazendo com que os animais entre individualmente no brete.
- Bretes: É onde ocorre a contenção dos animais para a realização de práticas de manejo como: apartação, desmama, tratamentos, etc.)
Cabe salientar que as dimensões são importantes, por exemplo, bretes muito largo, os animais podem virar dentro e complicar o manejo. No entanto, bretes muito alto também não permite uma boa contenção, o que dificulta a aplicação de vacinas e vermífugos.
Além disso, as laterais devem ter tábuas colocadas na horizontal para que os animais não se machuquem.
3) Sala de Ordenha dos caprinos
É o local onde é feito a ordenha. Deve estar próximo ou anexado ao aprisco. Além disso, o ambiente deve ser higienizado e deve oferecer conforto aos animais e ao ordenhador de forma a garantir a qualidade do leite.
4) Comedouros
É uma das construções essenciais ao manejo, deve ser construído de materiais como, por exemplo: madeira, concreto, pré moldado, tambores de plástico, etc.
Instalados próximo ao ponto de descanso de rebanho, de maneira que favoreça o bem estar dos animais, mantendo a qualidade do material oferecido.
Adoção do Creep Feeding
O creep feeding, também conhecido como cocho privativo ou piquete de pastagem que permite somente a entrada das crias.
+Veja sobre o que é Creep Feeding
Curral de Parição de caprinos
Área destinada para as fêmeas ao final da gestação. Além disso, também conhecida como piquete maternidade, ele deverá ser localizado próximo às instalações da propriedade para facilitar o monitoramento.
Manejo Reprodutivo
Um dos principais critérios para determinar o início do período reprodutivo é que as fêmeas tenham 60 a 70% do peso vivo adulto, e o macho de 1,5 a 2 anos.
Enfim, é fundamental que seja feita a escolha correta dos machos e fêmeas para um melhor índice produtivo.
E se você está pensando em adquirir animais para a sua criação, alguns aspectos devem ser analisados, como:
– Em reprodutores, por exemplo:
- Apresentar as características padrões da raça
- Ausência de tetos suplementares na base dos testículos
- Bolsa escrotal proporcional ao animal
Ciclo Estral
O cio dos caprinos tem uma duração de 30 a 32 horas aproximadas. Por isso, quando for observada fêmeas em cio elas devem ser cobertas no mesmo dia. Entre os sinais que devem ser notados são, por exemplo:
- Micção constante e agitação da cauda
- Menor ingestão de alimentos e também da produção de leite
- A fêmea procura pelo macho
- Monta as companheiras e permite ser montada
- Vulva inchada e avermelhada
- Vagina úmida e com presença de muco transparente e de consistência pegajosa.
Uso de Rufiões para a detecção do cio dos caprinos
Uma das formas de identificar o cio, é por meio de rufiões. Rufião é um macho com a libido comprovado, mas impossibilitado de fecundar as fêmeas.
Esse método é indicado quando se faz inseminação artificial ou quando se utiliza monta controlada, para detectar o momento mais adequado para inseminar ou cobrir. É indicado um rufião para 40 fêmeas que devem ser colocadas em convivência direta.
Indução do cio dos caprinos
Há algumas formas de induzir o cio em fêmeas, como o protocolo com hormônios. Em geral apresentam boa eficiência, no entanto um dos mais fáceis de ser aplicado a campo é o efeito macho.
O efeito macho é um programa que deixa os reprodutores afastados das fêmeas por cerca de 60 dias, sem que as fêmeas tenham contato com eles.
Enfim, após esse período eles são inseridos no lote, e no quinto dia, as fêmeas começam a apresentar sinais de cio.
Outro programa a ser aplicado é o programa de luz, que consiste em fornecer luz artificial para completar o período de 16 a 18 horas diárias de luminosidade e assim possam manifestar sinais de cio
As fêmeas que não apresentam estro devem-se:
- Realizar o descarte, conforme o critério de seleção
- Introduzir rufiões no rebanho
- Estabelecer a condição corporal dos animais com ECC.
Conclusão
Enfim, realizar o manejo adequado em caprinos é fundamental para um bom desempenho dos animais.
E aí você gostou do conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais!