Capim Tifton: Tudo que você precisa saber!

Capim Tifton Tudo que você precisa saber

Compartilhe esta publicação

O capim Tifton é uma gramínea do gênero Cynodon, desenvolvido com a finalidade de obter uma alta produtividade e qualidade forrageira.

O uso da forrageira na produção de pastagem para alimentação de bovinos, ovinos, caprinos e equinos se destaca pela sua adaptabilidade. Além disso, devido aos seus rizoma e porte mais alta apresentam maior resistência ao frio e à seca.

São uma ótima opção para pastejo e para produção de feno. Indicado para regiões frias e quentes, e também cultivada em solos arenosos, mistos e argilosos, não suportando apenas terrenos encharcados e sombreados.

Seu cultivo é feito por meio de estolões, sendo recomendado o seu plantio durante as estações das águas.

Quer saber mais sobre o capim tifton? Então confira abaixo tudo sobre essa gramínea muito utilizado para rebanho de corte e de leite!

Veja também:

+ Tipos de pastagem: qual a melhor para gados de corte e leiteiro?

+ Como escolher a melhor pastagem?

Quais as caraccterísticas do Capim Tifton?

O capim tifton é do gênero Cynodon, originário da África, com características de plantas que se desenvolvem bem em climas mais quentes e crescimento mais reduzido em climas mais frios.

Ela é uma planta perene, estolonífera com grande quantidade de massa folhear. Os rizomas são bem grossos, o que proporciona maios quantidade de reservas de carboidratos e nutrientes. Sendo assim são mais resistentes a seca, geadas, fogos.

Também é um capim recomendado para a fenação e pastejo devido a alta relação de folha:colmo. Além disso também apresenta boa resistência a doenças, ao déficit hídrico. No entanto, apresentam baixa resistência a acidez.

No entanto um congelamento ou fogo pode matá-la, sendo necessário que o gramado que haja novamente um novo estabelecimento das plantas.

Onde e como plantar o Capim tifton

O capim do gênero Cynodon spp., apresenta um grande potencial de produção e grande flexibilidade de uso, podendo ser utilizado no pastejo, como também na forma de silagem, feno ou pré-secado.

Como não produz sementes, o capim tifton é cultivado através de estolões ou estruturas vegetativas, com implantação por meio de sulco, covas ou a lanço.

As mudas devem ser plantadas quando estiverem maduras, com cerca de 100 dias, pois quando muito pequenas, elas tendem a desidratar facilmente.

O plantio deve ser feito em uma profundidade de 5 a 15 cm e espaçamento entre plantio de 50 cm. Um espaçamento menor, pode garantir um maior controle de plantas daninhas e cobertura mais rápida, com a finalidade de maior controle da erosão.

Planilha de Gado

Manejo do Capim Tifton

O manejo do capim tifton assegura a longevidade e a produtividade da planta forrageira para suprir as exigências nutricionais dos animais.

São gramíneas indicada para a formação de pastagens em área de maior declive ou em solos com estruturação franca, o que ajuda a diminuir problemas com erosão.

No entanto, essas áreas necessitam estar em solos profundos e bem drenados, no entanto não toleram encharcamento do solo. Além disso a textura do solo, também é um fator limitante para o seu desenvolvimento

Produtividade do Capim Tifton

Em boas condições de plantio, o capim tifton pode proporcionar em torno de 20 toneladas de MS/ha/ano, com uma proteína bruta de 11 a 13% e 65% de digestibilidade. Além disso, é uma boa gramínea para a produção de feno, muito indicada para vacas leiteiras como as vacas holandeses.

Para vacas em lactação, o consumo crítico de proteína bruta na matéria seca é de 7%. Já para um bom desempenho a forragem deve ter de 11 a 12% de PB, sendo assim, o capim tifton atinge as recomendações para a produção de rebanho leiteiro.

Conclusão

Enfim, as gramíneas do gênero Cynodon spp., também conhecido como Capim tifton, são recomendadas como forrageiras para a alimentação de bovinos e equinos, dada a sua qualidade e quantidade de matéria seca.

De origem africana, são plantas que se adaptam as condições climáticas tropicais e subtropicais.  Suas características são de porta alto, colmos compridos e folhas extensas.

E se você gosta de conteúdos como este, confira mais sobre as gramíneas utilizadas para a sua produção. Confira!

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?