Cálculo da Arroba do Boi
A pecuária tem um papel relevante para a nossa economia, além de ser protagonista na mesa da população que está cada vez mais exigente em qualidade e segurança alimentar
A comercialização da carne bovina pode ser feita quando o peso da carcaça, que é quando o animal passa pelo abate e partes como sangue, couro, sebo, vísceras, patas, miúdos, orelhas, chifres e a cabeça são descartadas da pesagem. A arroba é a unidade de medida adotada como moeda de troca para o pecuarista de corte, sendo que uma arroba equivale a aproximadamente 15Kg da carcaça do bovino.
Agora entenda como é feito o cálculo do peso do animal em @boi, utilizando a fórmula abaixo:
O rendimento da carcaça (%) consiste na é condição corporal do boi. E também considera fatores como: acabamento, a qualidade do animal, comprimento das peças, estatura fina. Além disso a cabeça menor, gordura entremeada, sexo, raça, idade, melhoramento genético, proporção de ossatura e nutrição. E são também as características que influenciam no rendimento de carcaça.
Hora de aplicar a fórmula! Vamos utilizar como exemplo a seguinte situação: Um bovino de 350 quilo de peso vivo, cujo rendimento da carcaça é de 48%, quantos arrobas teria esse boi considerando os valores acima, Se:
Logo, 350 Kg de peso vivo, corresponde a 11,2 @
O próximo passo importante da negociação é considerar a valoração da @boi. Os valores da @boi muda diariamente por causa de diversos fatores, que dividem-se em dois eixos:
Fatores produtivos:
Neste eixo está incluso o preço de insumos, preço da terra. O fator clima é um dos principais pontos a acompanha-los e são fundamentais na tomada de decisão. Em épocas de escassez hídricas, o preço dos insumos é maior, logo, o preço da @boi fica mais alto.
Fatores de mercado e institucionais:
Vale ressaltar que a cotação do mercado também influencia diretamente nos valores da negociação entre frigorífico, pecuarista e comerciantes. A taxa cambial torna as exportações de carne bovina mais atrativas ou não, dependendo da relação real vs dólar. Os embargos econômicos e de fiscalizações efetuam-se, geralmente, por órgãos de inspeção de sanitária, ministério da agricultura ou representantes de países importadores. Outro fator importante é a relação da carne bovina, suína e frango. Pois são considerados substitutos entre si, ou seja, se há um aumento de preço na carne bovina, há uma tendência do consumidor migrar para as outras duas proteínas. Ocorrendo então, o deslocamento de demanda. Agora que você já sabe fazer os cálculos e conheceu um pouco mais sobre os fatores de precificação, basta prover aos animais um manejo adequado para obter uma maior produtividade e retorno econômico esperado!
Por fim, agora que já entendeu como fazer o “Cálculo da Arroba do Boi”, conheça outros assuntos relacionados, existentes em nosso blog.