Business Intelligence aos negócios da Bovinocultura
Em mercados competitivos com é o setor do agronegócio, qualquer detalhe é fundamental no momento de separar o lucro e o prejuízo de uma empresa. Uma decisão estratégica, tática ou operacional tomada errada pode custar caro para o futuro da empresa. A Inteligência de negócios (BI) surgiu como uma estratégia para dar suporte aos processos empresariais e permite a gravação, a recuperação, manipulação e análise da informação visando auxiliá-los no processo de tomada de decisão.
Consiste em um conjunto de técnicas e métodos que permite que os dados de diferentes repositórios sejam integrados de forma estratégica de forma que possam ser explorados de uma empresa. Para que sua utilização venha a agregar valor competitivo aos demais processos da organização, é necessário que seu uso seja planejado de acordo com as estratégias da organização. Dentre as ferramentas estão:
A gestão do relacionamento com os clientes (CRM)
Permite um serviço diferenciado para atender as necessidades do cliente, permitindo o monitoramento dos pedidos, centro de atendimento integrado e customização dos pedidos. Um dos setores que mais precisa de informações sobre o cliente é o de vendas, é imprescindível que um bom vendedor tenha dados relevantes sobre o perfil do cliente.
No agronegócio, empresas de revendas e cooperativas pode utilizar o sistema. Se você quer investir em um marketing de relacionamento é fundamental antecipar as respostas ao cliente.
O CRM permite armazenar dados como: cadastro da propriedade, ações de assistência técnica, o quanto foi vendido de insumos, entre outros dados.
Sistema de Apoio à Decisão (SAD)
Baseado na combinação de modelos e dados com a tentativa de solucionar problemas e melhorar no processo decisório.
Em empresas do ramo agro, as necessidades de informação são importantes e bastante variáveis. O processo decisório é único e as empresas rurais lidam com condições adversas e inesperadas, por isso o sistema tem que permitir personalização capaz de atender essas necessidades, garantindo que essas mudanças possam ser mapeadas, registradas e disponibilizadas para o proprietário.
Sistema Integrado de Gestão (ERP)
Planejamento e gestão dos recursos da empresa, proporcionando o aumento da eficiência, qualidade, produtividade e lucratividade. Para o ERP voltado para a gestão agropecuária, por exemplo, tem a função de gerenciar o confinamento, controlar os manejos e movimentações, apurar os custos reais, entre outros fatores que envolvem gestão.
Gestão dos Dados (Datawarehouse)
É o principal componente do BI, é o repositório de dados históricos, devidamente filtrados, consolidados e acumulados para futuramente ocorrer a extração. Proporciona uma visão global, comum e integrada dos dados de uma organização.
Para a bovinocultura é essencial a integração de dados como o uso da terra, produtividade, clima, solos, recursos naturais, condições socioeconômicas regionais, esses que por sua vez se encontram dispersos em diferentes bancos de dados, o datawarehouse tem a função de agrupar esses dados para facilitar a tomada de decisão do produtor.
O BI vem ganhando espaço nos sistemas das empresas, muitas cooperativas e até pequenos produtores utilizam as ferramentas para melhorar significativamente o desempenho e a produtividade, mesmo o nível de profissionalização sendo baixo. a informatização deve fazer parte gestão da empresa, porém é necessário personalizar de acordo com as necessidades que cabem à empresa.
Agora que você já entendeu o “Business Intelligence aos negócios da Bovinocultura”, conheça outras dicas fundamentais para seu negócio em nosso blog.